Coronavírus: casos leves passarão a ser testados

Governo diz que deve fornecer 10 milhões de testes rápidos nas próximas semanas para conter o avanço da doença

Resumo da Notícia

  • Ministério da Saúde confirmou que o Governo Federal adquiriu testes rápidos
  • Vai aumentar muito a velocidade de diagnóstico
  • Irá começar a realizar testes em casos mais leves

Em coletiva no fim da tarde deste sábado (21), o Ministério da Saúde confirmou que o Governo Federal adquiriu testes rápidos para auxiliar no combate ao avanço do novo Coronavírus. Eles devem ser distribuídos, na próxima semana, em todo o país.

-Publicidade-
Brasileiros se preocupam e começam a procurar locais para fazer o teste (Foto: Getty Images)

“Estamos adquirindo um volume de testes significativo para que, na próxima semana, daqui a 8 dias, tenhamos 5 milhões de testes rápidos para distribuição em todo o Brasil, para iniciarmos a realização (de testes) em casos leves”, disse o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira.

Conforme o secretário executivo do Ministério da Sáude, João Gabbardo dos Reis, foram adquiridos cerca de 5 milhões de testes rápidos, que serão realizados inclusive nos pacientes com sintomas leves, seguindo o exemplo de países como a Coréia do Sul. Até então, só os pacientes com sintomas graves estão sendo testados.

-Publicidade-

“Vai aumentar muito a velocidade de diagnóstico em todo o Brasil”, completou. Até então, somente pacientes com sintomas graves eram testados.

O secretário-executivo do ministério, João Gabbardo, afirmou que o governo federal não está mais divulgando o número de casos suspeitos porque a transmissão já é comunitária, quando não é possível saber de quem a pessoa contraiu o vírus.

“Com a transmissão comunitária, qualquer brasileiro que apresentar síndrome gripal poderá ser considerado um caso suspeito”, afirmou Gabbardo.

Até agora, foram distribuídos 27 mil kits de diagnóstico do coronavírus para todo o Brasil, comprados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!

-Publicidade-