Chuva de meteoros com milhares de ‘estrelas cadentes’ será visível no Brasil no dia 31 de maio

As regiões Norte do país vão conseguir ver os meteoros com mais facilidade

Resumo da Notícia

  • Chuvas de meteoros vai passar pela Terra no dia 31 de maio
  • O evento será visível no Brasil
  • Família da região Norte do país verão o fenômeno com mais facilidade

De olho no céu! Um fenômeno raro e muito aguardado pelos astrônomos deve acontecer na próxima terça-feira, 31 de maio. A chuva de meteoros Tau-Herculids deve passar pelo céu do planeta Terra com milhares de estrelas cadentes por hora.

-Publicidade-

De acordo com as previsões, os meteoros passarão pela atmosfera a uma velocidade baixa, de 16km/s, ficando no céu por mais tempo, o que dá a nós a possibilidade de assistir ao fenômeno a olho nu! A tempestade deve acontecer entre segunda e terça-feira, 31 de maio, e terá boa visibilidade no hemisfério Norte, sendo que no Brasil, regiões mais ao norte terão a chance de acompanhar o fenômeno.

Chuva de meteoros com milhares de 'estrelas cadentes' será visível no Brasil no dia 31 de maio
Chuva de meteoros com milhares de ‘estrelas cadentes’ será visível no Brasil no dia 31 de maio(Foto: Reprodução/ Pixabay)

A Tau-Herculids é formada por detritos do cometa 73P/Schwassmann-Wachmann 3 (SW3) e, segundo a Bramon, a Terra cruza a trilha de poeira desses detritos desde 1930, sempre entre o final de maio e o início de junho.

Dessa vez, no entanto, a Nasa acredita que pequenos e cruciais detalhes vão proporcionar um verdadeiro show no céu! Tudo depende da velocidade com que as partículas do cometa se ejetem do núcleo centrar. Se isso aconteceu a mais de 354 km/h, a tempestade não vai atingir a atmosfera e os meteoros não serão vistos na Terra. Do contrário, vamos presenciar um fenômeno lindo!

Pelas previsões da Bramon, o primeiro contato com as trilhas de detritos começarão a apontar no céu por volta da 0h10 de terça-feira, 31 de maio, chegando à segunda trilha às 2h10.