Criança infectada com vírus Marburg, semelhante ao Ebola, morre em Gana

Esse é o primeiro surto da doença no país e até o momento três mortes já foram confirmadas

Resumo da Notícia

  • O vírus é considerado altamente infeccioso
  • A criança morreu nessa terça-feira, dia 2 de agosto
  • O primeiro caso do vírus na região foi  identificado em Guiné

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma criança contraiu o vírus Marburg e morreu nessa terça-feira do dia 2 de agosto. O caso ocorreu em Gana, na África. De acordo com informações sobre o grau de transmissão desse novo vírus, é possível compará-lo com o Ebola, altamente infeccioso e, por isso, uma ameaça à saúde. As pessoas que contraíram a doença apresentaram sintomas como diarreia, febre, náusea e vômito.

-Publicidade-
Os casos foram confirmados por um laboratório do Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde
Os casos foram confirmados por um laboratório do Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde (Foto: Freepik)

A morte da criança faz com que o número total de vítimas no país, devido ao vírus Marburg, passe de dois para três. O primeiro surto da doença, em Gana, foi registrado no mês passado. Entretanto, o primeiro caso do vírus foi detectado em 2021 na Guiné, país que também faz parte da África Ocidental.

Os dois outros casos de mortes pelas doença foram registrados na semana passada, no final de julho, segundo dados da OMS. Informações sobre a criança, como sexo ou idade, não foram divulgadas. Ainda, de acordo com a Organização, o meio de transmissão da doença são os morcegos. Por meio dos animais frugívoros, o Marburg se espalha entre os humanos através do contato direto com fluidos corporais, superfícies e materiais contaminados.

Ibrahima Soce Fall, subdiretor geral da OMS, conversou com a imprensa sobre os casos identificados em Gana: “Na semana passada mencionei os dois casos adicionais. Um é a esposa do caso índice e o outro é o filho do caso índice e a criança infelizmente morreu, mas a esposa ainda está viva e melhorando”.

 

Vote na Pais&Filhos para o Troféu Mulher Imprensa!

Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos, está concorrendo ao prêmio da categoria Pertencimento e Inovação da 16ª edição do Troféu Mulher Imprensa! Para votar, é muito simples: CLIQUE AQUI e aperte o botão ao lado da foto da Andressa para que ele fique azul. Em seguida, preencha o campo com seus dados e vá até seu email: será preciso confirmar o seu voto clicando em um link. Depois disso, sucesso! Seu voto já foi contabilizado. Obrigada!

 

Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos está concorrendo ao Troféu Mulher Imprensa
Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos está concorrendo ao Troféu Mulher Imprensa (Foto: Divulgação/Pais&Filhos)

 

Assista ao POD&tudo com as gêmeas Bia e Branca Feres