Família

Dia das crianças: mais de 20 opções de passeios para curtir o feriado em família

O feriado do dia 12 de outubro vai ter muita programação para quem vai ficar em casa ou viajar, veja a lista completa!

Nathalia Lopes

Nathalia Lopes ,Filha de Márcia e Toninho

Veja como aproveitar o fim de semana de feriado em família (Foto: iStock)

O Dia das Crianças está chegando e com ele, além da dúvida de qual presente escolher, chega também o questionamento de como aproveitar o tempo de descanso e ainda fazer com que as crianças curtam em família. Por isso, nós da Pais&Filhos, vamos te ajudar a organizar uma programação bem legal.

Tem ideias para todos os gostos, bolsos e disponibilidade de tempo. A gente sabe que algumas escolas costumam emendar o Dia das Crianças com o Dia dos Professores e criar aquela famosa “semana do saco cheio“, mas outras mantém as datas separadas e nem sempre o feriado fica tão longo. E é por causa disso, que a lista a seguir vai te ajudar na organização para o final de semana perfeito.

Para quem pensa em ficar em casa

Se você vai trabalhar, as crianças terão aula ou até mesmo não está afim de gastar muita grana, não tem problema! São Paulo e Rio de Janeiro vão estar lotados de eventos gratuitos ou com preços muito amigos. Os shoppings, teatros e restaurantes estão prontos para receber a sua família e distrair as crianças.

  • Unibes Cultural

O centro cultural, que fica ao lado da estação Sumaré do metrô, está com um programação especial para o o Dia das Crianças e vai oferecer, além de massagens infantis, a oficina de literatura. Durante todo o dia 12 estarão acontecendo diversas atividades para animar o dia das crianças.

Das 10h às 12h, o Rússia em Desenhos: Cidades vai levar as crianças para um lugar bem longe sem sair de São Paulo. Essa oficina é um oferecimento da Editora Kalinka e busca, através de filmes, atividades lúdicas e histórias fazer com que as crianças conheçam novas culturas. Para fazer parte dessa oficina é preciso pagar 45 reais.

Também nesse horário, o grupo Conexão Tailândia, vai apresentar uma o oficina de massagem e meditação tailandesa. Essa atividade é gratuita, aberta ao público em geral e contará com a orientação dos profissionais Fernanda Chuquer e Giuliano Nucci.

O Brincando de Escritor, vai ser um momento bem diferente e muito educativo. Das 15 às 17, a Editora Kalinka volta a entreter as crianças de 7 a 12 anos com uma oficina, que além de apresentar a história do ‘Tarakã, o bigodudo”, uma história adorada pelas crianças russas, vai ajudá-las a desenvolver um projeto editorial. Essa oficina também custa 45 reais.

Vale lembrar que durante todo o dia, uma Feira de Livro vai ficar exposta no espaço da Unibes. É de graça, só entrar, conhecer as opções disponíveis e ainda incentivar as crianças à lerem.

  • Espetáculo O Meu Pé de Laranja Lima

O romance de José Mauro de Vasconcelos vai ganhar vida no Teatro Gazeta. A peça vai ter duas exibições, uma no dia 12 e outra no dia 13 de outubro. Ambas as sessões vão acontecer às 16 horas, duram 60 min e custam 80 reais, sendo 40 a meia entrada. Para comprar os ingressos é só ir até o site do teatro. Olha só a sinopse que a gente recebeu:

“O espetáculo conta a história de Zezé, um menino que refugia-se no sonho como uma possibilidade de sobrevivência. Como uma forma de seguir em frente, crescer e tornar-se adulto com a segurança de não perder-se da imaginação e da beleza. Não encontrando na família e nas pessoas a ternura e o afeto que necessita, Zezé entrega o seu amor às pequenas coisas, em especial a Minguinho, o seu Pé de Laranja Lima”.

  • Arena Kids

Se a sua família torce para o Corinthians, a gente já sabe o que te indicar. A Arena Corinthians, junto com o camarote Arena Kids, está preparando um evento incrível para todo mundo. No dia 13 de outubro, das 15hs às 21hs o estádio, que é a casa do time paulista, vai ficar com uma programação especial para as crianças.

No site do evento, eles prometem: “Brinquedos infláveis, mini esportes recreativos, presença do Mosqueteiro e um mini campo feito dentro do gramado, para crianças até 12 anos jogarem no espaço mais desejado da Arena. Já os adultos poderão compartilhar a experiência junto da criançada, curtindo também música ao vivo, que esquentará o clima para a transmissão do clássico Corinthians x São Paulo”.

