Publicado em 16/12/2013, às 18h15 - Atualizado em 15/06/2015, às 12h06 por Redação Pais&Filhos
Acredita-se que a tradição de enviar cartões de Natal começou há, aproximadamente, 150 anos na Grã-Bretanha com Henry Cole, que escreveu e publicou livros em coleções de arte e arquitetura. Conta-se que ele estava muito ocupado e quis arrumar uma maneira de escrever as mensagens para seus amigos e familiares. Então, teve a ideia de pedir a um pintor que projetasse um cartão com a mesma mensagem que seria enviada a todos da sua lista.
Outra versão da história diz que os cartões de Natal surgiram nos Estados Unidos em meados do século 19. Em 1875, Louis Prang imprimiu imagens em cores com uma série de chapas de zinco litográficas. O processo permitiu até 32 cores ser impressas em um quadro único, com o produto concluído semelhante a uma pintura a óleo.
Esses cartões estiveram em tão alta demanda que Prang não conseguiu atender a todos os seus pedidos. A demanda aumentava a cada ano que se seguia, e naquela altura Prang imprimia cinco milhões de cartões por ano. Acabou ganhando o apelido de Pai do Cartão de Natal Americano.
Os primeiros cartões de Natal eram caracterizados por flores e pássaros, depois cenas de neve, pinheiros e lareiras.
Enviar um cartão de Natal é uma ótima maneira de demonstrar carinho para a família e para os amigos. Aqui, algumas ideias para te inspirar!
1 – Cartões magnéticos
Aqui está uma ideia de cartão e novo display para a geladeira da família: transforme o desenho de seu filho em ímãs. Dá um trabalhinho, mas vale a pena!
Você vai precisar de:
Peça para a criança desenhar símbolos natalinos: pode ser árvore, Papai Noel etc. Depois, escaneie os desenhos. No computador, você poderá usar qualquer programa (Photoshop, CorelDRAW, Illustrator etc. Até mesmo o Word ou o PowerPoint podem servir – use o que preferir).
No computador, acrescente uma borda fina na cor cinza ou marcas de corte em volta da figura do ímã para que você saiba onde cortar! Acrescente uma frase, se quiser. Numa folha A4 você pode imprimir 24 ímãs no tamanho 4,5 x 5 cm (tamanho padrão para ímãs de geladeira).
Depois de imprimir as imagens em papel fotográfico, pegue o rolo de manta magnética e abra sobre a mesa. Retire o papel protetor para expor o lado adesivado. A manta magnética possui 64 cm de largura, portanto você pode encaixar três folhas em pé lado a lado.
Depois de adesivar todas as folhas, separe-as usando o estilete ou a tesoura (mas não corte os ímãs ainda).
Se você quiser acrescentar brilho e proteção aos seus ímãs, aplique o adesivo transparente (tipo Contact) sobre as folhas separadas. Por fim, basta cortar os seus ímãs individualmente, usando o estilete, a tesoura ou a guilhotina. Você deve cortá-los um a um, especialmente se estiver usando o estilete.
Foto: Reprodução Martha Stewart http://www.marthastewart.com/
2- Cartões de Natal de Botão
Uma ideia bem simples – e que fica lindo! – é fazer cartões de Natal usando botões. É só cortar cartolina, dobrar ao meio e soltar a imaginação para fazer desenhos de botão. Para fixá-los, use cola quente. Lindo, não?
Foto: Reprodução Martha Stewart http://www.marthastewart.com/
3- Cartão de guardanapo de pano
Essa ideia é fofa e fácil de fazer. Só vamos precisar de guardanapos de pano e canetinhas. É só pedir pras crianças desenharem motivos natalinos para dar de presente. E, se já souberem, podem escrever mensagens ou o próprio nome. Depois, é só amarrar com uma fita, pra dar uma graça, e colocar no envelope dobradinho.
Foto: Reprodução Martha Stewart http://www.marthastewart.com/
4 – Cartão Letra
Este é bem fácil! Em um papel (vale qualquer tipo, mas, de preferência, que seja mais firme), peça para a criança desenhar a letra inicial do nome daquela pessoa para quem vai o presente. Depois, peça para ele desenhar na letra, escrever um recadinho… Qualquer coisa! Depois é só cortar, fazer um furo e prender ao presente com uma fita.
Foto: Reprodução Martha Stewart http://www.marthastewart.com/
5- Cartão foto
Imprima em papel A4 alguma foto de seu filho ou de sua família em preto e branco. Cole em uma cartolina já dobrada ao meio (do tamanho de sua preferência). Depois, use cola, glitter – ou invente com colagens de revistas – para colorir algum detalhe da foto. E então é só escrever uma linda mensagem junto dos filhos e pronto! Arrasaram!
Foto: Reprodução Martha Stewart http://www.marthastewart.com/
6- Cartão Árvore de Natal
Utilize cartolina (ou outro papel firme) branca para fazer a base do cartão. Depois, peça para as crianças cortarem tiras de papel verde em tamanhos diferentes e proporcionais. Cole as tiras na cartolina fazendo uma árvore. Para completar, você pode pedir para que completem o desenho com canetinha mesmo – fazer os galhos, bolas de natal, presentinhos… Usem a imaginação!
Foto: Reprodução Martha Stewart http://www.marthastewart.com/
Família
“Meu pai tinha vergonha, mas eu amo ser brasileiro”, disse filho de viúva do Elvis Presley
Bebês
Fernanda Vasconcellos posta foto linda amamentando o filho e olho do bebê chama a atenção
Criança
Giovanna Ewbank coloca filho de castigo após ele fazer uma compra online inusitada : “Tá nervoso”
Família
Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família
Família
Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação.”
Família
Filha de Ana Maria Braga tem vida simples no interior de São Paulo longe da fama: veja foto inédita
Bebês
Mãe batiza gêmeos com nomes peculiares inspirados em programa de TV infantil
Família
Barbara Evans mostra encontro da filha com gêmeos recém-nascidos: "Coração completo"