Covid-19: Governo vai exigir exame negativo do vírus para entrada no país

A medida começa a valer a partir do dia 30 de dezembro. O teste deverá ser do tipo PCR e precisará ter sido feito até 72 horas antes do embarque

Resumo da Notícia

  • Na última quinta-feira, 17 de dezembro, o governo publicou uma portaria que exige tanto para brasileiros quanto para estrangeiros teste negativo da Covid-19 antes de entrar no país
  • O teste deverá ter sido feito até 72 horas antes da entrada e o exame deverá ser do tipo PCR
  • A medida vai começar a valer a partir do dia 30 deste mês

Na última quinta-feira, 17 de dezembro, o governo publicou uma portaria que exige tanto para brasileiros quanto para estrangeiros teste negativo da Covid-19 antes de entrar no país. O teste deverá ter sido feito até 72 horas antes da entrada e o exame deverá ser do tipo PCR.

-Publicidade-

A medida vai começar a valer a partir do dia 30 deste mês. A portaria também determina que o viajante assine uma declaração de saúde para concordar com as medidas de prevenção da Covid-19 que deverá seguir enquanto estiver no país. O texto não especifica quais são as medidas.

Será necessária apresentação de teste negativo para a covid antes de entrar no país (Foto: Unsplash)

Caso o viajante não cumpra as exigências ele estará sujeito a deportação, multas e inabilitação de eventual pedido de refúgio.

Uma nota técnica da agência já recomendava a apresentação de um teste negativo para Covid-19 antes da entrada no Brasil. Mas, até então, o governo vinha ignorando a orientação da Anvisa. Uma portaria publicada no dia 11, com regra para entrada de estrangeiros, não determinava a obrigatoriedade do exame.