Dia dos Avós: 10 livros sobre a relação com os netos que transbordam amor

A data celebra essa relação de muito aprendizado e diversão. Separamos algumas histórias que com certeza vão espalhar esse sentimento dentro da sua família

Resumo da Notícia

  • No Dia dos Avós, confira essa seleção de livros sobre histórias entre eles e netos
  • Os contos falam sobre o aprendizado com os mais velhos
  • Com certeza vão melhorar os laços de família

A relação dos avós com os netos, é um laço único que muitas vezes se torna essencial no desenvolvimento das crianças. São aqueles que sempre vão estar lá para ajudar os pequenos, fazem a melhor comida do mundo, te mostram coisas novas todos os dias e principalmente ensinam lições preciosas para o resto da vida. Histórias essas, que ficam na lembrança pro resto da vida, por isso o Dia dos Avós é tão especial e é uma data que merece ser comemorada.

Livros para presentear no Dia dos Avós (Foto: Shutterstock)

Pensando nessas histórias que cada avô deixou e que marcaram a vida de muitas famílias, separamos dez livros sobre o assunto, que falam sobre laços de amor e ensinamentos importantes que os idosos dão. Veja abaixo a descrição das obras, que podem ajudar a aproximar os avós nesse período distante.

Vó, Para de Fotografar!- Editora: Melhoramentos

“A obra fala do encontro de gerações, com afeto e humor”. Assim, o escritor Ilan Brenman define Vó, Para de Fotografar!, lançado pela editora Melhoramentos. A ideia nasceu no seio familiar: “É totalmente inspirada na minha mãe que adora tirar fotos em todos momentos possíveis e imagináveis. Reclamamos que ela não para de fotografar, mas adoramos ver o resultado depois”, conta o escritor.

Quem não tem alguém na família que adora fazer isso? Ainda mais agora, com a função câmera fotográfica cada vez mais potente nos Smartphones. No livro, Ilan apresenta as mais variadas situações em que a avó coruja costuma clicar sua neta, sempre ouvindo a frase protesto que dá título ao livro. Cenas que estão presentes na maioria das famílias, como a apresentação de balé das crianças, o passeio ao zoológico, o mergulho na praia, que no livro são enriquecidas com as ilustrações bem-humoradas de Guilherme Karsten.

Agora Pode Chover- Editora: Melhoramentos

Agora Pode Chover, de Celso Sisto, conta em prosa poética a história de amor e afeto entre uma neta e seu avô, que transcende a vida. A obra nos propõe uma reflexão: é possível conversar com alguém que a gente ama, mas que já foi embora? Embora para sempre? Digamos que foi de mudança para as estrelas, definitivamente.

Ao pegar uma libélula, Tatiana se lembra do avô Orlando, não com tristeza. Só com saudade. Tinha ficado combinado entre eles: “Quando você sentir a minha falta, olhe para o céu. Com certeza eu estarei voando perto de você”. Foi o que ficou dito. E para sempre dito. O autor nos conduz ao coração de Tatiana com extrema delicadeza e, com ela, descobrimos uma palavra mágica que derruba todas as fronteiras. Com ilustrações da premiada Anna Cunha, compreendemos que pode chover, mas dentro da neta, o avô sempre será Sol.

Vovó Veio do Japão- Editora: Companhia das Letrinhas

Escrito e ilustrado por quatro mulheres, essa história retrata a passagem na cultura asiática para novas gerações e como algumas brincadeiras e comidas, nunca perdem a graça independente do tempo. Quatro obaa-chans nascidas no Japão, vão ensinar tradições típicas para as netas, que vão te deixar com vontade de fazer em casa.

As Fantásticas Aventuras da Vovó Moderna- Editora: Companhia das Letrinhas

Cheio de aventura e ideias surpreendentes, a Vovó Moderna, vai mostrar para os pequenos que criatividade e diversão é possível em qualquer idade. Em uma missão de deixar o avô Astolfo menos dorminhoco e desanimado, a “Vovó” vai fazer o possível e o impossível, para mudar a situação e trazer mais alegria e energia para o ambiente.

Histórias de Antigamente- Editora: Companhia das Letrinhas

A autora Patricia Auerbah, sabia que tudo aquilo que aprendeu com os mais velhos da família deveria ser repassado. E é assim que o livro começa, com histórias e curiosidades da própria família de Patrícia. Ela vai contar sobre o surgimento de muitas tecnologias como a TV e o rádio, além de eventos importantes do passado.

Como ser Babá da Vovó- Editora: Companhia das Letrinhas

Nessa inversão de papéis, o livro conta sobre uma menina que foi levada para casa da avó para passar o fim de semana e então decidiu criar diversas brincadeiras e atividades que poderiam entreter a idosa. Com referências incríveis que transbordam de amor, o objetivo é mostrar como a relação de neta e avó é muito preciosa e deve ser muito bem aproveitada.

O Passarinho da Vovó- Editora: Salamandra

O conto retrata a construção de uma verdadeira amizade entre neto e avó. Mostra o menino Léo, que ficou muito chateado ao saber que teria que passar as férias de verão na casa da avó e longe dos amigos. Mas uma inesperada aventura, vai fazer com que ele aprenda que o tempo com essa idosa, pra lá de interessante, vai se tornar o melhor verão da vida dele.

Minhas Duas Avós- Editora: Polén

A história que se passa na Casa das Formigas, conta sobre a convivência entre duas avós, Ana e Paula, que são bem diferentes mas são únicas e especiais, se tornando as avós que todo mundo sonharia em ter. Com ilustrações que fazem uma linda combinação de fotos da vida real com a fantasia, o desenrolar é feito em forma de conto, descrito pelos netos, que trás um olhar lúdico e super especial.

O Legado dos Avós- Editora: Hagnos

Este livro é um manual simples e gostoso de ler, que vai se tornar uma inspiração para os avós e avôs que querem deixar um legado de muito amor e sabedoria para os netos. É sobre a relação especial que vai muito além de pai e filho, é transmitir valores e histórias para a próxima geração, o que torna os vínculos familiares ainda mais bonitos.

Meu Avô é um Problema- Editora: Companhia das Letrinhas

As obras da autora Babette Cole, já são sucesso entre as crianças por mostrar histórias que provam que os adultos também podem causar muita confusão. Nessa edição, o avô que parecia inocente, se torna o principal responsável por ataque de lagartas na feira de legumes gigante que acaba envolvendo até mesmo a polícia! Com ilustrações engraçadas e coloridas, esse livro vai trazer boas risadas.