Companhia americana faz história com voo utilizando combustível de espiga de milho

A United Airlines fez um voo de Chicago O’Hare para Washington DC Reagan National, nos EUA

Resumo da Notícia

  • A companhia aérea americana United Airline fez história na última quarta-feira
  • A United utilizou um combustível 100% renovável
  • O desempenho foi semelhante ao de combustível fóssil

A companhia aérea americana, United Airlines, fez história na última quarta-feira utilizando restos de de caule de milho com combustível. é o primeiro voo comercial usando combustível 100% vegetal. Projetado pela Virent, o combustível leva materiais derivados de resíduos agrícolas como espigas de milho e talos.

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O voo foi feito de Chicago O’Hare para Washington DC Reagan National, nos EUA. “O voo de hoje não é apenas um marco significativo para os esforços de descarbonização de nossa indústria, mas quando combinado com o aumento nos compromissos de produção e compra de combustíveis alternativos, estamos demonstrando como empresas podem se unir e desempenhar um papel na abordagem do o maior desafio de nossas vidas ”, disse o CEO da United, Scott Kirby, em um comunicado na quarta-feira.

A legislação atual permite que voos sejam feitos apenas com 50% de combustíveis renováveis, porém após realizarem um voo teste sem tripulação em outubro, a Virent e United foram autorizadas a abastecer o avião inteiramente com o biocombustível.

O biocombustível foi feito pela empresa Virent
O biocombustível foi feito pela empresa Virent (Foto: Reprodução/Good News Network)

O combustível funciona de um jeito bem similar ao tradicional. Conhecido como “querosene aromático sintético”, o combustível da Virent transforma os açúcares das plantas em óleo por meio de um processo patenteado de várias etapas que reduz as emissões de gases de efeito estufa quando queimado em vôo em cerca de 50%.

O desempenho segundo a empresa foi o mesmo do combustível fóssil, e uma das principais vantagens da Virent é a semelhança química com os combustíveis para aviação à base de petróleo em termos de ponto de ebulição, estabilidade térmica e pontos de congelamento. Isso significa que os biocombustíveis podem simplesmente substituir os combustíveis fósseis, mas sem substituir qualquer parte da infraestrutura.

A aviação às vezes é citada como sendo responsável por de 2% a 2,5% das emissões globais de gases de efeito estufa, outros estimam que seja 5 por cento da emissão de CO2.A pesquisa ainda está em fase de desenvolvimento, e é financiada principalmente pela Marathon Petroleum de Delaware como forma de transição para uma estratégia de produção mais neutra em carbono.

A United Airlines fará parceria com a Virent, porque espera alcançar a neutralidade em carbono até 2050 e a Virent espera anunciar a comercialização do combustível nos próximos meses.