Dia Mundial do Circo e do Teatro: 7 brincadeiras e peças para curtir a data com a família

Mesmo de casa, é possível se divertir (e muito!) com as atividades inspiradas no circo e no teatro. Para te ajudar nessa missão, separamos algumas delas para você fazer com as crianças

Resumo da Notícia

  • 27 de março é o Dia do Circo e o Dia do Teatro
  • Fazer atividades inspiradas nas datas pode ajudar no desenvolvimento da imaginação e criatividade do seu filho
  • É possível construir cada uma das brincadeiras com itens que se tem em casa

Neste sábado, 27 de março, é o Dia do Circo e o Dia do Teatro, comemorações para se divertir em dobro com a família em casa! É na infância que acontece o desenvolvimento da imaginação, fase superimportante para estimular maneiras lúdicas de aprender sobre as emoções, autonomia e até mesmo a criatividade.

-Publicidade-

Tanto com o circo, como no teatro, as crianças encontram os benefícios de aprimorar a comunicação, a contação de histórias, a integração, socialização e também a superação de medos por meio das artes. Para curtir o dia com a família, separamos algumas brincadeiras do universo circense e espetáculos emocionantes e divertidos para ver na sala de casa com os seus filhos.

Fazer brincadeiras de circo e teatro em casa ajudam a estimular a imaginação das crianças (Foto: Shutterstock)

1. Pé de lata

A brincadeira é bastante clássica e simples de reproduzir em casa. Assim como os palhaços, ou apresentações com perna-de-pau, o pé de lata vai fazer o maior sucesso! Para fazer a atividade, você vai precisar de duas latas de achocolatado (que podem ainda ser decoradas!) e barbante. É só fazer dois furos na tampa da embalagem, como uma espécie de alça, e caminhar para se divertir!

Use a criatividade na hora de decorar as latas! (Foto: reprodução / Pinterest)

2. Teatro de sombras

Na internet, pesquise por imagens de circo, ou outras histórias. Imprima e recorte cada uma delas. Em seguida, com um palito de churrasco, cole na parte inferior como uma espécie de fantoche. Com a ajuda de uma lanterna, vire a luz para uma parede lisa e coloque os personagens por trás. Se preferir, utilize uma tampa de caixa de sapato com um papel de seda ou folha vegetal. Agora, é só colocar a imaginação em prática e criar sua própria narrativa com as crianças!

Com o teatro de sombras, seu filho desenvolve a comunicação e também aprende sobre as próprias emoções e resoluções de problemas (Foto: Pinterest)

3. Jogo de latas

Para criar a sua própria brincadeira, separe algumas latas como, as de leite condensado, e decore-as como quiser. Para fazer a bola que irá acertá-las, você pode unir várias meias, ou ainda utilizar uma bola de tênis. Empilhe as latas em uma superfície plana e, com uma certa distância, peça para as crianças acertarem! Você pode até fazer um combinado de quem quem acertar mais, ganha uma prenda!

O desenvolvimento da imaginação e criatividade, já começam na hora de enfeitar as latas (Foto: Pinterest)

4. Fantoche de meias

Sabe aquelas meias velhas que você tem guardadas em casa? Elas também podem servir de brincadeira! Separe alguns botões, lãs, canetinhas e tintas para criar os seus próprios personagens. Além de estimular a criatividade, na hora de contar as histórias é só pedir para as crianças vestirem as meias com as mãos e criarem a própria narrativa, desenvolvendo também a comunicação.

Na hora de criar os personagens, peça para as crianças sugerirem qual será a narrativa da história! (Foto: Pinterest)

5. Equilibrista

Com o auxílio de um giz, ou ainda de cartolinas coloridas, faça formas e desenhos no chão: círculos, triangul0s, curvas, linhas retas, entre outros. Em seguida, peça para as crianças andarem em cima delas nas mais diversas posições: na ponta dos pés, com as mãos na cintura, na cabeça ou até mesmo com os calcanhares! A ideia é treinar o equilíbrio e, claro, dar boas risadas com a atividade!

Se você não tiver giz ou papeis coloridos, vale tudo! Inclusive, usar barbantes para simular qual vai ser o trajeto (Foto: Shutterstock)

6. Cinderela

De maneira clássica, o diretor Isser Korik optou por preservar todo o conteúdo do conto de fadas da peça. Os atores Ian Soffredini e Mariana SãoJoão fazem onze papeis diferentes em cena, despertando a curiosidade e imaginação das crianças. A magia e o espetáculo vão conquistar toda a família. Para adquirir seu ingresso e assistir online, clique AQUI.

Cinderela no Teatro Folha (Foto: Divulgação)

7.  O pequeno príncipe

A história francesa ganhou também uma adaptação online pelo YouTube do Teatro Folha! Entre os dias 6 a 28 de março, nos sábados e domingos às 10h e 15h, é possível acompanhar a peça de perto. “O Pequeno Príncipe mora no asteroide B-612 com uma rosa, baobás e três vulcões. Um dia ele pega carona numa revoada de pássaros e vai conhecer novos mundos e pessoas. Depois de passar por diversos planetas e conhecer inusitados personagens, como, o Rei, o Homem de Negócios e o Vaidoso, acaba caindo no planeta Terra, em pleno deserto do Saara. Na Terra conhece o narrador, que coincidentemente sofreu uma queda de avião no mesmo local”. Para adquirir o seu ingresso, clique AQUI.

O pequeno príncipe no Teatro Folha (Foto: Divulgação)