  • Shopping Tucuruvi

No ponto oposto da cidade, na zona norte, o Shopping Metro Tucuruvi apresenta a pista de patinação para toda a família. A Pista de Roller vai contar com luzes coloridas e trilha sonora de fundo. O melhor disso tudo é que o evento é uma parceria com a loja Traxart e tudo é gratuito!

O shopping fica na Rua Paranabi, 218 a 224 e a pista vai ficar montada até o dia 15 de outubro. O horário de funcionamento é de segunda a segunda das 12h às 20h.

A patinação é para a família toda (Foto: Divulgação)

  • Central Plaza Shopping

Na Av. Dr. Francisco Mesquita, o shopping vai entrar no clima de Velho Oeste e receber o Espaço Kids para crianças de 1 a 8 anos de idade. A ideia é criar um ambiente aconchegante e lúdico, sem perder o espírito do tempo dos cowboys. A atração é gratuita e vai ficar disponível até o dia 17 de novembro. Por isso, fique ligada nos horários: de domingo a sexta-feira e feriados, das 14h às 19h30, aos sábados, das 12h às 20h30. Cada criança poderá brincar durante 20 minutos.

Já pensou em ser uma cowgirl (Foto: Divulgação)

  • Cinema

Cinema é aquele programa que não tem erro! Quem não ama comer pipoca ao lado de quem a gente gosta? Por isso mesmo essa é a hora de você dar uma olhada na programação da rede Cinemark! Entra no site deles e ache o cinema mais perto de você. A lista de filmes que estrearam em setembro e vão estrear em outubro está demais!

  • Rede Let’s Eat

Com unidades espalhadas por todo o interior de São Paulo e Minas Gerais, a rede separou uma grande promoção para o Dia das Crianças. Em 12 de outubro você e a sua família vão ganhar um menu kids de graça na compra de dois hambúrgueres ou um prato com o valor igual ou maior a R$59,90. Entre no site para achar a unidade mais perto da sua casa.

  • Peça infantil SUELENARAIAN

Especialmente para quem mora no Rio de Janeiro, a peça produzida para agradar as crianças, é dirigida por Debora Lamm, e baseada no texto de Luisa Arraes, vai estrear no dia 12 de outubro. Acontece no Teatro dos Quatro, Shopping da Gávea, e a intenção da obra é discutir os diferentes tipos de família.

Olha só a sinopse da peça: “Suélen e Nara são irmãs de pais separados, que tem as suas vidas modificadas quando o pai decide morar junto com a namorada, que também tem um filho, Ian. De início nenhum dos três gosta da ideia, e resolvem procurar um outro lugar para morar. Eles vivem grandes aventuras juntos, e no caminho descobrem que família pode ser muito diversa”.

Esse é o elenco (Foto: Divulgação)

  • Vila Butantan

O próprio site do local define o espaço como: “A Vila Butantan é um lifestyle center”. O lugar reúne gastronomia, eventos e compras tudo junto! Por isso mesmo, eles já se preparam para o Dia das Crianças. As programações especiais para o dia 12 e 13 de outubro estão garantidas.

E nesse fim de semana vai ter de tudo, de shows e roda de histórias a brinquedões, pintura de rosto, pinturas faciais, guloseimas, arena soccer inflável, play gol, cama elástica, pula-pula e muito mais. Os shows e as histórias são de graça. Mas para ter acesso aos brinquedos e a pintura de rosto, é preciso pagar 30 reais.

Lá no Instagram deles está tudo explicadinho @vilabutantan)

  •  Shopping Praça da Moça

Essa é para quem mora no ABC e região! Até o dia 20 de outubro eles estão com uma estação do Junior Masterchef! E sim, seu filho pode ter a experiência de ser um chefe de cozinha por um dia. As crianças de 5 a 12 anos vão poder passar por  sete praças temáticas: como se tornar um chef, os indispensáveis, os facilitadores, os vários temperos, descobrindo os sabores, as vedetes da cozinha e vestindo o avental do MasterChef. O evento é gratuito e fica aberto todos os dias  das 13h às 21h.

Quem nunca sonhou em ser um Masterchef? (Foto: Reprodução/ABC do ABC)

  • Teatro Shopping Morumbi

O shopping que fica na zona sul de São Paulo vai receber o espetáculo “A menina e o tempo”. Nos dias 12 e 13 de outubro, das 16 as 17 horas, os ingressos custam 60 reais e você consegue comprar pelo link do próprio teatro.

