Chuva escura deixa moradores em alerta e especialistas explicam o que aconteceu

A fumaça das queimadas que ocorreram na Amazônia e Pantanal, começou a chegar nos últimos dias às regiões Sul e Sudeste do país

Resumo da Notícia

  • Em São Francisco de Assis, no interior do Rio Grande do Sul, moradores foram surpreendidos por uma 'chuva escura'
  • O fenômeno pode ter sido causado pelas queimadas que ocorrem no Pantanal
  • Confira o vídeo com mais imagens

Em São Francisco de Assis, no interior do Rio Grande do Sul, moradores foram surpreendidos por uma ‘chuva escura’, que pode ter sido causada pelas queimadas que ocorrem no Pantanal. Rapidamente as imagens de baldes cheios de água com a coloração escura viralizaram nas redes sociais.

-Publicidade-
‘chuva escura’ pode ter sido causada pelas queimadas que ocorrem no Pantanal (Foto: Reprodução / Vídeo)

Desde a última sexta-feira, 11 de setembro, ocorre a chuva escura na cidade. Apesar da cor, a água não oferece perigo nem tem cheiro ou gosto, mas a orientação é de que não deve ser consumida. Segundo a CNN, a meteorologista Catia Valente, acredita que a causa do fenômeno são as queimadas no Pantanal, pois o vento que vem da direção norte a sul transporta ar quente, carregando também a fumaça dessas queimadas.

Segundo imagens do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a fumaça das queimadas que ocorreram na Amazônia e Pantanal, começou a chegar nos últimos dias às regiões Sul e Sudeste do país, por esse motivo, as chuvas podem ter ficado escurecidas.

-Publicidade-

Os dados registrados pelo instituto, também indicam que entre janeiro e agosto deste ano foram registrados 10.153 focos de incêndio no Pantanal – número superior ao total registrado nos anos de 2014 e 2019 (10.048).

Confira o vídeo

-Publicidade-