Dia da Inclusão Social: conheça o trabalho (lindo!) de instituições que lutam pela integração

Sendo a rede de apoio de diversas famílias, as instituições fazem toda a diferença, além de compartilharem um trabalho essencial para toda a sociedade. Veja algumas delas e conheça dicas para conversar com o seu filho desde cedo sobre o tema

Resumo da Notícia

  • Conheça instituições que fazem um trabalho lindo
  • Veja algumas dicas para conversar com o seu filho sobre inclusão desde cedo
  • No dia 10 de dezembro, é comemorado o Dia da Inclusão Social

Você sabia que nesta quinta-feira, 10 de dezembro, é comemorado o Dia da Inclusão Social? A data vem com o intuito de conscientizar sobre a importância de acolher por meio da integração, além de mostrar toda luta e história.

-Publicidade-
Conheça o trabalho (lindo!) que instituições que lutam pela inclusão social (Foto: Shutterstock)

As primeiras leis sobre o tema começam a aparecer no século XX e com o tempo, passam a existir instituições com um trabalho lindo e que são uma rede de apoio essencial para diversas famílias.

Uma delas é o Instituto Jô Clemente, uma organização sem fins lucrativos. Além de prevenir e promover a saúde de pessoas com deficiência intelectual, apoiam a inclusão social e ainda defende os direitos, oferecendo (ainda mais!) conhecimento para a sociedade.

-Publicidade-

Já a Apae, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, surgiu em 1954 com o objetivo de promover a atenção integral à pessoa com deficiência intelectual e múltipla. Durante todos os anos de trabalho, eles garantem a educação, saúde e assistência social para quem precisa, participando ativamente da vida de milhares de famílias.

É importante conversar com o seu filho desde cedo! (Foto: Shutterstock)

Pensando ainda em cada detalhe, a AdaptSurf promove a inclusão social a partir do esporte, cultura e contato direto com a natureza. Com um projeto diferente, a instituição acredita que o surf pode ser uma excelente ferramenta de integração e união! Contudo, surge a ideia de tornar as praias inclusivas e garantir a igualdade de oportunidades também nesta área.

Conheça mais algumas instituições:

  • Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD)
  • Associação Mineira de Reabilitação (AMR)
  • APOIO
  • Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência (IBDD)
  • Vivência e Inclusão da Pessoa Com Deficiência Por Meio de Atividades e Sensibilização (Vidas)
  • Acessibilidade Brasil

Apesar das mais diferentes e lindas iniciativas, é preciso conversar com o seu filho desde cedo sobre o tema, ensinando sobre respeito e empatia. De forma simples e natural, você pode usar o apoio de livros, filmes, desenhos, músicas, brincadeiras e o principal: sendo o melhor exemplo que as crianças podem ter.