Daiana Garbin abre o jogo sobre amamentação e diz que está doando leite materno

A esposa de Tiago Leifert contou sobre o processo e incentivou que as seguidoras fizessem o mesmo. O casal é pai de Lua, que nasceu em outubro

Resumo da Notícia

  • Daiana Garbin é esposa de Tiago Leifert, atual apresentador do Big Brother Brasil
  • A jornalista bateu um papo sobre amamentação
  • Daiana e Tiago são casados há 8 anos e pais de Lua, que nasceu em outubro

Daiana Garbin, esposa de Tiago Leifert, atual apresentador do Big Brother Brasil, bateu um papo sobre amamentação nesta quinta-feira, 25 de fevereiro, pelas redes sociais. Mãe de primeira viagem de Lua, filha do casal que nasceu em outubro do ano passado, a jornalista é casada há oito anos com Tiago.

-Publicidade-
Daiana Garbin é esposa de Tiago Leifert há 8 anos e mãe de Lua (Foto: Reprodução / Instagram / @garbindaiana)

Através dos stories, Daiana contou que doará leite para um banco do Rio de Janeiro. “E aqui os ‘peitão’ cheio de leite. Eu tenho muito leite. Aliás, uma coisa muito interessante é que estou doando leite para um banco de leite aqui do Rio de Janeiro. E é uma coisa muito legal. Vocês, mamães que estão amamentando e têm leite sobrando, pensem em doar. Vocês podem ajudar muitas mães que não têm, muitas crianças que estão precisando, especialmente prematuros em hospitais“, alertou.

A esposa de Tiago Leifert ainda explicou como funciona o processo, dizendo que alguns profissionais da Fiocruz passam na casa das mães recolhendo o leite.  “Mandam os potes esterilizados e vêm uma vez por semana coletar”, contou. “Acho que é um ato muito legal. É lindo a gente poder amamentar, alimentar os nossos filhos com o nosso corpo. É tão bonito. Eu estou muito feliz em conseguir amamentar minha filha e mais feliz ainda em saber que, de alguma forma, está sobrando leite, então, dá pra ajudar outras crianças”.

Doação de leite materno: saiba como funciona

O leite materno é fundamental para um melhor desenvolvimento do bebê. Através desse alimento, ele recebe todos os nutrientes necessários para crescer de forma mais saudável. Por isso, é essencial valorizar a importância da doação de leite materno para os recém-nascidos prematuros e de baixo peso que estão internados em UTIs neonatais brasileiras e não podem ser amamentados pela própria mãe.

Doação de leite materno: entenda como funciona (Foto: Shutterstock)

Segundo o Ministério da Saúde, 11% dos nascimentos no Brasil ocorrem antes do previsto, e a doação de leite materno se torna ainda mais importante. Os benefícios do leite materno são inúmeros para a saúde da criança, mesmo que seja proveniente de um  Banco de Leite Humano. Uma pesquisa realizada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP com bebês na UTI constatou que o leite humano pasteurizado ofertado é tão bom quanto o leite que é ofertado diretamente da mãe para o próprio filho (leite materno cru) para o desenvolvimento do bebê. Muito mais do que um alimento, o leite materno também aumenta a chance de recuperação dos neonatos e, consequentemente, de uma vida mais saudável.

Toda mulher que amamenta é uma possível doadora. Mas para doar é necessário seguir algumas regras: estar saudável e não usar medicamentos que sejam incompatíveis com a amamentação. Se esse você se encaixa nesse perfil, pode contatar o Banco de Leite Humano mais próximo da sua casa ou ligar no número 136 para ter mais informações. Confira o passo a passo para retirar o seu leite e os cuidados necessários:

Prepare os frascos para guardar o leite materno:

  • Os potes precisam ser de vidro, com boca larga e tampa de plástico. 
  • Retire o rótulo e qualquer papel no frasco ou na tampa. Você pode preparar vários de uma vez.
  • Após lavar com água e sabão, ferva o frasco e a tampa por 15 minutos, contando o tempo a partir do início da fervura.
  • Deixe os frascos secarem com a abertura voltada para baixo, sobre um pano limpo e depois feche sem tocar na parte interna da tampa.

Prepare-se para a coleta:

  • Use uma touca ou um lenço para cobrir os cabelos e coloque uma fralda de pano ou uma máscara sobre o nariz e a boca.
  • Lave as mãos e os braços até o cotovelo com bastante água e sabão.
  • Lave as mamas apenas com água.
  • Escolha um lugar confortável e limpo. Forre uma mesa com um pano limpo para colocar o pote e a tampa e evite conversar durante a coleta.

Retire o leite das mamas:

  • Massageie as mamas com a ponta dos dedos, fazendo movimentos circulares no sentido da parte escura (aréola) para o corpo.
  • Coloque o polegar acima da linha em que acaba a aréola.
  • Coloque os dedos indicador e médio abaixo da aréola.
  • Firme os dedos e empurre para trás em direção ao corpo.
  • Aperte o polegar contra os outros dedos até sair o leite.
  • Despreze os primeiros jatos ou gotas.

As mães que estão amamentando podem procurar os bancos de leite humano ou postos de coleta de leite humano para doar. Para obter mais informações e apoio técnico, caso tenha dificuldades, pode procurar, além desses serviços, a unidade básica de saúde mais próxima. É uma corrente do bem. A doação de leite salva vidas. A sua atitude também pode fazer o mesmo. Doe leite materno. Nessa corrente pela vida, cada gota faz a diferença.