Cientistas provam que cães são tão inteligentes quanto crianças de dois anos em novo estudo

Em testes realizados pela Emory University em Atlanta, Geórgia, foi observado que a compreensão dos cachorros ativa a mesma atividade cerebral de um ser humano

Resumo da Notícia

  • Por décadas, os cientistas vêm tentando descobrir se cachorros podem contar e fazer contas simples
  • Acontece que, como seus donos humanos, cães são bons com números
  • testes feitos na Emory University comprovam isso. Esses animais têm uma inteligência equivalente a uma criança de dois anos e meio

Que os cachorros às vezes se assemelham aos comportamentos humanos você já deve ter desconfiado. Mas agora a ciência provou: testes feitos na Emory University, em Atlanta, Geórgia, nos Estados Unidos, observaram que a compreensão dos cães sobre a quantidade numérica acende a mesma atividade cerebral de um ser humano, no córtex parietal. A técnica usada para o teste é a mesma que se fazia em bebês e crianças para saber se eles podiam “fazer contas”, como apresentado no site The Mirror.

-Publicidade-

Se você já deu ao seu cachorro menos biscoitos do que o normal, provavelmente notou seu olhar triste e acusador, o famoso “olhar pidão”. E se você está se perguntando se ele sabe exatamente quantas guloseimas está perdendo, a resposta é : sim, provavelmente ele sabe!

Estudos provam que cães são tão inteligentes quanto crianças pequenas (Foto: Getty Images)

Por décadas, os cientistas vêm tentando descobrir se os cães podem contar e fazer contas simples. Nossos pets não perdem uma oportunidade para roubar comida, mas os pesquisadores notaram que, se duas tigelas de biscoito fossem colocadas a uma distância igual do cachorro, ele escolheria a tigela que tivesse mais comida.

Rebecca West, da Universidade De Montfort, e Robert Young, da Universidade Católica de Minas Gerais, no Brasil, provaram que os cães entendem aritmética simples. Eles usaram uma técnica conhecida como visualização preferencial, que era usada anteriormente para testar se bebês e crianças podem contar.

Os cientistas mostraram um biscoito a 11 cães e, em seguida, colocaram-na atrás de uma tela baixa. Eles então mostraram aos pets um segundo alimento e colocaram-no com a primeira. Quando a tela foi removida para revelar as duas opções, os cães não mostraram interesse.

Mas quando os pesquisadores removeram uma guloseima, ou adicionaram uma extra e os cães viram uma ou três opções, eles mostraram sinais de surpresa. Os cachorros, assim como as crianças nos testes humanos, haviam feito as contas e sabiam instintivamente que a resposta diante deles estava errada. De acordo com o psicólogo canino Dr. Stanley Coren, da University of British Columbia, os cães “podem não ser ‘Einsteins’, mas estão mais próximos dos humanos do que pensávamos”.

Ele afirma que, de acordo com várias medidas comportamentais, como obediência, adaptação e motivação, os cães têm uma inteligência equivalente a uma criança de dois anos e meio – e a matemática é apenas parte dela.

Mas por que os cães precisam contar?

Não é apenas para que eles possam acompanhar os biscoitos que você está oferecendo. Na selva, uma cadela precisava saber quantos filhotes ela tinha, para saber quando sair em busca de algum “fugitivo”, por exemplo. Esse instinto permanece com os caninos domésticos até hoje – você pode perceber que seu cão parece contar sua família quando você sai ou volta para casa.

Quanto à velha questão de quem é mais inteligente, cães ou gatos – a ciência ainda não tem uma resposta. Os estudos que testam a habilidade dos felinos em fazer matemática simples são dificultados pelo fato de os gatos ficarem entediados e irem embora.