Família

Cuidados diários com a saúde do nariz: esse hábito não deve tirar férias

iStock
iStock

Publicado em 30/11/2018, às 12h09 - Atualizado em 30/01/2020, às 19h41 por Marina Paschoal, filha de Selma e Antonio Jorge


(Foto: iStock)
(Foto: iStock)

As aulas podem ter acabado, mas a rotina de cuidados com o nariz não tira férias – principalmente durante a primavera, que é bem marcada pelas flores e, consequentemente pela presença de pólens, no sul do país e mudança brusca de temperatura nas demais regiões do Brasil. Apesar do inverno e o tempo seco ficarem para trás, esse crescimento da polinização das flores e plantas podem causar aumento de irritações nasais, especialmente nos alérgicos que, segundo dados da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) representam cerca de 25% dos brasileiros. “Essa combinação de mudanças na primavera favorece alergias como rinites, por exemplo”, explica a otorrinolaringologista Maura Neves, do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (USP), filha de Manuel e Maria Lucia.

Para saber diferenciar o nariz irritado do ressecado, a médica explica: “Na irritação nasal temos como principais sintomas a obstrução, coriza, espirros e coceira nos olhos, nariz e céu da boca. Já o nariz que está ressecado, apresenta ardência, formação de crostas, secreção espessa e eventualmente sangramento”. Mas, calma. É possível evitar tudo isso com simples hábitos como, por exemplo, lavar sempre as mãos, manter as vacinas em dia, ficar de olho na manutenção do ar-condicionado, beber bastante água e, claro, lavar e hidratar o nariz todos os dias. “A lavagem nasal diária tem comprovação científica de prevenir doenças respiratórias como gripes e resfriados. Além disso, tem papel importante no tratamento de rinites e sinusites”, Maura esclarece.

Para você ter ideia de como é importante incluir esse hábito na rotina, a otorrinolaringologista recomenda que seja feito desde bebê. “As condições climáticas e de dispersão de alérgenos e irritantes nasais mudaram bastante nos últimos anos, com aumento importante desses agentes no ar. Além disso, mudanças de comportamento social, com as crianças frequentando escolas mais precocemente, favorecem a transmissão de doenças respiratórias nessa faixa etária”, ela explica.

E não para por aí: ter a rotina de limpeza nasal melhora os mecanismos de defesa do nosso organismo e diminui as infecções e crises de alergia como um todo. A recomendação é que a lavagem seja feita com solução fisiológica duas vezes por dia. “Sugiro sempre fazer as lavagens pela manhã e à noite, ao deitar, junto com a higiene bucal. Em caso de doenças, devem ser feitas em maior número, no mínimo 4 por dia. Métodos como spray nasal facilitam o transporte para trabalho e escola”, Maura indica. Assim, eliminam-se as impurezas que podem estar na cavidade nasal e, com a hidratação, a mucosa permanece hidratada por mais tempo, o que ajuda a manter o bom funcionamento do nariz.

Cuidando do nariz em duas etapas

Para manter a saúde nasal em dia, a Libbs Farmacêutica tem uma linha completa para os hábitos de limpeza e hidratação do Ciclo da Saúde Nasal, com produtos para cuidados respiratórios e tratamento contínuo, todas as embalagens da linha possuem área para a marcação do nome do paciente, assim não corre o risco de uma pessoa usar o produto de outra. É igual escova de dente, cada um tem a sua.

– Para limpar

A linha Salsep remove as impurezas e existe em dois formatos: Salsep 360, que é um spray de solução salina sem conservantes, indicados para recém-nascidos e crianças até 4 anos, já que tem válvula que permite a aplicação em 360 graus – ou seja, funciona até com o bebê deitado e Salsep pensado para crianças e adultos, o Salsep Jet  e o Salsep Jet Kids, que têm a mesma solução, só que com frascos anatômicos, com jato contínuo que promove a limpeza mais profunda.

Salsep e Salsep 360 (Foto: Divulgação/Libbs)
Salsep e Salsep 360 (Foto: Divulgação/Libbs)
Salsep Jet e Salsep Jet Kids (Foto: Divulgação/Libbs)
Salsep Jet e Salsep Jet Kids (Foto: Divulgação/Libbs)

– Para hidratar

O Maxidrate é um produto que foi pensado especialmente para prevenir e tratar o nariz ressecado e o sangramento nasal (chamado de epistaxe). O gel nasal é o único no mercado e promove hidratação prolongada da mucosa nasal permitindo com que o nariz funcione normalmente.

Maxidrate (Foto: Divulgação/Libbs)
Maxidrate (Foto: Divulgação/Libbs)

Leia também

9 dicas para evitar as doenças de inverno

O primeiro resfriado

Gripe e resfriado: aprenda a diferenciar


Palavras-chave
Saúde

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

(Foto: reprodução/Instagram)

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Menina morre em tubulação de piscina - (Foto: Reprodução)

Família

Menina de 8 anos é encontrada morta em tubulação de piscina em hotel luxuoso

Ticiane Pinheiro e família - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Sabrina Sato compartilha momentos da viagem para Paris com Zoe, Nicolas Prattes e família do ator - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Sabrina Sato se declara para Nicolas Prattes após Duda Nagle anunciar separação

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar