Publicado em 05/03/2016, às 09h41 - Atualizado em 30/01/2020, às 19h30 por Redação Pais&Filhos
É muito comum vermos os pais se queixando que a sogra ou a própria mãe interferem demais na criação dos filhos deles. Isso é normal, afinal, os avós querem ajudar sempre e tem as melhores intenções, mas é possível estabelecer um limite nessa relação. Junto com o nascimento de uma criança, não somente os pais precisam aprender a desempenhar essa nova função, mas os avós também.
Leia também
Por que os avós são tão importantes?
Avós também precisam de limites
Deixe a avó se meter na criação do seu filho: ele só tem a ganhar
“Esse é um problema natural na jornada da família. No nascimento de um neto, é uma crise que surge. Não existe um limite ideal para todas as famílias, cada um vai construir o seu, na base da interação, da experimentação”, afirma Tatiana Martins, mãe de Francisco, psicóloga e coach de pães (pais e mães que criam seus filhos sozinhos) pelo projeto Pais Especiais.
Andreia Calçada, mãe de João Pedro, psicóloga e psicoterapeuta, ressalta: “Os avós estão ali para ajudar, mas existem as regras da casa e as regras dos pais. Avós não podem assumir a função de pai e mãe. É importante para preservar as relações”. Lembre-se que, não é porque seus pais ou seus sogros ajudam a cuidar dos seus filhos, que eles tenham a responsabilidade de educá-los, essa função pertence aos pais.
Nesses casos, a base para uma boa relação entre todos os familiares baseia-se no diálogo sincero e na conversa. Os limites variam de acordo com cada caso e eles devem ser definidos em conjunto.
Os conflitos podem não acontecer somente no nascimento do bebê, com a tomada das primeiras decisões. Eles continuam ocorrendo ao longo da vida, já que cada fase do crescimento da criança possui novos desafios. Por isso, é importante manter uma conversa franca com os avós desde cedo. Os limites são estabelecidos após os argumentos de ambos os lados serem apresentados e um consenso ser formado. É claro que os pais dão a palavra final, mas é importante ouvir a opinião de quem já tem experiência.
Isso vale principalmente para famílias que contam muito com o apoio dos avós, independentemente dos motivos pelos quais esse apoio seja necessário. “Se você precisa da ajuda dos avós, eles também têm que ter alguma autoridade com a criança e, para isso, é necessário diálogo. Cada família tem o seu limite, que parte de uma boa conversa, onde tudo fique bem claro e explicado”, afirma Tatiana.
Família
Junior diz que marca hora para ter relações sexuais e explica o motivo
A família vai aumentar 😍
Vem bebê por aí! Eliezer fala sobre a data de chegada de 2° filho com Viih Tube
Ele cresceu! 🥰
Filho de Giovanna Antonelli e Murilo Benício se torna modelo e prova que a beleza é de família
Família
Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação.”
Família
Cachorro chama a atenção por se parecer com um humano
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Bebês
Fernanda Vasconcellos posta foto linda amamentando o filho e olho do bebê chama a atenção
Família
Filha de Faustão estreia como cantora na Globo e surpreende com talento: "Chocado"