Comidinha Gourmet
6 chefs dão sugestões deliciosas para você fazer para as crianças
Bárbara Gomes
A mãe do Antônio e do Jorge cresceu em uma família gaúcha e passava as férias subindo em pé de frutas,
na chácara do avô, em Bagé (RS). Nas suas lembranças
de “guria”, sempre tem lugar para Jura,
que trabalhava lá e lhe ensinou a mágica das panelas.
Por que escolheu estas receitas: “São coloridos para os olhos das crianças. Além de nutritivas e muito fáceis de fazer”.
Trilha sonora: Oiam, de After The Smoke
Pão sem queijo
Ingredientes
> 1/2 kg de batata-doce cozida
> 500 g de polvilho azedo
> 150 ml de azeite
extravirgem
> 2 colheres de chá
de sal sem iodo
> 4 colheres de
sopa de chia
Modo de Preparo
Misture tudo em um bowl, amasse com as mãos, faça as bolinhas e coloque no forno por mais ou menos 30 minutos. Simples assim!
Granola
Ingredientes
> 1 colher de sopa de mel
> 1 colher de sopa
de açúcar demerara
> 1 colher de sopa
de sal sem iodo
> 1 colher de sopa de canela
> 1 colher de sopa de baunilha orgânica
> 1 colher de sopa de água
> 300 g de flocos de
milho orgânico
> 1 coco fresco ralado
> 1 colher de sopa
de castanhas variadas
> 1 colher de sopa de passas
Modo de Preparo
Misture todos os ingredientes com a metade do pacote de flocos de milho e as castanhas e metade de um coco fresco ralado. Misture o mel. Leve ao forno por cerca de 30 minutos, mexendo com a espátula de vez em quando. Tire do forno e logo acrescente a outra metade dos flocos de milho, do coco ralado e as passas. Deixe esfriar e guarde.
Salada de fruta
Ingredientes
> 1 maçã
>1 banana-nanica
>1 melancia
> 1 uva
>1 abacaxi
> calda de maracujá
com anis-estrelado
Modo de Preparo
Corte as frutas em pedaços pequenos e misture em um bowl. Numa panelinha, coloque o maracujá com o anis e aqueça, mexendo até levantar fervura. Deixe esfriar e coe. Acrescente na salada e misture bem. Coloque na geladeira.
Carlos Bertolazzi
O pai do Enrico foi aprender a cozinhar na Itália. Depois, aportou em várias cozinhas pelo mundo afora até voltar ao Brasil. Hoje se divide entre ser chef e sócio do Zena Caffè e do Per Paolo e apresentador do programa Homens Gourmet, do Fox Life.
Por que escolheu esta receita: “Me lembra a época em que eu ia pra fazenda e comia coisa da horta e ovo de galinha caipira mesmo”.
Trilha sonora: Quando I Bambini Fanno Oh, de Povia
Gnocchi de Mandioca e Mandioquinha com Galinha Caipira
Para o Molho
Ingredientes
> 2 sobrecoxas e
1 peito de galinha caipira
>1 cebola
>1 cenoura
>1 talo de alho-poró
>1 talo de salsão
>1 dente de alho
>1 ramo de alecrim
>1 ramo de tomilho
> 2 folhas de louro
> 1 colher de café
de açúcar mascavo
> 600 ml de caldo de frango
> 200 ml de molho de tomate
> 200 ml de molho bechamel
> 50 g de azeitonas
verdes sem caroço
Modo de Preparo
Pique a cebola, a cenoura, o salsão e o alho-poró. Tempere os pedaços da galinha com sal, pimenta, alecrim e tomilho. Em uma panela grande doure o alho e junte a galinha, cozinhando até selar. Junte então os legumes e o açúcar. Cubra com o caldo de galinha e adicione o louro.
Cozinhe por cerca de duas horas. Desosse, então, a galinha, resfrie e desfie. Em uma frigideira aqueça os molhos prontos, acrescente a galinha desfiada e as azeitonas em pedaços.
