Covid-19: São Paulo recua quarentena para fase amarela

Capital e demais regiões do estado que estavam na fase verde regridem de fase pós alta de internações e casos do novo coronavírus

Resumo da Notícia

  • O Estado de São Paulo retrocederá na abertura de atividades
  • A ideia é promover o controle da doença nessas áreas
  • Haverá uma reunião com 62 prefeitos de áreas onde houve forte aumento de internações e casos.
  • A próxima classificação do Plano se dará somente em 4 de janeiro

O Estado de São Paulo retrocederá na abertura de atividades após alta de internações e casos de Covid-19 nas últimas semanas, assim como em outras regiões do estado que também estavam em fase verde. Com a decisão, comércios e serviços vão voltar a funcionar menos horas por dia.

-Publicidade-
Com a decisão, comércios e serviços vão voltar a funcionar menos horas por dia  (Foto: Rodrigo Paiva/Getty Images)

A regressão de fase foi anunciada nesta segunda-feira, 30 de novembro, pelo prefeito João Doria (PSDB). Segundo o Jornal  Folha, neste momento, a capital encontra-se na fase 4 (verde), que é mais flexível em termos de restrições para combater o novo coronavírus. Também estão na fase 4 as regiões de Campinas, Sorocaba e Baixada Santista, totalizando 76% da população do estado. Já outra parte do estado, está na fase 3, a amarela.

Com a queda no número de casos em setembro, as atualizações do número de caos que eram feitas a cada duas semanas, passaram a ser mensais. Porém, devido as eleições,  a atualização que deveria ter sido feita no dia 19 de novembro, foi adiada para depois do segundo turno.

-Publicidade-

A secretária de desenvolvimento, Patricia Ellen, reforçou que o adiamento também foi uma medida de cautela, devido a instabilidade no sistema do Ministério da Saúde da semana anterior, os dados que o governo tinham disponíveis poderiam conter alguma distorção e cidades com alta de caso poderiam progredir para a fase verde.

Amanhã, 31 de novembro,  haverá uma reunião com 62 prefeitos de áreas onde houve forte aumento de internações e casos. A ideia é promover o controle da doença nessas áreas. A próxima classificação do Plano se dará somente em 4 de janeiro.

10º Seminário Internacional Pais&Filhos

É amanhã! O 10º Seminário Internacional Pais&Filhos – Quem Ama Cria está chegando! São oito horas seguidas de live, em formato completamente online e grátis. E tem mais: para se inscrever para os sorteios e ganhar prêmios incríveis, clique aqui!

O que muda com o regresso?

Com o regresso para a fase amarela, ainda não se sabe se haverá alterações no que era permitido anteriormente, bem como o horário de funcionamento e a ocupação de comércios e serviços.

Doria, também ressaltou que a mudança não altera a volta às aulas. E que não haverá fechamento de atividades econômicas. Ele chamou a mudança no curso de reabertura de “medida de cautela”.

Entenda 5 fases da quarentena

  • Fase 1 (vermelha), de controle mais restrito, que permite apenas abertura da indústria e construção civil.
  • Fase 2 (laranja), que permite a reabertura, com restrições, de atividades imobiliárias, concessionárias de veículos, escritórios e shoppings centers.
  • Fase 3 (amarela), de “flexibilização”, o plano libera totalmente as atividades retomadas na etapa anterior, mantenda as restrições apenas em shoppings e comércios. Também permite a reabertura, com limites, de bares, restaurantes e salões de beleza.
  • Fase 4 (verde), de “abertura parcial”, inclui as academias para a reabertura com restrições.
  • Fase 5 (azul), chama de “normal controlado” permite a retomada das atividades sem restrições, desde que seguidos os protocolos de segurança sanitária.

 CYBER MONDAY

Perdeu a Black Friday? Última chamada para aproveitar muitos produtos com descontos nesta Cyber Monday da Amazon! Para conferir todas as promoções em várias categorias, clique AQUI! Aproveite também o cupom OUTLET30 e ganhe 30% off em itens selecionados clicando AQUI. Você ainda pode ter frete grátis e promoções exclusivas ao se tornar um membro Prime! A assinatura é de apenas R$ 9,90 por mês e também garante entrega mais rápida, acesso a filmes, séries e desenhos animados. Inscreva-se e ganhe 30 dias grátis CLICANDO AQUI