Crianças em casa: saiba o que seu filho precisa aprender antes de voltar as aulas!

Não tem como negar, apesar de tudo, ganhamos o que mais sonhávamos: tempo em família! Taís e Roberta são mãe filha apaixonadas por educação, e falaram como devemos focar em ajudar nossas crianças a desenvolver habilidades que as deixarão prontas para enfrentar desafios da vida real

Resumo da Notícia

  • Ganhamos o tão sonhado tempo com os filhos
  • O que nossos filhos mais precisam aprender hoje está totalmente ao alcance dos pais
  • Os filhos devem voltar para a escola com mais paciência, maior capacidade de concentração, habilidade para lidar com frustrações
  • Saiba como desenvolver essas competências
O que mais nossos filhos precisam aprender hoje, está totalmente ao alcance dos pais, e fará diferença nos próximos anos  letivos (Foto: Getty Images)

Mesmo não tendo sido exatamente como imaginávamos, o fato é que ganhamos o tão sonhado tempo com os filhos. Não podemos negar o enorme desafio que é a convivência em tempo integral sem o suporte da nossa rede de apoio. Estamos todos lidando com uma situação nova, que exige muito equilíbrio emocional na convivência em família e um tanto de sangue frio em relação às expectativas para o futuro.
Não é hora para se preocupar com novos conteúdos escolares.

E nem de comparar a escola do seu filho com outras escolas. Tampouco de pensar em avaliações, notas, calendário letivo. Enquanto estamos vivendo com os filhos em casa e assim que pudermos voltar a sair, é preciso concentrar nosso foco em ajudar nossas crianças a desenvolver habilidades que as deixarão prontas para enfrentar desafios da vida real. Assim seu filho vai tirar de letra o restante do ano letivo. E todos os outros anos que tiver na escola ao longo da vida.

O que nossos filhos mais precisam aprender hoje está totalmente ao alcance dos pais. Os alunos que voltarem para a escola com mais paciência, maior capacidade de concentração, habilidade para lidar com frustrações e capazes de respeitar opiniões diferentes das deles estarão prontos para retomar os estudos. Sem estresse, sem dificuldades, sem necessidade de se comparar com outros colegas.

Para que seu filho desenvolva essas competências, organize uma rotina semanal que inclua tempo para leitura e escrita, conversas e brincadeiras em família, horário para ir para a cama e responsabilidade compartilhada na organização e limpeza da casa.

Com ou sem confinamento, uma rotina que inclua esses elementos favorece o desenvolvimento das crianças e o bem-estar emocional dos pais. Ao mesmo tempo que ajuda seu filho a se tornar mais independente, essa rotina permite que você abra espaço para cuidar do seu corpo e da sua mente.

Seu bem-estar é parte do que vai fazer essa tempestade passar. E quando passar, o mundo não será mais aquele que conhecemos. Será um lugar melhor para se viver. Para enxergar todos os aspectos positivos da nova vida que construiremos, você precisa estar inteira, determinada a fazer da sua relação em família um símbolo de leveza, respeito, pensamento coletivo e autocuidado constante.

E nós estaremos aqui, junto com você, sempre de mãos dadas, rumo a um mundo melhor!

Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!