Cinzas de vulcão no Caribe chegam ao norte do Brasil

Após a maior explosão do vulcão caribenho La Soufriere, que está em erupção desde a última sexta-feira, tem surgido cinzas pelo mundo

Resumo da Notícia

  • Aconteceu a maior explosão do vulcão caribenho La Soufriere
  • O vulcão está em erupção desde a última sexta-feira
  • Por conta das correntes de ar, as nuvens das cinzas chegaram ao país e já foram avistadas nos estados do Amapá, Roraima, Amazonas e Pará

Após a maior explosão do vulcão caribenho La Soufriere, que está em erupção desde a última sexta-feira, 9 de abril, tem surgido cinzas pelo mundo. A fumaça saiu da da ilha de São Vicente, onde está localizado e já chegou à África — além de outros pontos das Américas, inclusive o Brasil.

-Publicidade-
Cinzas de vulcão caribenho chegam ao norte do Brasil (Foto: Reprodução / Twitter / @metsul)

Por conta das correntes de ar, as nuvens das cinzas chegaram ao país e já foram avistadas nos estados do Amapá, Roraima, Amazonas e Pará. De acordo com à Epoca, os gases cinzentos, aparecem em imagens de satélite obtidas pela MetSul Meteorologia. Inicialmente, a ilha de Saint Vincent quase desapareceu de vista sob a pluma de cinzas.

Segundo o MetSul, as cinzas do vulcão estão a até 16 quilômetros de altura. Nessa altitude, a fumaça não oferece qualquer perigo para as pessoas na superfície da Terra. Mesmo assim, a população do local foi orientada a usar máscaras e vedar as janelas. Muitos moradores e turistas já deixaram a ilha por navios.

Além disso, um terço da área da ilha está isolada e o espaço aéreo continua fechado enquanto o fornecimento de água e energia elétrica está intermitente em algumas comunidades. O vulcão está em atividade desde o dia 9, mas a maior explosão foi registrada na segunda-feira, 12 de abril, provocando rios de lava quente, fragmentos de rocha e gás cinzento.