Para a massa
Ingredientes
> 300 g de mandioquinha
> 300 g de mandioca
> 40 g de parmesão
> 1 gema
> Noz-moscada a gosto
> Sal a gosto
> 150 g farinha de trigo
Modo de Preparo
Cozinhe a mandioca e a mandioquinha descascadas.
Passe ainda quente no espremedor, deixe esfriar um pouco e misture os demais ingredientes. Forme com a massa pequenos bastões e corte com a faca. Cozinhe em água salgada fervente até que subam à superfície. Aqueça o molho em uma frigideira e misture ao gnocchi. Sirva imediatamente.
Rachel Carvalhães
Está no mercado gastronômico há 15 anos e já passou por vários restaurantes. É a mais nova chef do Restaurante Escondidinho, na Granja Viana, em parceria com a Claudine Mello, conhecida como Clô e esposa do cantor Jair Rodrigues. Trabalha numa deliciosa área verde e, claro, com muito samba.
Por que escolheu esta receita: “Pela minha experiência, a criançada pira com esse prato”.
Trilha sonora: Simples Desejo, de Jairzinho
Pelotinha de Filé com Galette de Batatas
“A receita leva o nome de uma personagem de uma história que minha mãe me contava quando eu era criança. A Pelotinha era uma menina gordinha que cresceu e ficou linda, tipo coisa de patinho feio.”
PARA o GaLETTE De Batattas
Ingredientes
> 500 g de batatas
> 250 ml de creme de leite fresco
> 6 folhas de sálvia
> Noz-moscada a gosto
> 50 g de queijo parmesão
Modo de Preparo
Cozinhe as batatas descascadas rapidamente por 15 minutos em água fervente. Corte-as em fatias bem finas e reserve. Em uma assadeira pequena disponha uma camada de batatas, polvilhe com sal, a sálvia picada e noz-moscada. Refaça as camadas e por fim despeje o creme de leite fresco. Cubra com papel-alumínio e asse no forno preaquecido a 250 graus por 10 minutos. Tire do forno, salpique o parmesão e gratine por mais 3 minutos.
PARA O Filé
Ingredientes
> 300 gramas de filé mignon
> Sal a gosto
> Azeite
> 150 g de queijo mussarela
Modo de Preparo
Corte o filé mignon bem miúdo com a ponta da faca. Faça bolinhos de 100 g e tempere com sal. Em uma frigideira, coloque uma colher de azeite, aqueça e frite os bolinhos alternando os lados. Coloque o queijo sobre os bolinhos e abafe para derreter.
Henrique Fogaça
O pai de João e de Olívia começou a se apaixonar pela cozinha aos 22 anos, quando foi morar sozinho em São Paulo e precisou se virar com a própria comida. Estudou gastronomia e abriu um pequeno café, o Sal Gastronomia, que aos poucos foi ganhando mais mesas. Hoje é um chef renomado e coleciona prêmios. Acredita que a gastronomia pode mudar uma vida.
Por que escolheu esta receita: “Tenho feito para o meu filho João, por ser saudável e prático”.
Trilha sonora: Rock, principalmente Slayer e Pantera
Arroz 7 grãos com brócolis e escalope de Filet Mignon
PARA o arroz
Ingredientes
> 40 g de arroz
7 grãos integrais
> Sal
> 5 g cebola
> Alho
> 1 colher de sopa
de azeite de oliva
Modo de Preparo
Aqueça uma panela ao fogo. Junte o azeite. Despeje a cebola e o alho e frite até que a cebola fique transparente. Junte o arroz ao refogado e espere secar. Ferva 4 xícaras (chá) de água. Ponha no arroz e deixe cozinhar, em fogo médio, por cerca de 25 minutos ou até o arroz estar cozido, mas ainda firme à mordida.
Para o Brócolis
Ingredientes
> 100 g de flor
de brócolis
> 20 g de azeite
> Sal a gosto
Modo de Preparo
Coloque água em uma panela de vapor
e ponha as flores de brócolis para cozinhar nela. Quando a água ferver, espere 5 minutos e retire. Em outra panela, aqueça um pouco de azeite, coloque os brócolis e acerte o sal. Reserve.
