Chupar o dedo: o que você precisa saber sobre esse hábito e como fazer com que ele pare

Todos nós temos nossas maneiras de relaxar. Enquanto a sua pode ser ler um bom livro ou tomar um banho quente, as crianças têm diferentes maneiras de fazer isso, colocar o polegar na boca é uma delas

Resumo da Notícia

  • Chupar o dedo: o que você precisa saber sobre esse hábito e como fazer com que ele pare
  • O costume tende a ser uma forma da criança relaxar
  • Veja como parar o hábito

Todos nós temos nossas maneiras de relaxar. Enquanto a sua pode ser ler um bom livro ou tomar um banho quente, as crianças têm diferentes maneiras de fazer isso. Muitos procuram um cobertor de confiança ou um bicho de pelúcia para se sentirem confortáveis; outros confiam no bom e velho polegar. Você pode sorrir ao ver seu lindo bebê de bochechas rosadas mordiscando o polegar, mas isso pode causar uma série de preocupações quando o estágio infantil passar.

-Publicidade-

Se seu filho já cresceu, mas ainda gosta de chupar o dedo, você provavelmente tem uma série de questões sobre o hábito. Afinal, o que há de tão atraente naquele polegar? Será que ele terá problemas com os dentes futuramente se continuar com o hábito? Como fazer ele parar?

Confira as ficas (Foto: Shutterstock)

Geralmente, há alguma razão pela qual as crianças chupam o dedo. Muitos o pegam quando estão tentando encontrar um substituto para a mamadeira. Porque chupar uma mamadeira está vinculada ao sabor do leite, que tem um gosto bom e faz com que eles se sintam bem, eles chupam o dedo quando estão fora da mamadeira porque associam isso a uma sensação de bem-estar e conforto, diz Daniel Coury, MD, chefe de desenvolvimento e pediatria comportamental no Hospital Infantil Nationwide em Columbus, Ohio.

-Publicidade-

E quando uma criança começa a chupar o dedo, pode ser um hábito difícil parar, o que, a longo prazo, pode se tornar um problema. A sucção prolongada do polegar pode empurrar os dentes para fora ou causar desalinhamento. Além de poder causar alguns problemas na fala. Se você está preocupada com o hábito do seu filho de chupar o dedo, aqui estão algumas dicas para te ajudar a eliminar esse costume:

Não o force a parar de chupar o dedo

Contanto que seu filho esteja desenvolvendo habilidades normais de linguagem no momento apropriado, os médicos geralmente dizem aos pais para não se preocuparem com a sucção durante os primeiros anos de vida, diz Stan Spinner, MD, diretor médico da Texas Children’s Pediatrics em Houston . As crianças geralmente desistem de chupar o dedo por volta dos 5 ou 6 anos de idade. Contanto que seu filho ainda não tenha o hábito na época em que seus dentes permanentes crescem, o que é mais ou menos nessa idade, há poucos motivos para se preocupar. Se ele ainda chupar o dedo durante ou após esse período, consulte um dentista ou pediatra.

Ignore os “remédios”

Se você decidir terminar o caso de amor de seu filho com o polegar, não se preocupe com “remédios”, como colocar vinagre ou outros líquidos de sabor amargo no polegar, que podem fazer com que a criança se sinta punida. Evite o uso de medicamentos encontrados na farmácia, que podem ser ineficazes e possivelmente prejudiciais, diz o Dr. Spinner. Normalmente, as crianças param de chupar o dedo sozinhas.

Evite tempos de estresse

Se sua família estiver passando por um período de grandes mudanças, como a chegada de um novo irmão ou uma mudança para outra casa ou bairro, talvez seja melhor esperar um tempo para tentar sanar o hábito do seu filho de chupar o dedo. Quando a criança está passando por um alto estresse ou ansiedade, tentar introduzir outra mudança, como, no caso, proibi-lo de chupar o dedo, pode ser mais difícil e você provavelmente enfrentará uma forte resistência (bem maior do que você precisaria lidar em outras situações). As crianças, aliás, podem voltar a chupar o dedo nesses períodos, para tentar recuperar a sensação de conforto. Quanto mais calmo e tranquilo estiver o ambiente, mais fácil será essa transição. Um bom momento para começar a ensinar seu filho que chupar o dedo talvez não seja uma boa opção é durante a pré-escola, já que lá ele verá que os colegas não têm mais o hábito, o que pode dar uma motivação a mais para ele.

Essas dicas irão te ajudar a fazer com que seu filho para de chupar os dedos (Foto: reprodução Pinterest / Parents)

Mantenha as mãos dele ocupadas

O tédio pode ser um bom motivo pelo qual seu filho decide levar os polegares à boca. Mas “seu filho não pode chupar o dedo se estiver ocupado com uma atividade que envolva as duas mãos”, diz o Dr. Coury. Fazer projetos de arte e artesanato, jogar jogos manuais, fazer com que ele vire as páginas de um livro e outras atividades práticas podem manter o polegar longe da boca.

Dê a ele outra coisa para se apegar

Chupar o dedo geralmente é uma maneira das crianças se acalmarem, então uma alternativa é dar a ela um outro objeto para se apegar, como um cobertor ou um pequeno brinquedo de pelúcia. Isso pode fornecer o conforto temporário que ele está procurando, diz o Dr. Coury. Talvez seu filho se apegue mais que o necessário com esse objeto, mas a boa notícia é que retirar um desses itens é mais fácil do que fazê-lo parar de chupar o dedo.

Use reforço positivo

Não envergonhe ou incomode seu filho toda vez que vir o polegar dela se aproximando da boca. Em vez disso, concentre-se mais em quando ele não está chupando o dedo. Elogie-o (diga algo como “estou tão orgulhosa de você por tirar uma soneca sem chupar o dedo”) e ofereça pequenas recompensas pelos esforços dele. Manter um gráfico de adesivos ou um “calendário com impressão digital” (mergulhe o polegar do seu filho na tinta e deixe-o marcar cada dia sem o polegar) pode ser um bom incentivo para ajudá-lo a abandonar o hábito.

-Publicidade-