Como lidar com o sentimento de vazio quando você decide não ter mais filhos
A saudade não vai passar tão cedo… mas calma! você não está sozinha
Ter certeza de que você não terá mais filhos, nem sempre é um momento fácil. Claro que não se preocupar mais com mamilos rachados, sangramento pós-parto, mamadas durante a noite toda e longas jornadas de sono, é aliviador. Mas existem situações que poderão deixar bastante saudades!
A ansiedade que rodeia a chegada de um pequeno ser humano – que você não aguenta mais esperar para conhecer -, e o anúncio para os amigos e familiares fazem parte de alguns momentos que ficarão só na memória. A maternidade nos primeiros meses e até mesmo o puerpério, fazem parte de um capítulo precioso na vida de uma mulher.
Decidir que a “fábrica vai fechar”, é o final de um capítulo que tem todas as melhores e piores partes. A doçura de um novo bebê, a ternura de uma mãe emocional, a excitação de um irmão mais velho. A maneira como amigos e familiares são solidários e amorosos. Observar os pequenos braços e pernas é o suficiente para fazer seu coração explodir.
Sentir falta desse capítulo importante é extremamente comum, e nunca passa. Mas a boa noticia é que você sempre irá olhar com carinho para essa fase. Mesmos os dias ruins, o esforço é gratificante e o resultado maravilhoso!
Leia também:
Mãe também é gente: um tempo só com você!
Culpa, não! Mãe dá exemplo de como não se apegar a esse sentimento