Família

Daniel Rezende conta o que esperar de Turma da Mônica – Laços

Diretor do filme Cidade de Deus e Bingo, Daniel começou a gravação da graphic novel que estreia ainda este ano no país

Ana Beatriz Alves

Ana Beatriz Alves ,Filha de Maria de Fátima

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

Como surgiu a parceria entre você e o Mauricio de Sousa?

Sou um adulto que leu os gibis do Mauricio quando criança e sempre me perguntei por que os personagens da Turma da Mônica nunca tiveram uma versão em filme. Quando li Laços, a graphic novel criada pelos irmãos Vitor e Lu Caffagi, é que tive o estalo de como eles poderiam ser de verdade e pensei em dar vida àquilo, já que este mundo fez parte da minha história pessoal desde a infância. Passei um ano correndo atrás disso quando, na Comic-Con, soube que o Maurício também tinha interesse e fui bater na porta dele para dar a ideia e me oferecer como diretor. Foi um casamento imediato.

Como foi o processo para escolher os protagonistas?

Foram seis meses de testes. As crianças mandaram material para ser avaliadas e, em apenas 15 dias, mais de 7 mil crianças do Brasil inteiro se inscreveram. Fizemos uma pré-seleção e chamamos 2 mil para fazer os testes presenciais em dez cidades do país. O principal critério para a seleção foi a similaridade entre as personalidades da turma dos quadrinhos com as características dos candidatos. Nós não queremos – e nem conseguiríamos – moldar a espontaneidade dessas crianças àquilo que já existe na ficção. Por isso, buscamos o que havia de mais próximo entre o mundo real e a criação do Mauricio e estamos muito empolgados com os escolhidos. Quando chegamos ao número 87, me juntei ao Mauricio para escolher os quatro protagonistas: Gabriel Moreira, de 9 anos, será o Cascão; Laura Rauseo, 9 anos, será a Magali, Kevin Vechiatto, 11 anos, será o Cebolinha e Giulia Barreto, 9, dará vida à Mônica (ela já não larga do coelho, é superdoce, mas quando fica brava…)

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

O que podemos esperar de Turma da Mônica – Laços?

A graphic novel Laços serviu para mostrar como seria a Turma da Mônica na vida real, mas a gente quer deixar ainda mais “Turma da Mônica”. O filme é sobre o desaparecimento do Floquinho, o cachorro do Cebolinha, que, aliás, foi o primeiro selecionado para o elenco. É um filme para as crianças, para a família. Claro que há adaptações para o cinema, mas estamos sendo bastante fiéis com os gibis para que todos os que também cresceram lendo possam ver suas infâncias nas telas.

Como estão as filmagens?

As filmagens começaram em dezembro e o filme vai chegar aos cinemas em outubro de 2018. Está sendo uma coprodução da Quintal Digital e da Latina Estúdio junto da Mauricio de Sousa Produções e da Paramount Pictures. Estamos usando referência estética e produções infantojuvenis com a cara dos anos 1980. Por mais que este trabalho seja muito audacioso e difícil, eu nunca tive um projeto tão divertido e que eu amei tanto.

Bingo e Laços são completamente diferentes. Como está sendo a diferença em trabalhar com a Turma?

Para mim, a arte de contar histórias está em escolher um assunto com o qual o diretor se identifica, e acho que devo ter algum problema mal resolvido da minha infância (risos). Histórias são pautadas por emoção, personagens e sensibilidade e ambos os filmes são duas grandes chances de olhar para a nossa cultura pop e ativar uma memória afetiva.

 

Laços

O filme será lançado ainda este ano. Os protagonistas foram divulgados no final de setembro de 2017 e as gravações começaram em dezembro.

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

Kevin Vechiatto é o Cebolinha; Gabriel Moreira é o Cascão; Giulia Barreto é a Mônica; e Laura Rauseo é a Magali. Kevin é o mais velho, com 11 anos. Os outros têm 9.

 

Leia também:

10 vídeos para assistir com as crianças

Boa Notícia! Turma da Mônica vai ajudar seu filho a comer melhor 

Turma da Mônica invade celulares e tablets em novo aplicativo

Você gostou desse conteúdo?

Sim Não