Cientistas chineses encontram água na superfície da Lua
A descoberta foi realizada através de um módulo lunar enviado pelo país
Resumo da Notícia
- Chineses encontraram água na superfície da Lua
- Foi enviado um módulo lunar para a realização da pesquisa
- A revista científica, Science Advances, que afirmou que havia uma quantidade de 120 ppm (partes por milhão)
Água na Lua? É isso mesmo! O Instituto de Geologia e Geofísica da Academia Chinesa de Ciências (IGGCAS) analisou um material recolhido pelo módulo lunar chinês Chang’E-5. Durante a pesquisa, foi descoberto que havia o líquido presente no satélite natural.
O estudo foi publicado pela revista científica Science Advances, que afirmou que havia uma quantidade de 120 ppm (partes por milhão). E também em outra amostra que havia uma proporção de 180 ppm.
Essas amostras não eram analisadas desde 1976 na Terra. No entanto, com a corrida espacial ativa, haverá um maior desenvolvimento da tecnologia aeroespacial na China.
Ainda neste ano, duas viagens de missão à Lua serão realizadas pelos norte-americanos e pelos russos. A Nasa deseja enviar uma missão tripulada ao local até 2025.
Recentemente, a China anunciou a primeira mulher a participar da caminhada espacial, Wang Yaping, com o objetivo era instalar um aparelho de suspensão e conectores de transferência.
“Isto marca a primeira atividade extraveicular da tripulação da Shenzhou-13 e também é a primeira caminhada na história espacial chinesa com a participação de uma mulher astronauta”, afirmou a Agência Espacial Chinesa em comunicado. “O processo foi tranquilo e um sucesso”, acrescentou a agência.
O projeto deve permanecer em operação no período de dez anos no local. Zhai, o comandante da missão, é ex-piloto de combate. Ele realizou a primeira caminhada espacial chinesa há 13 anos, em 2008.