Publicado em 09/04/2021, às 15h34 - Atualizado às 15h37 por Hanna Rahal, filha de Lydiana
Quando descobrem que estão à espera de um bebê, muitos casais evitam o sexo e os orgasmos por medo dos riscos que isso pode trazer. Contudo, alguns famosos como Deborah Secco têm trazido a questão à tona e discutido o tabu. Para que não haja mais dúvidas, a Pais&Filhos consultou especialistas para descobrir se é tranquilo fazer sexo na gravidez.
Na última semana, Deborah Secco contou em entrevista para o canal de Sabrina Sato, que antes de engravidar da filha, Maria Flor, ela e o marido, Hugo Moura, tinham uma vida amorosa muito ativa, mas depois da chegada da pequena, tudo mudou na vida do casal, inclusive isso.
“A gente diminuiu muito a quantidade de vezes que a gente fazia. Eu engravidei com dois meses de namoro, então quando engravidei, a gente fazia dez vezes ao dia. A gente estava naquele momento em que só namorava. Conheci o Hugo e só namoramos até a Maria nascer”, explicou.
“Aí, no nosso dia a dia, entrou um cinema, uma conversa, um jantar, foi perdendo o espaço do namoro. Na gravidez a gente diminuiu bem, mas ainda fazia semanalmente. E quando a Maria nasceu, foi um baque”, contou ela. A atriz explicou que o número de vezes diminui apenas pela rotina da maternidade.
A atriz ainda falou sobre o fato de lidar bem com a sexualidade. “Eu acho uma loucura esse tabu que as pessoas têm. A minha filha nasceu disso. Todo mundo que existe veio dele, por que as pessoas têm dificuldade de falar sobre isso?”. Depois das declarações fica a dúvida: Faz bem fazer sexo na gravidez?
Sim! Não tenha medo, a atividade sexual na gestação pode trazer mais benefícios do que você imagina! Muita gente ainda tem muitas dúvidas a respeito do assunto, ou pensam se o sexo deve de fato, rolar. Porém, muitos estudos garantem que o sexo com o barrigão pode ser ainda mais gostoso que o sexo tradicional.
O corpo da mulher passa por muitas mudanças durante os 9 meses, não só física, como hormonal, então, o homem também deve saber se adaptar com as novidades. Você não deve ter medo na hora h, porque, com o aumento do fluxo sanguíneo e dos níveis hormonais altíssimos, você poderá ter orgasmos muito mais intensos, mais rápido do que nunca. Além disso, o sexo na gravidez fazem com que tenham uma maior conexão entre vocês.
Conversamos com Renato de Oliveira, ginecologista responsável pela área de reprodução humana da clínica Criogênesis, filho Evanildo e Rosária, e listamos três motivos para você não abandonar o sexo durante a gravidez.
Fortalece os músculos: a prática fortalece os músculos do períneo, região onde ficam os órgãos genitais e o ânus, o que dá uma mega facilitada na hora do parto.
Lubrificação aumenta: quando você está grávida, a lubrificação da vagina aumenta, o que causa muito mais prazer nas horas das relações sexuais e pode até mesmo aumentar a quantidade de orgasmos. Então por que não aproveitar esse momento, né?
Xô estresse! Vale ressaltar que o ato também traz benefícios emocionais. “A vida sexual faz parte da qualidade de vida dos indivíduos, então se você não interrompe o sexo por conta da gravidez, mantêm seu bem estar físico e emocional”, disse o ginecologista. Isso significa que o estresse é deixado de lado, o que é ótimo levando em consideração que ele é um dos motivos que podem causar o parto prematuro.
Mas não esquece que quem dá a palavra final é o seu obstetra, ele é o único que saberá avaliar a sua situação e dizer se o sexo está liberado ou não.
Família
Bruna Biancardi mostra a filha, Mavie, e detalhe na bebê gera repercussão: "Incomoda muito"
Família
Neymar Jr. celebra 2 meses da filha com vídeo mostrando momento de carinho
Família
Astrid Fontenelle diz que adoção levou ao divórcio: "Não via brilho nos olhos"
Família
Bell Marques vai ao casamento luxuoso do filho de bandana e explica por que não tira o acessório
Bebês
Mãe batiza gêmeos com nomes peculiares inspirados em programa de TV infantil
Família
Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli
Bebês
Mulher de 25 anos já é mãe de 22 filhos e não quer parar: ”Eu ainda quero mais 80 filhos”
Criança
Dia do cabelo maluco: mãe viraliza ao fazer penteado inspirado em um desenho infantil