Cirurgia de preparação para separação de gêmeas siamesas em Goiânia é um sucesso

Eloá e Valentina realizaram na última quarta-feira, 9 de março, a preparação da cirurgia para separação total de corpos e estão se recuperando na UTI

Resumo da Notícia

  • Gêmeas siamesas realizaram 4ª cirurgia para separação dos corpos
  • As meninas têm 2 anos e moram em Goiânia
  • Médico diz que a cirurgia foi um sucesso
  • As últimas duas cirurgias tiveram rejeição do expansor no corpo

Gêmeas siamesas fizeram uma cirurgia para a preparação da separação de corpos nesta quarta-feira, 9 de março para colocar expandires de pele. Eloá e Valentina Prado dos Santos tem 2 anos e os médicos disseram que a cirurgia foi um sucesso. As meninas se recuperam na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Criança e do Adolescente em Goiânia.

-Publicidade-

Elas são unidas por abdômen, bacia, intestinos delgado e grosso, fígado, parte do tórax e genitália. As gêmeas nasceram em São Paulo, mas a família se mudou para Morrinhos em Goiânia por conta da proximidade do hospital.

Antes dessa etapa final para a separação total dos corpos, as irmãs passaram por outras três cirurgias preparatórias. A última operação durou aproximadamente 2 horas e participaram dela, 20 profissionais, médicos, anestesistas, enfermeiros e técnicos.

Zacharias Calil, o cirurgião pediátrico especialista nesse tipo de cirurgia falou para TV Anhanguera que que a operação não teve complicações. “Aproveitamos um lado do corpo delas que tinha mais pele. Como elas engordaram durante esse período, facilitou bastante. Agora vamos aguardar 30 dias para ver a cicatrização e começar a expandir a pele” pontuou o médico.

Nesta última cirurgia realizada em Goiânia, foi colocado um expansor nas meninas
Nesta última cirurgia realizada em Goiânia, foi colocado um expansor nas meninas (Foto: Reprodução / Instagram)

O médico também disse que irá analisar a recuperação das gêmeas e conforme a cicatrização, será possível ver se terá necessidade de colocar mais expansores. Na última operação, foi colocado somente um expansor. As gêmeas receberam 3 expansores na primeira cirurgia, porém dois meses após, o corpo delas rejeitou.

As primeiras cirurgias de Eloá e Valentina foram realizadas no ano de 2021. Uma operação foi para colocar os expansores de pele e a outra foi para correção de malformação no sistema digestivo.

Eloá e Valentina tem 2 anos e essa é a 4ª cirurgia de separação que elas fazem
Eloá e Valentina tem 2 anos e essa é a 4ª cirurgia de separação que elas fazem (Foto: Reprodução / Instagram)