Família

Culpa não: “faz tempo que não choro”, relata Deborah Secco

Reprodução / Instagram @dedesecco
Reprodução / Instagram @dedesecco

Publicado em 14/10/2016, às 09h03 - Atualizado em 30/01/2020, às 19h29 por Redação Pais&Filhos


A atriz Deborah Secco é mãe de Maria Flor há 10 meses e compartilha com os fãs a felicidade que vem sentindo nesse momento de sua vida. Ela está no ar em Malhação, com a personagem Tânia e só grava duas vezes por semana, para garantir que tenha tempo livre com a filha.

“Tudo o que eu queria na vida aconteceu. Estou muito sem problemas, faz tempo que não choro. Esta fase é abençoada. Se pudesse, congelaria esse momento. Estou aprendendo a ser mãe, com erros e acertos, o que é delicioso”, afirma Deborah para a repórter Anna Luiza Santiago.

Dentre as escolhas da atriz está a de evitar um pouco ir à praia, por conta dos paparazzi. No entanto, ela ainda afirma que tenta lidar com a fama da forma mais saudável possível, para que Maria não seja privada de fazer nada. Cada mãe tem a sua rotina e sabe o que é melhor para o relacionamento e a criação dos filhos, por isso é sempre importante reforçar: Culpa, não!

Para a maioria dos pais, reina a dúvida sobre deixar ou não os filhos na creche, aos cuidados de uma babá ou parente e voltar para o mercado de trabalho ou deixar de trabalhar e se dedicar ao cargo de mãe. Apesar de as dúvidas serem parecidas, não há fórmula. Se você tem uma situação financeira que lhe permite deixar o trabalho e é isso que você quer, por que não?

O mesmo vale para aquelas que preferem voltar a trabalhar depois de meses ou anos de dedicação aos filhos. Para a psicóloga uma coisa é clara nessa história: os filhos querem mais ver os pais felizes. Veja as outras dúvidas e as dicas de Betty Monteiro, psicóloga e autora dos livros “A Culpa É da Mãe” e “Cadê o Pai Dessa Criança”. Alguns pais compartilharam na nossa página no Facebook suas dúvidas e dilemas sobre maternidade e trabalho.

Erick Laura Sirlene: Minha esposa sempre trabalhou, agora está em casa cuidando da nossa princesa Laura, mas quando chego em casa vejo que ela esta sempre cansada e estressa, o que faço para ajudá-la?

Betty: Você me parece uma pessoa conectada com a sua família. Penso que a melhor forma de ajudá-la é estando junto, e isso você mostra já fazer. O que geralmente ajuda bastante é você se ocupar da criança. As mães precisam descansar dos filhos e os filhos também precisam ser cuidados pelo pai. Se você já faz isso, o resto é lucro!

Ale Flor: Betty, bom dia! Eu voltei a trabalhar logo após a licença maternidade, o fato de não acompanhar bem de pertinho os primeiros anos de crescimento da minha filha, pode trazer algum prejuízo afetivo futuramente? Pois, no tempo disponível tento realizar o maior número de atividades junto a ela. Beijos…

Betty: Ale, o que faz mal a uma criança é a negligência e o abandono. Se você prioriza o tempo que está com a sua filha, não irá prejudicá-la nada. Um beijo.

Janaina Silva: Parei de trabalhar dois meses antes do parto, pois meu patrão me liberou. Entrei de licença a partir da data do parto e voltarei em março, quando minha filha completará 5 meses… a questão é: o que fazer? Voltar a trabalhar? Deixar de trabalhar? Sinceramente não sei o que fazer… me sinto entre a cruz e a espada… como vou deixar ela sem minha presença o dia todo?

Betty: Janaina, passei pela mesma situação quando tive a minha primogênita. Estava trocando a sua fralda para poder deixá-la na casa da minha sogra e voltar ao trabalho quando uma emoção muito grande tomou conta do meu coração e decidi que eu iria criá-la. Tem coisas na vida que a gente só consegue decidir no momento devido. Você terá a resposta que precisa e seja qual for, assuma o seu desejo sem culpa! A criança precisa de uma mãe feliz.

Leia também:

Será que foi o silicone? Saiba por que Deborah Secco não pôde amamentar

Piramos com a foto que o marido da Deborah Secco postou com Maria Flor

Deborah Secco mostra o “antes” e o “depois” de sua gravidez


Palavras-chave
NotíciasCulpa Não

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Copo Stanley - Divulgação

Super desconto

App Day Amazon: os famosos copos térmicos da Stanley com até 55% de desconto

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto do filhos - Reprodução/ Instagram

Família

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto dos filhos em fotos nas redes sociais

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer