Descolamento de placenta, tristeza, enjoos: veja sintomas da gravidez de MC Loma

MC Loma contou aos seguidores, por meio de stories publicados no Instagram, os sintomas de sua primeira gestação

Resumo da Notícia

  • MC Loma relata que sentiu tristeza quando descobriu que estava grávida do primeiro filho
  • A ginecologista Andrea Menezes esclareceu sobre os sintoma da cantora
  • A médica disse que os enjoo são normais no primeiro trimestre

No domingo de Páscoa, 17 de abril, a cantora MC Loma publicou em seu Instagram uma sequência de stories, os quais relatava sobre alguns de seus sintomas gestacionais. Sendo eles: Descolamento de placenta, tristeza e enjoos. Para explicar sobre os sintomas da primeira gravidez da artista – a ginecologista Andrea Menezes, entrevistada pelo portal Universa, esclareceu as questões.

-Publicidade-

A cantora disse ter se sentido triste a abalada quando soube que estava grávida, mas que agora esperava ansiosa pela chegada do bebê. A médica afirma que, por levar algum tempo para a gestante se adaptar a nova realidade maternal. Sendo assim, é comum ter algum tipo de instabilidade emocional. “No início, esses sentimentos podem ser bem comuns. A maternidade não é essa coisa romantizada e automática. A sociedade cobra isso, mas, além da questão hormonal que influencia, são muitos conflitos que surgem a respeito do que essa maternidade significa —se foi planejada ou não, que impactos social e emocional vai ter na vida dessa mulher”, disse.

MC Loma grávida do primeiro filho
MC Loma deve ganhar o bebê entre os meses de agosto e setembro (Foto: Reprodução/Instagram/@mclomaofficial)

Dentre os sintomas citados por Loma, o descolamento de placenta é o considerado mais grave. “O descolamento de placenta é uma emergência obstétrica e não pode ser tratado em casa. Dependendo do tamanho do descolamento, é impossível dar seguimento à gestação. Nesses casos, se o bebê for capaz de sobreviver fora o útero, é recomendado um parto prematuro”, explica a ginecologista.

Em complemento disse: “Mas esse é um problema que só pode acontecer mais adiante na gestação, quando há placenta. Antes da formação da placenta, o que costuma acontecer é um hematoma subcoriônico, detectado por uma ultrassonografia e que pode ser absorvido com o tempo, sem prejudicar a gestação (…) Muita gente confunde os dois. E, como o descolamento de placenta geralmente interrompe a gestação, desconfio que ela tenha sofrido um hematoma subcoriônico”.

Referente aos enjoos sentidos pela artista, a médica disse que é algo bem comum no primeiro trimestre. Além disso, a cantora relatou que perdeu cerca de 2 quilos. “Para saber se a quantidade de peso perdido está ou não dentro do esperado, é preciso fazer acompanhamento com o médico do pré-natal e às vezes com um nutricionista, para garantir que a gestante está fazendo o consumo adequado de nutrientes”, esclareceu.