Olha só a sinopse da peça: “Na trama, Nina surge atolada em compromissos típicos da infância que a fazem ter pouco tempo para se divertir. Além disso, a peça, recheada de canções autorais, propõe um importante debate a respeito do uso do celular tanto por crianças quanto por adultos”.

(Foto: divulgação)

  • Sinfonia para crianças

O Teatro UMC vai receber no dia 12 de outubro, às 17 horas, a Banda Sinfônica do Conservatório Vila Lobos. Com uma mistura do imaginário do mundo do cinema com as músicas que encantam adultos e crianças. E é claro, que durante as apresentações, o público vai poder interagir com brincadeiras e atividades.

Ingressos na bilheteria: Av. Imperatriz Leopoldina, 550 – Vila Leopoldina (terça a domingo das 14h às 21h).

  • Festival da Batata e do Milk-ShakeMemorial da América Latina

Segundo o Governo do estado de São Paulo, nos portões, 8, 9 e 13, acontecerá nos dias 12 e 13 de outubro um festival gastronômico especial para as crianças. A entrada vai ser gratuita, mas para ter acessos aos brinquedos e jogos, será necessário pagar 6 e 10 reais, respectivamente. A programação e detalhes do evento estão no site do governo. (clique aqui)

(Foto: getty images)

  • Oficina de panificação

A St Etienne em homenagem às crianças, no sábado dia 12 de outubro,  vai organizar uma oficina de panificação especial para quem quer aproveitar o tempo em família e ainda aprender a como fazer os melhores pães. A oficina vai acontecer na unidade City, que fica no alto de Pinheiros, na Av Diógenes Ribeiro de Lima, 2555.

Para participar do evento é preciso passar em qualquer uma das unidades, antes do evento, para poder marcar hora. Afinal, as vagas são limitas. Serão 4 turmas com 40 alunos. A oficina vai ser gratuita e é para crianças de 5 a 10 anos e o início da aula está marcado para 16 horas.

(Foto: Divulgação)

 

(Foto: Divulgação)

Para quem pensa sair por aí 

Se você a família estão pensando em uma viagem de fim de semana ou em até mesmo passar a alguns dias por aí, mas ainda sim se sentir no conforto de casa, a gente tem algumas sugestões de hotéis bem legais que também se preparam para o Dia das Crianças.

  • Beto Carrero World

O complexo do Beto Carrero conta com mais de 100 atrações e é o maior parque da América Latina. Sem contar que: no mês de outubro, crianças de até 12 anos não pagam a entrada! É lá no Beto Carrero que brinquedos como os Hot Wheels se tornam reais, onde é possível viajar em um elefante e até interagir com os personagens dos filmes de Madagascar.

Olha só essa montanha-russa (Foto: Divulgação)

 

(Foto: Divulgação)

 

Tem show do Madagascar também (Foto: Divulgação)

  • Santa Clara Resort

Premiado três vezes pelo TripAdvisor como o melhor hotel para famílias da América do Sul, o Santa Clara conta com a equipe de recreação preparada para entreter toda a família e ainda oferece: oficina de música, teatro, ecologia, agricultura e gastronomia.

Vale lembrar que a monitorias são divididas por idade, começam com crianças de 3 anos e vão até as programações para os adultos. O Santa Clara Eco Resort tem de 120 apartamentos e várias atividades, como: trilhas, passeios de bike, passeios de pôneis, cavalgada, cavalgada noturna, cavalgada do café, cavalgada infantil, arvorismo, arvorismo infantil, passeios de carreta e muito mais.

E claro, oito piscinas, sauna seca e úmida, fitness center, lago com tirolesa, duas quadras de tênis, mini golf, vôlei e spirobol, campo de futebol, mini fazendinha, brinquedoteca, salas de carteado, lareira, leitura e televisão. O hotel também conta com um Spa by L’Occitane.

