Publicado em 14/12/2020, às 10h58 por Camila Montino, filha de Erinaide e José
Nesta segunda-feira, 14 de dezembro, acontece um dos fenômenos mais aguardados por entusiastas da astronomia. Um eclipse total do Sol em uma estreita faixa terrestre que corta o sul do Chile e o sul da Argentina será parcialmente visível nas regiões sul e sudeste do Brasil.
O “show no céu” começou às 11h33 e dura até as 14h53. O evento é o alinhamento astronômico em que a Lua fica entre o Sol e a Terra. As pessoas localizadas na faixa de observação desse eclipse vão perceber que o Sol ficará parcialmente “cortado”, isso porque, apesar desse eclipse ser considerado um Eclipse Solar Total, o que será observado no Brasil é um Eclipse Solar Parcial. Mas calma, vamos te explicar como e onde assistir ao fenômeno!
Segundo informações da UOL, o eclipse solar ocorre quando a Lua se interpõe entre a Terra e o Sol, ocultando, de forma total ou parcial, a luz. Mas, infelizmente, somente em algumas regiões do Chile e Argentina será possível observar o eclipse em na totalidade — quando o diâmetro aparente da Lua fica maior que o do Sol, bloqueando toda a luz solar direta. Já aqui no Brasil, o fenômeno será visto apenas em algumas cidades e parcialmente.
Como no Brasil, nem todas as regiões poderão acompanhar o fenômeno — e a visão será diferente em cada uma delas, além disso é visibilidade do eclipse, é preciso ainda esperar uma ajudinha dos céus para que as nuvens não encubram o espetáculo.
Confira como será a previsão do tempo em algumas capitais onde o fenômeno poderá ser observado, no horário do ápice:
O eclipse solar total acontecerá às 11h33 (horário de Brasília), com fim às 14h53.
Apesar do fenômeno natural ser incrível, é necessário tomR alguns cuidados para não prejudicar sua visão. É importante lembrar que não devemos observar o Sol diretamente e com binóculos, telescópio ou qualquer outro instrumento de aumento que seja equipado com filtros.
Uma dica dada por Josina Oliveira, do Observatório Nacional, é usar como filtro um vidro de soldador número 14 ou superior, que é encontrado em lojas de ferragens. “Mesmo com esse vidro só é possível olhar por cerca de 30 segundos, tendo que fazer pausa por um tempo”, ensina.
Anualmente, acontecem entre dois e sete eclipses solares e/ou lunares na Terra. Em dezembro de 2019, um outro eclipse parcial também foi visto no Brasil. De acordo com Roberto que disse em entrevista à CNN, os eclipses ocorrem em “famílias” chamadas de “Saros”, e várias dessas “famílias” acontecem simultaneamente.
Mas, não pense que você poderá ver um eclipse a todo instante. Para o fenômeno se reproduzir no mesmo lugar da Terra leva cerca de 54 anos. O fenômeno é bem popular para a Nasa, que disponibiliza um catálogo de eclipses desde 3.999 A.C. até o ano 6.000, ou seja, um intervalo de 10 milênios.
A família vai aumentar 😍
Vem bebê por aí! Eliezer fala sobre a data de chegada de 2° filho com Viih Tube
Ele cresceu! 🥰
Filho de Giovanna Antonelli e Murilo Benício se torna modelo e prova que a beleza é de família
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Família
Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família
Família
Juliano e Letícia Cazarré são alvos de críticas após o anúncio da gravidez e ator rebate: “Declínio moral”
Família
Aos 13 anos, filha de Roberto Justus e Ticiane Pinheiro toma decisão sobre morar fora do país
Família
Aline Wirley expõe dificuldades da adaptação do filho com irmãos adotivos: "Desafiador"
Família
Mulher acusada de ter traído o marido descobre que bebê foi trocada na maternidade