Família

Daniel Rezende conta o que esperar de Turma da Mônica – Laços

Diretor do filme Cidade de Deus e Bingo, Daniel começou a gravação da graphic novel que estreia ainda este ano no país

Ana Beatriz Alves

Ana Beatriz Alves ,Filha de Maria de Fátima

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

Como surgiu a parceria entre você e o Mauricio de Sousa?

Sou um adulto que leu os gibis do Mauricio quando criança e sempre me perguntei por que os personagens da Turma da Mônica nunca tiveram uma versão em filme. Quando li Laços, a graphic novel criada pelos irmãos Vitor e Lu Caffagi, é que tive o estalo de como eles poderiam ser de verdade e pensei em dar vida àquilo, já que este mundo fez parte da minha história pessoal desde a infância. Passei um ano correndo atrás disso quando, na Comic-Con, soube que o Maurício também tinha interesse e fui bater na porta dele para dar a ideia e me oferecer como diretor. Foi um casamento imediato.

Como foi o processo para escolher os protagonistas?

Foram seis meses de testes. As crianças mandaram material para ser avaliadas e, em apenas 15 dias, mais de 7 mil crianças do Brasil inteiro se inscreveram. Fizemos uma pré-seleção e chamamos 2 mil para fazer os testes presenciais em dez cidades do país. O principal critério para a seleção foi a similaridade entre as personalidades da turma dos quadrinhos com as características dos candidatos. Nós não queremos – e nem conseguiríamos – moldar a espontaneidade dessas crianças àquilo que já existe na ficção. Por isso, buscamos o que havia de mais próximo entre o mundo real e a criação do Mauricio e estamos muito empolgados com os escolhidos. Quando chegamos ao número 87, me juntei ao Mauricio para escolher os quatro protagonistas: Gabriel Moreira, de 9 anos, será o Cascão; Laura Rauseo, 9 anos, será a Magali, Kevin Vechiatto, 11 anos, será o Cebolinha e Giulia Barreto, 9, dará vida à Mônica (ela já não larga do coelho, é superdoce, mas quando fica brava…)

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

O que podemos esperar de Turma da Mônica – Laços?

A graphic novel Laços serviu para mostrar como seria a Turma da Mônica na vida real, mas a gente quer deixar ainda mais “Turma da Mônica”. O filme é sobre o desaparecimento do Floquinho, o cachorro do Cebolinha, que, aliás, foi o primeiro selecionado para o elenco. É um filme para as crianças, para a família. Claro que há adaptações para o cinema, mas estamos sendo bastante fiéis com os gibis para que todos os que também cresceram lendo possam ver suas infâncias nas telas.

Como estão as filmagens?

As filmagens começara