Crânio de dinossauro ‘amedrontador’ é encontrado na Patagônia: conheça mais sobre a descoberta

O Llukalkan aliocranianus tinha chifres, cerca de 5 metros de comprimento e habitava a América do Sul há 85 milhões de anos

Resumo da Notícia

  • Crânio de dinossauro 'amedrontador' é encontrado na Patagônia
  • O Llukalkan aliocranianus tinha chifres, cerca de 5 metros de comprimento
  • Ele habitava a América do Sul há 85 milhões de anos
  • O pesquisadores descobriram algumas características marcantes dele

Alô amantes de dinossauros! Cientistas acharam o crânio de um grande dinossauro carnívoro batizado como “aquele que causa medo”, a partir de vocábulos da língua nativa mapuche, enquanto exploravam fósseis do sul da Argentina. De acordo com o que foi dito por eles à BBC, o Llukalkan aliocranianus tinha chifres, cerca de 5 metros de comprimento e habitava a América do Sul há 85 milhões de anos, no período intitulado como Cretáceo.

-Publicidade-
Pesquisadores encontram fóssil de dinossauro na Patagônia (Foto: reprodução/ revista científica Journal of Vertebrate Paleontology )

Perto da onde encontraram o crânio, os pesquisadores também acharam um fóssil de outro dinossauro, o que eles consideram algo bastante incomum. As descobertas foram feitas na Patagônia e apresentadas na revista científica Journal of Vertebrate Paleontology na última terça-feira, 30 de março.

Como o Tyrannosaurus rex, o Llukalkan aliocranianus tinha duas pernas e braços muito curtos, mas um tamanho médio em comparação ao T. Rex. O animal também tinha chifres curtos e dedos minúsculos. Os pesquisadores acreditam que ele pesava entre uma e cinco toneladas, um pouco mais leve do que um elefante africano adulto.

-Publicidade-

O animal provavelmente era um predador temível e as descobertas sugerem que ele tinha uma audição melhor do que outros dinossauros da família dos abelisaurídeos. Essa característica, como apontado pelo Federico Gianechini, paleontólogo da Universidade Nacional de San Luis, na Argentina, à agência de notícias Reuters, provavelmente fazia com que ele fosse um caçador melhor que os outros.