Publicado em 23/06/2022, às 08h15 por Redação Pais&Filhos
Conforme apuração realizada pelo G1, uma criança de apenas quatro anos fez inalação com um copo plástico descartável, durante a noite do último domingo, 19 de junho. O caso aconteceu no Hospital de Clínicas de Campo Limpo Paulista. A mãe foi ao atendimento médico após a filha passar mal e apresentar um quadro gripal há algum tempo.
Ainda de acordo com o jornal, o médico que realizou o atendimento informou que a criança estava com uma suspeita de pneumonia, tornando-se necessário fazer um procedimento com aparelho de inalação três vezes a cada 20 minutos. Na sequência, ela tinha que passar por um exame de raio X e voltar ao hospital. Porém, quando as familiares foram direcionadas à equipe de enfermagem, a mãe relatou que não tinha mais espaçador disponível.
“Tomei um susto, eles não estavam com esse espaçador. A enfermeira falou para mim: ‘olha, a gente não está com o espaçador aqui, mas vamos improvisar e colocar um copinho’. Aí eu falei: ‘moça, isso não vai dar certo’ . Ela falou assim: ‘não vai ser 100% eficaz igual com o espaçador, mas é o que a gente tem para trabalhar no momento”, disse.
A mãe da paciente também questionou a enfermeira sobre o procedimento. “Questionei sobre o que estava acontecendo e ela disse: ‘olha, o hospital até tem o espaçador, porém, não tem profissionais para fazer a esterilização, a higienização deste aparelho, e a quantidade de espaçador que o hospital tem não é suficiente, por isso a gente está o dia todo quebrando galho com copo descartável”. A matriarca também disse que, pouco tempo depois, outra mãe chegou ao local com uma criança para fazer o mesmo procedimento, e a medicação foi realizada da mesma forma, com copo de plástico.
Ao G1, a Prefeitura de Campo Limpo Paulista disse que abriu uma sindicância durante a manhã de quarta-feira, 22 de junho, para apurar o caso. Em nota, a administração do município informou que tomará as devidas decisões e irá punir a organização social que administra o Hospital de Clínicas.
“O órgão também reforça que repudia esse tipo de atitude e que o acontecimento não interfere no desempenho da equipe do hospital”. A Secretaria Municipal de Saúde deve ouvir durante esta semana os funcionários do Hospital de Clínicas da cidade e também a direção da ANSS, a qual é responsável pela administração da unidade.
“Imediatamente foi aberta sindicância, na forma da lei, para a apuração da veracidade das fotos, sobre o local onde foram tiradas, sobre eventual responsabilidade de colaboradores dessa entidade (…) E de cumpridora de todas as obrigações legais, sociais e humanitárias dos pacientes sob seus cuidados, de forma que não pactua e jamais pactuaria com os atos supostamente efetivados nas fotos apresentadas”, informaram.
Por fim, a ANSS disse que todos os equipamentos necessários para o atendimento dos pacientes do hospital estão disponíveis nos estoques.
Família
Bruna Biancardi mostra a filha, Mavie, e detalhe na bebê gera repercussão: "Incomoda muito"
Família
Junior diz que marca hora para ter relações sexuais e explica o motivo
Família
Astrid Fontenelle diz que adoção levou ao divórcio: "Não via brilho nos olhos"
Família
Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação.”
Família
Neymar Jr. celebra 2 meses da filha com vídeo mostrando momento de carinho
Família
Kelly Key fala sobre sua mudança para Angola com a família: “Terra de oportunidades”
Família
Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli
Família
Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família