Cientistas chineses encontram água na superfície da Lua

A descoberta foi realizada através de um módulo lunar enviado pelo país

Resumo da Notícia

  • Chineses encontraram água na superfície da Lua
  • Foi enviado um módulo lunar para a realização da pesquisa
  • A revista científica, Science Advances, que afirmou que havia uma quantidade de 120 ppm (partes por milhão)

Água na Lua? É isso mesmo! O Instituto de Geologia e Geofísica da Academia Chinesa de Ciências (IGGCAS) analisou um material recolhido pelo módulo lunar chinês Chang’E-5. Durante a pesquisa, foi descoberto que havia o líquido presente no satélite natural.

-Publicidade-

O estudo foi publicado pela revista científica Science Advances, que afirmou que havia uma quantidade de 120 ppm (partes por milhão). E também em outra amostra que havia uma proporção de 180 ppm.

Módulo lunar chinês detecta água na Lua pela primeira vez
Módulo lunar chinês detecta água na Lua pela primeira vez (Foto: Reprodução / Indian Express)

Essas amostras não eram analisadas desde 1976 na Terra. No entanto, com a corrida espacial ativa, haverá um maior desenvolvimento da tecnologia aeroespacial na China.

Ainda neste ano, duas viagens de missão à Lua serão realizadas pelos norte-americanos e pelos russos. A Nasa deseja enviar uma missão tripulada ao local até 2025.

Recentemente, a China anunciou a primeira mulher a participar da caminhada espacial, Wang Yaping, com o objetivo era instalar um aparelho de suspensão e conectores de transferência.

“Isto marca a primeira atividade extraveicular da tripulação da Shenzhou-13 e também é a primeira caminhada na história espacial chinesa com a participação de uma mulher astronauta”, afirmou a Agência Espacial Chinesa em comunicado. “O processo foi tranquilo e um sucesso”, acrescentou a agência.

Primeira mulher chinesa a participar de caminhada espacial
Primeira mulher chinesa a participar de caminhada espacial (Foto: Reprodução / R7)

O projeto deve permanecer em operação no período de dez anos no local. Zhai, o comandante da missão, é ex-piloto de combate. Ele realizou a primeira caminhada espacial chinesa há 13 anos, em 2008.