Família

CoronaVac é eficaz contra casos graves da variante delta, aponta estudo

CoronaVac é eficaz contra casos graves da variante delta, aponta estudo - Getty Images
Getty Images

Publicado em 19/08/2021, às 14h06 por Helena Leite, filha de Luciana e Paulo


Um estudo feito por pesquisadores do Centro de Controle e Prevenção de Doenças da província de Cantão (Guangdong), na China, mostra que a vacina CoronaVac evita em 100% o desenvolvimento de casos graves de covid-19 causado pela variante delta e tem eficácia de 69,5% contra pneumonias decorrentes da doença.

A pesquisa foi publicada pela revista científica britânica The Lancet e os resultados  foram divulgados pelo governador João Doria em uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira, 19 de agosto. O Instituto Butantan também está conduzindo um estudo sobre a CoronaVac.

CoronaVac é eficaz contra casos graves da variante delta, aponta estudo (Foto: Getty Images)

“Esse é a conclusão do primeiro estudo publicado sobre a eficácia da Coronavac, vacina do Butantan e da biofarmacêutica chinesa Sinovac contra a covid-19, na prevenção de pneumonias e casos graves causados pela variante delta”, disse o governador, durante a coletiva.

A pesquisa, intitulada, “Effectiveness of Inactivated COVID-19 Vaccines Against Covid-19 Pneumonia and Severe Illness Caused by the B.1.617.2 (Delta) Variant: Evidence from an Outbreak in Guangdong, China”, traz mais esperanças na luta contra a variante delta da covid-19, pois conclui que a imunização total com duas doses foi 69,5% eficaz para prevenir pneumonia, um dos desdobramentos mais graves da doença. O estudo aponta que, entre não vacinados, houve 85 casos de pneumonia (1,44%). Entre os vacinados com uma dose, 12 casos (1,42%); e entre os vacinados com duas doses, cinco casos (0,35%).

Além disso, entre os vacinados com as duas doses, não foram registrados casos críticos da doença, o que indica que a CoronaVac tem 100% de eficácia contra o desenvolvimento de casos graves de covid-19, da variante delta. Na pesquisa, entre os não vacinados, houve 19 casos graves ou críticos da doença.

A pesquisa foi feita entre maio e junho de 2021, durante um surto da variante delta, e contou com a participação de 10.813 pessoas. Com exceção do grupo controle, os participantes haviam sido vacinados com uma das quatro vacinas de vírus inativado autorizadas para uso emergencial na China – a vacina da Sinovac (que no Brasil é chamada Coronavac), as vacinas HB02 e WIV04, da Sinopharm, e a BICV, da Biokangtai.

Dentre as pessoas que participaram da pesquisa, 5.888 (54,45%) não foram vacinados, 3.130 tomaram a primeira dose e 1.795 tomaram as duas doses. Entre os participantes que tomaram a primeira dose, 48,57% (2.392 pessoas) foram imunizadas com a vacina da Sinovac; entre os que receberam as duas doses, o indicador foi de 58,28% (1.046 pessoas).

Mais informações sobre a variante delta

No Brasil, a primeira morte pela variante indiana aconteceu, infelizmente, no dia 18 de abril, em uma grávida de 42 anos. Até o momento, o Rio de Janeiro é o estado com o maior número de casos, registrando 74 deles.

A variante delta já está no Brasil e é mais transmissível (Foto: Getty Images)

Com os casos da covid-19 no Brasil, inclusive das variantes, é comum surgirem dúvidas quanto à transmissibilidade e um possível agravamento da situação da pandemia no país. De acordo com o Dr. Filipe Prohaska, infectologista do Grupo Oncoclínicas, pai de Letícia e Luisa, a variante delta é conhecida por ser mais transmissível do que as outras cepas.

“O que sabemos é que por ser mais transmissível, ela faz com que os sistemas de internação se lotem muito mais rápido. Então, você tem uma sobrecarga do sistema de saúde e com isso, demora mais para o paciente chegar ao hospital e ter o tratamento adequado. E essa é a preocupação”, explica o médico.

Até o momento, não existem estudos provando que a variante Delta tenha uma taxa de mortalidade maior. Mas, o médico alerta que com a sobrecarga dos sistemas de saúde, os pacientes infectados não conseguem ter o tratamento adequado. “Isso faz com que haja uma maior demora por causa da lotação”, lamenta.

Filipe comenta que a variante Delta pode causar a recontaminaçãonos pacientes que já tiveram a covid-19, mas vale lembrar que o assunto ainda está em discussão. “Não temos dados que sugiram que a variante Delta leve a um quadro mais grave ou mais leve pela reinfecção”. Para ver mais informações sobre a variante delta da covid-19, clique aqui.


Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Foto: Reprodução/ Instagram

Bebês

Fernanda Paes Leme recusa visitas após o nascimento da filha: "Não consigo e não quero"

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Viih Tube fala sobre segundo e terceiro filhos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Viih Tube revela gravidez de segundo e adoção de terceiro filhos com Eliezer

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia Fonseca toma atitude após Maria Alice empurrar Maria Flor: “Dói mais na gente”