Covid-19: agência europeia libera vacina da Pfizer para adolescentes a partir de 12 anos

Para a aprovação do imunizante para menores de 16 anos, a agência analisou dados de um estudo feito com 2 mil adolescentes

Resumo da Notícia

  • Agência europeia libera vacina da Pfizer para adolescentes a partir de 12 anos
  • Estudos apontaram que a eficácia da vacina para essa faixa etária é de 100%
  • Para a aprovação do imunizante para menores de 16 anos, a agência analisou dados de um estudo feito com 2 mil adolescentes
  • A vacina da farmacêutica também está aprovada para pessoas a partir dos 12 anos nos Estados Unidos

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) autorizou o uso da vacina da Pfizer/BioNTech contra a covid-19 para adolescentes entre 12 e 15 anos. O imunizante já foi autorizado para essa faixa etária também nos Estados Unidos. A vacina foi a primeira autorizada para aplicação em menores de 16 anos na Europa e a decisão foi tomada com base nos testes apresentados pela farmacêutica.

-Publicidade-

“O uso da Cominarty em crianças de 12 a 15 anos será o mesmo que para as pessoas com mais de 16 anos. Serão dadas duas injeções nos músculos da parte superior do braço, com uma distância de três semanas”, diz a nota de explicação sobre a escolha do uso do imunizante, conforme apontado pelo portal R7.

Agência europeia libera vacina da Pfizer para adolescentes a partir de 12 anos (Foto: Getty Images)

A agência explicou, ainda, que os dados analisados para a tomada da decisão vieram de um estudo feito com cerca de 2 mil adolescentes. Durante a pesquisa, metade dos jovens receberam placebo e outra metade receberam a dose da vacina. Dos 1.005 que receberam o imunizante, nenhum teve sintomas da covid-19. Além disso, no grupo de controle de 978 pessoas, 16 contraíram o novo coronavírus. “Isso significa, nesse estudo, que a vacina tem 100% de eficácia na prevenção da Covid-19 (mesmo que a taxa real possa variar entre 75% e 100%)”, explica o comunicado.

11º Seminário Internacional Pais&Filhos – A Sua Realidade

Está chegando! O 11º Seminário Internacional Pais&Filhos vai acontecer no dia 1 de junho, com oito horas seguidas de live, em formato completamente online e grátis. E tem mais: você pode participar dos sorteios e ganhar prêmios incríveis. Para se inscrever para os sorteios, ver a programação completa e assistir ao Seminário no dia, clique aqui!

Além da Pfizer, outras vacinas, como a Moderna e a Oxford/AstraZeneca também estão realizando testes para verificar a segurança e eficácia do imunizante em adolescentes menores de 16 anos. Enquanto isso, no Brasil, a Pfizer está fazendo testes de segurança e eficácia em gestantes.