Para o escalope
Ingredientes
> 1 escalope
de filet mignon
> 2 travessas de cogumelos paris
in natura
> 20 g de manteiga
> Sal
> Pimenta-do-reino moída
Modo de Preparo
Tempere o escalope com sal e pimenta-do-reino a gosto. Reserve. Aqueça uma frigideira, coloque a manteiga e frite levemente os cogumelos paris. Retire os cogumelos e reserve a manteiga. Grelhe o escalope e quando estiver pronto acrescente os cogumelos. Na hora de servir, disponha o arroz no prato acompanhado dos brócolis, o escalope com os cogumelos em cima.
Gisela Schimitt
Gisela, mãe da Gloria, trocou a publicidade pelo mundo gastronômico há 12 anos. Já passou por cozinhas de vários países, além do Brasil. Atualmente comanda o Panela da Gisela, onde cria e planeja grandes eventos.
Por que escolheu esta receita: “A tapioca, além de não ter glúten, é tipicamente brasileira. E tem uma textura gostosa. Meus sobrinhos adoram comer quando vêm dormir na minha casa!”
Trilha sonora: Miles Davis, Billie Holiday e Nina Simone
TAPIOCA CREMOSA COM GELADINHO DE MANGA
Para o geladinho de manga
Ingredientes
> 2 mangas hadden maduras
> 1 colher de gengibre fresco ralado
> 1 xícara de iogurte natural integral
> 100 ml leite de coco
Modo de Preparo
Bata tudo no liquidificador
por 5 minutos
Para a tapioca
Ingredientes
>1 xícara de tapioca grossa
> 5 xícaras de água
>1/2 xícara de açúcar
>200 ml leite de coco
Modo de Preparo
Lave a tapioca e deixe de molho por 5 minutos. Coloque a água na panela com o açúcar e leve à fervura. Adicione a tapioca, abaixe o fogo e mexa por uns 5 minutos. Adicione e o leite de coco e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Desligue o fogo e deixe esfriar na panela. Coloque a tapioca em copinhos até um dedo depois da metade. Complete com o geladinho de manga e leve à geladeira! Sirva a seguir!
Dudu Borger
O pai da Manu e da Júlia é, atualmente, chef do restaurante e bistrô francês Le French Bazar, em São Paulo, em parceria com Beto Tempel. Uma das coisas que mais gosta de fazer é receitas usando técnicas e ingredientes inspirados nas viagens que faz.
Por que escolheu esta receita: “Meu pai fazia pra mim e hoje eu faço pras minhas filhas”.
Trilha sonora: tudo dos Rolling Stones
French Toast
Ingredientes
> 1 ovo inteiro
> 1 gema
> 50 ml de leite
> 50 g de açúcar
> 3 fatias de pão de forma
> 20 g de manteiga
Modo de Preparo
Em um prato fundo, bata o ovo inteiro com a gema e o leite. Embeba as fatias do pão nessa mistura e leve para dourar na frigideira com a manteiga dos dois lados. Polvilhe com açúcar e sirva as fatias cortadas ao meio.
O doce só recebe o nome de French Toast nos países de língua inglesa, como os EUA. Em Portugal, onde parece que o prato surgiu, chama rabanada ou fatia-dourada, por causa da cor. Uma das lendas que circulavam era de que o doce ajudava na produção de leite materno, e toda mulher que engravidava comia.
A guloseima veio para o Brasil com todos esses nomes juntos. No sertão do Nordeste, inclusive, ela era um luxo: pão de trigo era uma raridade, então o doce era feito somente em datas especiais. E, embora por aqui qualquer ocasião é motivo pra comer um docinho, o Natal acaba sendo, disparado, a data em que as rabanadas mais vão para a mesa.
Outros nomes da rabanada, ops, da French Toast:
• na França, pain perdu (“pão perdido”).
• na Espanha, torrijas ou torradas.