Dia da Sogra: motivos para a família inteira comemorar a data!

Hoje é dia de ir além da relação de “amor e ódio” e as brincadeiras para falar da importância das sogras na vida das famílias e dos filhos. Afinal, as avós são tudo de bom!

A relação com as avós, principalmente as maternas, também é essencial para o desenvolvimento das crianças (Foto: Getty Images)

O Dia da Sogra é comemorado hoje, 28 de abril! Para comemorar a data, vamos além da relação de “amor e ódio” e as brincadeiras, para falar da importância da presença da sogra na vida das famílias e para os filhos de um casal. Afinal, as avós são tudo de bom!

-Publicidade-

E a ciência comprova: de acordo com um estudo realizado e publicado na London School of Economics and Political Science, a relação com as avós, principalmente as maternas, também é essencial para o desenvolvimento das crianças.

Após revisar 45 pesquisas de famílias do mundo todo, o estudo concluiu que uma criança cresce mais feliz quando os pais recebem a ajuda de algum familiar na criação, principalmente se essa ajuda vier da avó materna. E tudo isso por conta de toda energia que as mães acabam gastando no cuidado do bebê, então, o ideal é dividir esse momento com as avós.

-Publicidade-

Para Betty Monteiro, psicóloga, mãe de quatro filhos, avó de seis netos e autora do livro “Avós e Sogras: A Experiência no Consultório“, hoje em dia, algumas mães veem as pessoas mais velhas com maus olhos quando se trata da educação das crianças. Elas acabam tendo uma necessidade de autoafirmação e recusam o estereótipo da própria mãe, como se aquele conhecimento fosse algo ultrapassado.

Os avós costumam ouvir as crianças mais do que os pais e, assim, criam uma conexão com os netos (Foto: iStock)

Mas apesar de não serem protagonistas na educação dos netos, o papel dos avós é megaimportante! Eles são sábios e têm a capacidade de ouvir, algo que as pessoas, em geral, não conseguem. Os avós costumam ouvir as crianças mais do que os pais e, assim, criam uma conexão com os netos. Muitas vezes, para quem já foi pai e mãe duas vezes, o único desejo é ficar em casa sossegado e curtindo o parceiro. Mas a gente sabe que não é assim que funciona e os netos passam muito tempo na casa dos avós. Isso é normal, mas precisa ter limites!

A avó bem equilibrada ajuda o pai e a mãe a ouvir e traduzir o que a criança quer dizer. Muitas vezes, isso se mostra em atitudes, não adianta falar. O elo se constrói pelo silêncio, uma postura serena, agindo no momento certo. Quando chega esse momento de ser pai ou mãe pela segunda vez, a vida toma outro rumo, as relações mudam e, sempre com bom senso e equilíbrio, essa nova fase pode ser uma delícia!

“Esse momento de ir para a casa da vó, onde o clima é completamente diferente de casa, é positivo para o desenvolvimento da criança”, comenta a psicóloga, Daniela Bisordi Aiach, mãe de Manoella, Stella, Fabrizio e Gabriela. Segundo a especialista às vezes pensam que a permissividade dos avós é algo ruim, mas não, os avós devem ter o direito de mimar um pouquinho os netos.

Então, pode deixar o seu filho com a avó quando essa quarentena acabar. Essa relação faz muito bem para ambas as partes. E lembre-se de dar os parabéns para a sua sogra neste dia especial!

-Publicidade-