Composto lácteo: entenda o que é e conheça os benefícios para a nutrição do seu filho

Nutrição infantil é papo sério e os benefícios podem ser levados para a vida inteira. Saiba a importância de suprir as deficiências alimentares na infância e qual produto usar

A boa nutrição infantil é fundamental para o desenvolvimento e crescimento saudável na infância, e os benefícios podem ser levados para uma vida inteira! Desde cedo é superimportante incentivar hábitos duradouros, principalmente quando o assunto é a alimentação da criança.

-Publicidade-

A gente sabe que é frustrante passar por situações em que seu filho não come da forma que você gostaria. Como mãe ou pai, você deseja sempre o melhor para a criança e é natural ter dúvidas sobre o assunto. Qual a medida certa de nutrientes que a criança precisa para ter um desenvolvimento saudável? Como oferecer todos os nutrientes que meu filho precisa por meio da alimentação? A chave de tudo é o equilíbrio!

A partir dos três anos de idade, as crianças costumam ficar mais seletivas em relação à alimentação. Esse tipo de comportamento naturalmente resulta em deficiências nutricionais que, em muitos casos, os pais acabam não tendo conhecimento. Nesses momentos, é essencial ter calma, buscar informações confiáveis e aprender a nutrir para garantir o desenvolvimento pleno da criança.

Como forma de suplementar os principais nutrientes para o seu filho, os compostos lácteos podem ser uma alternativa. Diferentemente do que muita gente pensa, eles podem ser indicados para todas as crianças em idade escolar, uma vez que muitas apresentam algum tipo de deficiência nutricional, mesmo mantendo uma boa alimentação. O motivo? As crianças não conseguem consumir a quantidade ideal de nutrientes que precisam para crescer plenamente, mesmo com uma boa alimentação. Mas para escolher a melhor opção de composto lácteo para o seu filho, é preciso entender o que ele é de fato, desmistificar algumas informações erradas e ficar de olho nas composições.

Mas, afinal, o que são os compostos lácteos?

São classificados como composto lácteo os produtos cujo principal ingrediente é o leite, mas ele é fortalecido com nutrientes não naturais do leite, como prebióticos, fibras, ômega 3, DHA, entre outros. Além de trazer todos os benefícios do leite, os compostos lácteos podem agregar micronutrientes importantes para o desenvolvimento de crianças em idade escolar. “Quando o assunto é nutrição, é importante que os pais se atentem às necessidades do seu filho”, define a Dra. Elaine Pádua, nutricionista, mãe de Isabella e Rafaella. Além disso, os compostos lácteos enriquecidos podem fazer uma baita diferença em todo este processo.

Desmistificando o composto lácteo

No Brasil, as crianças ingerem menos vitaminas e minerais do que o recomendado. O cálcio é um exemplo, em que 97% das crianças ingerem uma menor quantidade diária. As vitaminas A, C, D e fibras também se enquadram e possuem inúmeros benefícios, desde proteção celular até imunidade. Infelizmente, mesmo os nutrientes mais básicos ainda faltam na nutrição infantil: “Se seu filho não consegue atingir a quantidade necessária de nutrientes na alimentação, o composto lácteo pode ajudar, corrigindo essas deficiências nutricionais”, comenta a especialista. Vale lembrar que o composto lácteo é recomendado para crianças a partir de 3 anos de idade.

Segundo o “The Infant and Kids Study”, uma revisão de estudos feitos pela Nestlé, as oito principais deficiências nutricionais das crianças são: cálcio, ferro, vitaminas A, C, D e E, zinco, além das fibras, que aparecem em destaque, já que as crianças ingerem 41% menos do que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde. A boa notícia é que a partir do composto lácteo certo é possível suprir essas necessidades. Além de estimular o crescimento e desenvolvimento infantil, ele também pode reforçar a imunidade e trazer opções adequadas para a nutrição.

Qual composto lácteo usar?

Com evoluções importantes, os compostos lácteos da Nestlé preservam as características nutricionais do leite, mas trazem mudanças essenciais com a adição de vitaminas, minerais, ômega 3, DHA, fibras, entre outros. Há 75 anos, NINHO tem sido um aliado na nutrição das crianças brasileiras, liderando a inovação de leites fortificados. A grande novidade está na evolução do NINHO Forti+ Instantâneo que está mais nutritivo, já que além de vitaminas e minerais essenciais, agora é fonte de fibras.

A partir de uma nova fórmula, NINHO Forti+ Instantâneo auxilia nas oito principais deficiências nutricionais das crianças brasileiras, que já citamos anteriormente: cálcio, ferro, vitaminas A, C, D e E, zinco e fibras. Com a adição das fibras, ele contribui para um intestino mais saudável, absorção dos nutrientes e ajuda na imunidade das crianças. Desenvolvido por nutricionistas, NINHO Forti+ Instantâneo oferece todos os benefícios que cabem dentro de um copo!

Com esta evolução, o novo NINHO Forti+ Instantâneo passa a ser chamado no rótulo de composto lácteo. Calma, a gente te explica essa mudança! Pela legislação brasileira, esse é o nome dado aos produtos que contêm como principal ingrediente o leite, mas podem ser enriquecidos com diferentes tipos de nutrientes que não são naturais do leite de vaca, como é o caso das fibras no NINHO Forti+ Instantâneo. Antes de qualquer coisa, é importante reforçar que o NINHO mantém o leite como principal ingrediente! Além disso, não houve acréscimo de açúcares, óleos vegetais e corantes.

A importância das fibras

As fibras alimentares são nutrientes presentes em diversos alimentos de origem vegetal, como frutas, legumes e cereais integrais. Elas têm funções que contribuem com um intestino mais saudável, melhora a absorção de nutrientes e auxiliam na manutenção da imunidade. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, as crianças ingerem 41% menos do que o recomendado diariamente. Por isso, fica de olho na nossa dica: a complementação da alimentação com fibras para crianças em idade escolar é essencial e pode ser feita por meio de alguns compostos lácteos.