Coronavírus envelhece em até 10 anos o cérebro de alguns pacientes, diz estudo

Um estudo publicado pelo Imperial College London mostrou que pacientes que estão se recuperando da doençapodem sofrer danos nas funções cerebrais por um longo período de tempo, mesmo após a recuperação

Resumo da Notícia

  • Um estudo publicado pelo Imperial College London mostrou que pacientes que estão se recuperando do Covid-19 podem sofrer danos nas funções cerebrais por um longo período de tempo
  • A pesquisa também indicou que o vírus pode envelhecer o cérebro em até 10 anos.
  • A equipe analisou os resultados de 84.285 voluntários que realizaram um teste chamado “Great British Intelligence Test”

Um estudo publicado pelo Imperial College London nesta terça-feira, 27 de outubro, mostrou que pacientes que estão se recuperando do Covid-19 podem sofrer danos nas funções cerebrais por um longo período de tempo. A pesquisa também indicou que o vírus pode envelhecer o cérebro em até 10 anos.

-Publicidade-
O vírus causa danos cerebrais por meses (Foto: Getty Images)

A equipe analisou os resultados de 84.285 voluntários que realizaram um teste chamado “Great British Intelligence Test”. Os dados ainda não foram analisados por outros profissionais, mas foram publicadas online no site do MedRxiv.

Assim, os resultados sugerem que o corpo continua sendo afetado pelo coronavírus mesmo quando já se passaram meses da infecção. “Nossas análises … alinham-se com a visão de que existem consequências cognitivas crônicas de se ter COVID-19”, escreveram os pesquisadores no documento. “Pessoas que se recuperaram, incluindo aquelas que não relataram mais sintomas, exibiram déficits cognitivos significativos”.

-Publicidade-

Nos testes cognitivos os voluntários foram avaliados pela eficiência cerebral para executar tarefas como lembrar palavras simples ou fazer um quebra-cabeça. O exame é bem parecido com aquele utilizado pelos médicos para avaliar o mal de Alzheimer e outras deficiências cerebrais.

A pesquisa mostrou a perda cognitiva dos voluntários (Foto: Getty Images)

App Pais&Filhos

Tem novidade na área: o novo aplicativo Pais&Filhos Interativo! Agora você pode ler conteúdos exclusivos, feitos com muito carinho pela equipe da redação da Pais&Filhos com toda a credibilidade, comprometimento e bom humor de sempre, e ainda testar seus conhecimentos sobre os principais assuntos do universo da parentalidade.

Já que ninguém cria filho sozinho, a Pais&Filhos se enxerga como parte da sua rede de apoio e para isso, disponibilizamos no aplicativo informações de qualidade sobre todas as fases da vida da criança, seja você pai ou mãe, grávida, ou até mesmo se você ainda for tentante.

Além disso, a plataforma ainda oferece quizz de perguntas e respostas para você testar seus conhecimentos sobre os mais diversos assuntos deste universo. Ao fazer o teste, você acumula pontos, e de quebra pode trocar por prêmios.

O Pais&Filhos interativo está disponível para iOS e Android, basta acessar a PlayStore ou a Apple Store direto do seu celular, baixar e fazer seu cadastro.

-Publicidade-