Na cidade de Dourado, interior de São Paulo a hospedagem de um casal durante o fim de semana outubro fica a partir de R$ 2.264,00/casal. (Crianças de até dois anos são cortesia). Para fazer reserva é só entrar em contato através dos telefones: (16) 3345-3855 ou (16) 9 8174-7159 e pelo site http://www.clararesorts.com.br/

Pode fazer as malas já? (Foto: Divulgação)

  • Tivoli Ecoresort Praia do Forte

Já pensou em ir para a Bahia nesse feriado? Se sim, o Tivoli Praia do Forte tem tudo para agradar a família inteira. Tem oficina da pizza, espetáculos divertidos, Kids Experience no Beach Spa (sim, Spa para os seus filhos), treinamento em futebol, treino funcional, pilates (tudo isso é para a família inteira) e eles têm são mais de 40 opções de atividades esportivas e artísticas.

Reservas: pelo telefone, 55 (71) 3676.4000, pelo email: reservas.tepf@tivolihotels.com e pelo site.

A Bahia é incrível (Foto: Divulgação)

  • Quality Resort Itupeva

O Resort que fica a apenas 50 minutos de São Paulo e 20 minutos do Aeroporto de Viracopos, está organizando um festival gastronômico em todos os sábados. Mas no Dia das Crianças o menu vai ser especial: jantar americano.

Além disso, o resort também oferece piscinas climatizadas, minigolfe, academia, trilhas para caminhadas, salão de jogos, quadras de tênis e campo de futebol.  Só que no dia 12 de outubro, a turma do Sítio do Pica-Pau Amarelo vai invadir o hotel para uma caça ao tesouro bem divertida.

Olha só essa piscina (Foto: Divulgação)

  • Pratagy Beach All Inclusive Resort

Com serviço all inclusive, o hotel em Maceió, vai recepcionar as crianças com super-heróis e dinossauros. Sem contar que as crianças de até 12 anos, acompanhadas por dois adultos não vão pagar nesse feriado. A programação prevê, ainda, uma série de brincadeiras lúdicas, atividades físicas e esportivas, apresentações de peças de teatro e um buffet de doces dos sonhos!

Reservas: vendas@pratagy.com.br ou (82) 4009-7405.

As crianças vão estar em ótima companhia (Foto: Divulgação)

  • Fazenda Capoava

Para quem quer ter uma pegada de interior, de descanso e de conexão com natureza, a Fazenda Capoava em Itu é a melhor opção. Inclusive, o hotel oferece uma equipe de recreação formada por biólogos, que além de resgatar a essência do brincar, ainda criam atividades e gincanas sócio-educativas.

Reservas: reservas@fazendacapoava.com.br ou (11) 2118-4142.

  • Enjoy Punta del Este

E ir para fora do país em um voo bem rápido? O Enjoy Punta del Este pode até ser um casino, mas ainda sim oferece muitas programações para crianças. As atividades de recreação com monitores vão ocupar dia inteiro dos seus filhos e eles vão poder desfrutar de brincadeiras, jogos, festas noturnas, cinema, oficinas de arte, piscina e uma área de videogames.

Esse é o Kids Club (Foto: Divulgação)

Reservas: Tel.: (+598) 4249 1111 – sales@enjoy.cl

  • Hotel Armação, Porto de Galinhas

O nordeste é maravilhoso e o hotel está entre os 25 melhores hotéis para famílias no Brasil segundo o TripAdvisor. O KidsClub do Armação é do lado da piscina e conta com brinquedos, piscina de bolinha, oficina de artes, exibição de filmes e desenhos, playground, salão de jogos (mesa de ping-pong, sinuca e jogos de tabuleiro) e uma sala de games, equipada com fliperama e videogames de última geração.

Reservas: (81) 2126-2160 ou (81) 99146-208

Outras opões como o Resort do Lago em Goiás, o Enjoy Olímpia Park Resort em São Paulo e Gramado Thermas Resort & Spa no Rio Grande de Sul também podem ser uma opção para a sua família.

  •  Ski Mountain Park

O parque está celebrando a chegada da primavera e por isso até o dia 20 de outubro, o festival vai ser sempre aos sábados e domingos, das 10h às 17h. Para entrar é preciso pagar R$30 por veículo e depois, lá dentro, pagar pelas atrações também. A tabela de preços você encontra lá no site deles, mas para ter uma ideia, existe alguns passaportes. (A partir de R$69,30).

Algumas das atividades do parque (Foto: reprodução/site)

Está esperando o que para sair com as crianças nesse feriado?

Leia também:

Sodiê troca brinquedos usados por pedaço de bolo em campanha para o Dia das Crianças

Dia das Crianças: relembre alguns desenhos animados dos anos 80

Dia das crianças com pais separados: como tornar essa data mais especial

Fique por dentro do conteúdo do Youtube da Pais&Filhos: