Cristais e gemas: veja como eles podem te ajudar a se conectar com o seu filho

Embora sejam realmente apenas rochas, muitos têm propriedades poderosas; aprenda como usá-los para fortalecer os laços familiares

Resumo da Notícia

  • Cristais, rochas e gemas são imbuídos de várias características espirituais
  • O bem-estar que eles trazem se tornou tendência e agora está caindo na realidade dos pais e na criação dos filhos
  • Os cristais podem ajudá-lo a discutir emoções e ter conversas mais profundas em família

Era o primeiro dia na pré-escola, e minha filha de 3 anos, Lucy, estava indo de uma rotina em casa para uma grande instituição de crianças na cidade. O lanche estava embrulhado, os formulários de soneca também, o uniforme azul e caqui passado, e ela estava pronta para ir ao ônibus escolar. Mesmo assim, eu senti que algo estava faltando. “Aqui está uma turmalina, para bravura”, disse, pegando uma pedra preta brilhante da prateleira e colocando no bolso de Lucy, ciente de que entregar um cristal a ela ao invés de um bicho de pelúcia iria com certeza me rotular como uma “mãe no mundo da lua” se a professora visse. Ou talvez, não.

-Publicidade-

Cristais, rochas e gemas são imbuídos de várias características espirituais e recentemente se popularizaram. O bem-estar que eles trazem se tornou tendência e agora está caindo na realidade dos pais e na criação dos filhos. Mesmo pais céticos e racionais parecem intrigados com o potencial impacto. “Eu me considero muito pé no chão, mas tem tanto sobre a parentalidade que é um mistério”, opina Melissa Stewart, mãe de dois, do Colorado. “Você não tem ideia de como ou porquê as crianças se comportam desse jeito, então se eu penso que um quartzo rosa ajuda a acalmar nossa família, por que eu não manteria perto da mesa de jantar para evitar um ataque de birra?”, questiona. Eu me sinto da mesma forma.

Durante a gravidez e durante o primeiro ano de vida da minha filha, eu devo ter lido mais de 100 livros sobre o assunto, de parentalidade ao desenvolvimento infantil. Eu entrei em mais de 30 grupos de pais no Facebook. Eu agendei alertas para algumas palavras-chaves para que sempre estivesse atualizada sobre as últimas pesquisas. Mas, às vezes, eu não estou procurando por fatos, e, sim, algo que não pode ser comprovado.

-Publicidade-

De olho no sinal

Embora os cristais sejam realmente apenas rochas, muitos tipos de rochas têm propriedades poderosas. Um dos melhores exemplos é o quartzo. O mineral é usado em muitos relógios e dispositivos de cronometragem porque mantém um padrão de frequência preciso.

Quando a bateria de um relógio envia uma carga elétrica minúscula para um cristal de quartzo, ele vibrará 32.768 vezes por segundo. Esteja você debaixo d’água, na terra, ou indo buscar seu filho na escola. “Tudo no planeta é energia, e diferentes tipos de cristais têm diferentes frequências vibracionais que podem ser usados ​​como ferramentas para ajudá-lo a alcançar seu objetivos”, explica Heather Askinosie, cofundador da Energy Muse, uma empresa online de loja de cristais e co-autor de Crystal Musa.

Eles tem propriedades poderosas (Foto: Reprodução/ Parents)

Ao longo da história, civilizações transformaram gemas em  símbolos religiosos, amuletos de boa sorte e talismãs para afastar o mal. “Eu digo às pessoas que os cristais são como música”, diz Emelie Collet, uma certificada praticante de terapia com cristais e mãe de quatro crianças.

“A maneira como você se sente quando está ouvindo hip-hop é muito diferente de como você se sente ao ouvir música clássica, e isso está relacionado ao ritmos e vibrações de cada gênero. De um modo geral, os cristais atuam da mesma maneira. Você pode não ser capaz de ver a forma como funcionam, mas isso não significa eles não esteja, fazendo nada”, concluiu ela.

Use a mágica mineral na criação dos seu filho

Defensores dos cristais acreditam que as pedras permitem a entrada de energia positiva e regenerativa correndo pelo corpo e a saída de energia negativa e doentia. Acredita-se que alguns cristais possuem propriedades que beneficiam partes específicas do corpo quando colocados na testa, peito ou estômago. Há alguns poucos estudos convencionais com cristais, mas a pesquisa da Goldsmiths, University of London sugere que o “efeito placebo” pode funcionar.

Os participantes do estudo preencheram um questionário para descobrir o nível de crença deles em relação ao assunto paranormal. Depois, foi pedido que eles meditassem enquanto um grupo segurava um quartzo rosa real e outro um falso, pensando que era verdadeiro. Ambos os grupos reportaram sentir um calor nas mãos e um sentimento geral de bem-estar, e aqueles que tinham uma maior crença nesses assuntos, contaram que se sentiram sensações mais intensas, independentemente de estarem segurando um cristal real ou não. Em outras palavras, parece que o poder da sugestão (no efeito dos cristais) teve efeito e não o cristal verdadeiro.

Contudo, isso não significa que esses sentimentos não foram reais. “O efeito placebo não é insignificante. Milhares de estudos apontaram o impacto positivo desse efeito quando comparado com princípios ativos farmacêuticos. E a pesquisa mostrou que pacientes podem melhorar, mesmo quando sabem que estão tomando um placebo”, esclarece Alice D. Domar, diretora executiva do Domar Center for Mind/Body Health, em Massachusetts. Enquanto os cristais podem agir como uma barreira de proteção para você e seus filhos, eles não substituem o pediatra. Tenha em mente também que pequenos cristais correm risco de asfixia, e joias de cura, como colares e braceletes de âmbar feitos para ajudar na dor de dente dos mais novos, podem ter um perigo de estrangulamento para bebês e crianças.

As pessoas que praticam a terapia de cristais concordam que essa prática não deve ficar no caminho de um conselho médico ou cuidado hospitalar regular – e que supervisionar as crianças menores com cristais pequenos ou frágeis é essencial. Mas Alice entende o motivo dos pais também realizarem essa abordagem natural para si e os filhos. “Embora estamos conectados às outras pessoas e máquinas o tempo todo, nós perdemos as maneiras de se conectar com a Terra. Os cristais podem ser um meio de se reconectar com essa parte vital de nós mesmos”, defende.

Os cristais podem te ajudar a discutir emoções e ter conversas mais profundas com seu filho. Por exemplo, se você tem uma tigela de cristais na sua casa, você pode perguntar à sua criança para escolher um e falar sobre o que a forma da gema o remete e o que o faz pensar.

Se ele escolhe uma ametista roxa porque parece um pirulito, você poderia perguntar a ele como os pirulitos o fazem se sentir e então ter uma discussão sobre felicidade. (Só não o deixe comer!). “Cristais são ferramentas”, diz Askinosie. “Eles não vão conceder seus desejos, mas podem conectá-lo ao seu poder e te ajudar a fazer o seu sonho uma realidade”, conclui.

Os cristais podem te ajudar a discutir emoções e ter conversas mais profundas com seu filho (Foto: Reprodução/ Parents)

Digamos que seu filho esteja receoso de entrar na aula de violão. Dando a ela uma ágata de renda azul para segurar no carro e, em seguida, lembrando-o de que ele é valente e forte, isso pode se tornar um ritual entre vocês dois.

Outra ideia seria passar um quartzo rosa, que é conhecido por amplificar o amor, de mão em mão na mesa de jantar para que todos tenham sua vez para falar sobre a melhor parte do dia ou como um faz-de-conta. E, claro, já que eles são da terra, os cristais são uma ótima porta de entrada para discutir a natureza e encorajar as crianças a procurar por pedras que gostam no próprio quintal.

No fim do dia, eu sei que a coleção de cristais que eu e minha filha coletamos tem um pé no mundo da lua. Mas não é como se essa terapia estivesse superando a escovação dos dentes ou hora leitura na rotina. Eu amo como os cristais se tornaram uma ferramenta poderosa para a Lucy e eu conversarmos sobre as emoções. É importante também olhar para além dos cristais, para uma grande lição que é: você nunca está muito velho ou muito ocupado para um pouco de mágica.

Os melhores cristais para as famílias

Faça a hora de dormir mais fácil

Conhecido por cultivar relacionamentos, bloquear energias negativas e curar a insônia (o que inclui a transição do berço para a cama), a ametista é uma pedra prática e positiva para se ter no quarto.

Transmita energias felizes

O quartzo transparente ajuda a amplificar a energia de de qualquer outro cristal, segundo Emelie Collet. Você também pode infundi-lo com a sua própria energia amorosa e dar para o seu filho segurar quando ele estiver nervoso.

Encontre o seu foco

Se a sua mente está sempre sendo acelerada por dúvidas sobre a maternidade, acredita-se que a linda fluorita arco-íris traga clareza mental e te ajuda a decidir o que vale e o que não vale a pena pensar sobre.

Passe menos tempo nas telas

Você dorme toda noite rolando pelo feed do Instagram? Shungite promete te proteger da energia eletromagnética e também pode te ajudar a desestressar. Até ir para a cama antes da meia-noite, pela primeira vez em muito tempo.

Confie nos seus instintos

Perfeita para mães de primeira viagem a pedra lunar é conhecida por canalizar a lua, símbolo da feminilidade. “Conforme você está aprendendo a ser mãe, o cristal pode te ajudar a se lembrar a seguir os seus instintos, até no 3º dia em claro com um recém-nascido”, diz Collet.

-Publicidade-