Covid-19: Anvisa suspende temporariamente testes da Coronavac no Brasil

A interrupção aconteceu após a notificação de um “evento adverso grave” que teria acontecido no dia 29 de outubro. A causa específica, entretando, ainda não foi divulgada

Resumo da Notícia

  • A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou a suspensão temporária dos testes em humanos da Coronavac
  • A interrupção foi feita por causa de um “evento adverso grave” que teria acontecido no último dia 29
  • A causa específica, no entanto, não foi anunciada

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou na noite desta segunda-feira, 9 de novembro, a suspensão temporária dos testes em humanos da Coronavac. A interrupção foi feita por causa de um “evento adverso grave” que teria acontecido no último dia 29. A causa específica, no entanto, não foi anunciada.

-Publicidade-
Os testes foram suspensos nesta segunda-feira (Foto: iStock)

A vacina era uma das principais candidatas a imunizante contra a Covid-19, principalmente no estado de São Paulo, que possui uma parceria com o laboratório chinês Sinovac Biotech para a fabricação e desenvolvimento do medicamento no Instituto Butantan. Com a suspensão, nenhum novo voluntário pode ser vacinado.

O Instituto Butantan já afirmou em nota que “foi surpreendido” pela ação da Anvisa e que está “apurando em detalhes o que houve com o andamento dos estudos clínicos da Coronavac”. Apesar da surpresa, a decisão está prevista nas normas da Agência e fazem parte dos chamados procedimentos de “Boas Práticas Clínicas”.

-Publicidade-
Não se sabe a causa exata da paralisação (Foto: Getty Images)

Estão entre os efeitos colaterais considerados “graves” na testagem de uma vacina:

– Morte

– Evento adverso potencialmente fatal

– Incapacidade ou invalidez persistente

– Internação hospitalar do paciente

– Anomalia congênita ou defeito de nascimento

– Qualquer suspeita de transmissão de agente infeccioso por meio de um dispositivo médico

– Evento clinicamente significante.

Morte de voluntário pode ter causado paralisão, diz CBN

A rádio CBN informou que a pausa nos ensaios clínicos foi dada depois da morte de um voluntário brasileiro. A informação, porém, ainda não foi confirmada pela Anvisa.

Seminário Internacional Pais&Filhos

O 10º Seminário Internacional Pais&Filhos – Quem Ama Cria está chegando! Ele vai acontecer no dia 1 de dezembro, com oito horas seguidas de live, em formato completamente online e grátis. E tem mais: você pode participar do sorteio e ganhar prêmios incríveis. Para se inscrever para os sorteios, ver a programação completa e assistir ao Seminário no dia, clique aqui!

-Publicidade-