Família

Da fazenda ao mercado: conheça como são produzidos os leites da Nestlé

Getty Images
Getty Images

Publicado em 31/10/2018, às 16h09 - Atualizado em 30/01/2020, às 19h24 por Jennifer Detlinger, Editora-chefe | Filha de Lucila e Paulo


No despertar pela manhã, lanche da tarde ou antes de dormir. O leite está presente em diversas partes do dia de muitas famílias brasileiras. E em diferentes idades também: ao contrário do que muita gente escuta por aí, o leite é importante para a saúde em qualquer fase da vida, já que contém proteína de alta qualidade.

Além disso, é o primeiro alimento com o qual temos contato logo ao nascer. Mas você já parou para pensar sobre a origem desse produto tão importante e presente na vida da sua família? Para entender melhor esse processo, visitamos as fazendas produtoras de leite da Nestlé, na cidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, e a fábrica da Nestlé, na cidade de Carazinho, também no RS.

O convite partiu de uma grande novidade da empresa, que retirou totalmente os estabilizantes das linhas de leite Ninho e Molico, sendo os primeiros a serem produzidos em larga escala no Brasil. A medida faz parte da estratégia e vontade de oferecer alimentos mais naturais às famílias. 

Antes, os estabilizantes eram incluídos nos leites UHT para manter o produto estável, o que garante o frescor e o deixa o mais perto possível de seu estado original, logo após sair da ordenha da vaca. E foi a partir das boas práticas disseminadas nas fazendas que a Nestlé conseguiu retirar todos os compostos químicos da produção de leite longa vida no Brasil.

(Foto: Jennifer Detlinger)
(Foto: Jennifer Detlinger)

Agora, sem o uso dos estabilizantes, o cuidado e a agilidade do produtor são essenciais para a diminuição da quantidade de bactérias no leite cru. Entre a caminho fazenda até as gôndolas do mercado, é uma verdadeira corrida contra o tempo: com coleta diária, o prazo é de 48 horas para que o leite esteja no supermercado.

Tudo começa no campo

Para conseguir atender a demanda do mercado brasileiro, a Nestlé coleta cinco milhões de litros de leite por dia, processados em nove fábricas e três postos de resfriamento. Mas apesar de manter uma produção gigante, é através dos pequenos produtores, espalhados por diferentes cantos do país, que a empresa constrói a base de suas fábricas: no total, são 13,5 mil fornecedores diretos e indiretos — e grande parte deles é formada por agricultores de pequeno porte.

Durante a visita, nós conhecemos a família Erig, que possui 36 hectares de campo no município de Victor Graeff, no Rio Grande do Sul, onde Douglas, Andrea e Thalles — pai, mãe e filho — produzem o leite diário que garante o sustento deles e de outras famílias. No total, eles têm 41 vacas que mantêm uma produção de 30 mil litros por mês.

(Foto: Jennifer Detlinger)
Família Erig: boas práticas na fazenda (Foto: Jennifer Detlinger)

Por lá, nós vimos de perto as práticas adotadas nas fazendas para garantir a qualidade do leite:  a ausência de contato manual com o leite, a limpeza correta dos animais e equipamentos, a refrigeração imediata do leite após a ordenha, e acima de tudo, o cuidado com a saúde dos animais.

Nas fazendas, o leite é coletado diariamente por caminhões lacrados para impedir a contaminação durante o transporte até a fábrica. Na indústria, logo depois dos testes iniciais de controle de qualidade, o leite passa por dois processos de esterilização: a pasteurização, um aquecimento leve, que mata boa parte das bactérias, e o processo UHT, no qual o leite é aquecido por quatro segundos a 140°C, zerando o número de micro-organismos. 

(Foto: Jennifer Detlinger)
(Foto: Jennifer Detlinger)

Depois, o produto é imediatamente envasado nas caixas com embalagem longa-vida, para que não estrague. É dessa forma que o leite se conserva por muito tempo, mesmo sem os aditivos químicos, como conservantes. Por último, o leite deixa a fábrica e é direcionado aos pontos de venda.

Leia também:

Intolerância à lactose x alergia ao leite de vaca: entenda a diferença

Você sabe como são feitas as papinhas da Nestlé?

Mitos e verdades: você sabe tudo sobre o leite que a sua família bebe?


Palavras-chave

Leia também

Anna Jatobá retira sobrenome do ex-marido depois do fim do relacionamento - (Foto: Divulgação)

Família

Anna Jatobá e filhos excluem sobrenome de Alexandre Nardoni após separação

Jogador do Corinthians - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Causa da morte de jovem após encontro com jogador do Corinthians vem à tona 2 meses depois

Pai que matou filha é morto na prisão - (Foto: reprodução/ Polícia Civil de SP)

Família

Pai suspeito de assassinar filha é morto na cadeia

Casal e bebê - (Foto: Reprodução/Freepik)

Bebês

Casal coloca bebê de 3 meses para adoção por estar "ocupados demais com o trabalho"

Maira Cardi muda nome e visual - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Maira Cardi surge irreconhecível e muda de nome ao voltar para redes sociais

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Foto: Reprodução/ Instagram

Bebês

Fernanda Paes Leme recusa visitas após o nascimento da filha: "Não consigo e não quero"

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha