Como manter o espírito da Páscoa vivo na sua família em tempos de quarentena e coronavírus

A data representa renovação e não poderia fazer mais sentido diante da pandemia. É o momento de refletir e ter uma nova visão sobre você, sua família e o mundo

Resumo da Notícia

  • O significado da Páscoa tem tudo a ver com o momento que estamos enfrentando
  • Saiba a importância de manter esse espírito aceso para comemorar a data
  • Junte a família que está em casa e aproxime quem está longe com demonstrações de carinho, como uma chamada de vídeo
Mais do que nunca, esse espírito de Páscoa precisa estar vivo (Foto: Getty Images)

Passar pelo coronavírus não está sendo fácil. Ficar em quarentena e precisar readaptar toda a rotina à nova realidade é um verdadeiro desafio e traz algumas preocupações. Mas apesar das complicações que vieram com a doença, também surgiram grandes aprendizados. Mais do que nunca, nesse período em casa, as famílias estão tendo a oportunidade de voltar ao simples: as relações humanas de afeto, amor e solidariedade. Com a correria do dia a dia, muitas vezes esses detalhes passam desapercebidos, mas, agora, estão sendo não apenas vistos, mas valorizados.  

-Publicidade-

E é disso que se trata a Páscoa, renovação. Por isso, para Tatiane de Sá Manduca, psicóloga e palestrante, mãe de Mateus, não é somente possível manter o espírito dessa data em época de coronavírus, mas necessário para enfrentarmos tudo o que estamos passando nas últimas semanas. “Nos abastecer de esperança, celebrar a dádiva da vida (o momento presente), estabelecer e resgatar vínculos, fazer da ausência do contato físico uma presença de sentido, expressar afeto da maneira que podemos no momento (seja por vídeo chamada, palavras)  e exercer o amor de forma coletiva com união e comunhão são maneiras de celebrar o espírito ou significado da Páscoa”, completa. 

Crise é uma oportunidade para aprender

-Publicidade-

É um momento de refletir, agradecer e buscar novos horizontes, algo fundamental nesse período. A especialista entende a pandemia como um exercício diário para o desenvolvimento de resiliência, frente às angústias e medos que vem de algo que não sabemos o que deixará em nós. Assim, acredita que a data é oportunidade para: “compreender a transitoriedade da vida, repensar no que estamos fazendo dela em nossas escolhas e atitudes diárias, no dimensionamento do tempo com pessoas que amamos, sair do piloto automático, parar para refletir nosso estado de presença”.

Nesse sentido, é fundamental lembrar os pais de uma regra básica: a melhor forma de ensinar o seu filho é sendo o exemplo. Não basta falar, é preciso fazer para que as crianças entendam os modelos de relacionamento e comportamento da família. Tatiane entende que união vai além estar unido, mas representa laço, conexão emocional e pressupõe disponibilidade, abertura, manifestação de afeto e reconhecimento do outro. 

Um novo significado para a Páscoa

Para a psicóloga Ana Paula Majcher, mãe de Laura e Pietro, embora pareça controverso, esse momento em isolamento pode servir como exemplo de união e pensar no coletivo. Por isso, não hesita em afirmar que a Páscoa terá um significado diferente diante do coronavírus. “As famílias vêm enfrentando momentos bem delicados devido o isolamento social, e por consequência, distanciamento familiar, especialmente entre avós e netos, mas consigo olhar para tudo isso apenas como um lado bom, a questão de dar ainda mais valor para os momentos familiares, bem como os novos aprendizados que todos nós estamos tendo, de não pensar apenas em nós, mas na sociedade”, pontua. 

A psicóloga faz uma analogia para explicar o pensamento: “Assim como Cristo jejuou na véspera da Páscoa, nós estamos jejuando, obrigatoriamente, de outra maneira, do convívio social, da sensação de controle sobre nossas vidas, e estamos ressignificando e aprendendo novas coisas”. Portanto, estando dentro ou fora da sua casa, é o momento de estar presente para as pessoas que ama e, isso pode se traduzir em uma ligação por vídeo para os mais distantes e um tempo de qualidade para quem está perto.

Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!

-Publicidade-