Dia Mundial do Livro Infantil: 18 opções para incentivar a leitura com o seu filho durante a quarentena

O hábito de ler, além de ser uma delícia, é muito importante para o desenvolvimento da criança. Incentivar a leitura é uma das principais tarefas dos pais – e isso não precisa virar algo chato para o seu filho!

Ler para os filhos vai muito além de ajudar no desenvolvimento deles ou torná-los mais familiarizados às letras (Foto: Shutterstock)

Neste domingo, 18 de abril, é celebrado o Dia Nacional do Livro Infantil! A data foi criada em 2002 como homenagem ao nascimento de Monteiro Lobato, criador do Sítio do Pica Pau Amarelo, considerado pioneiro e pai da literatura infantil brasileira. A primeira história infantil do escritor foi A Menina do Narizinho Arrebitado, publicada em 1920. O livro fez tanto sucesso que tantos outros vieram na sequência, apresentando ao público Dona Benta, Pedrinho, Emília, Visconde de Sabugosa, Tia Nastácia, entre outros personagens.

-Publicidade-

O hábito da leitura, além de ser uma delícia, é muito importante para o desenvolvimento da criança. Incentivar a leitura é uma das principais tarefas dos pais – e isso não precisa virar algo chato para o seu filho. É só por volta dos 5 anos de idade que as crianças são alfabetizadas, mas isso não é desculpa para deixá-las longe dos livros, afinal, todo mundo se lembra com carinho das histórias contadas pelos pais antes de dormir ou daquela coleção incrível em capa dura cheia de texturas!

Dedicar parte do seu tempo a escolher um livro e lê-lo em voz alta é um gesto que fica para sempre na memória das crianças (Foto: Getty Images)

Ler para os filhos (mesmo enquanto eles ainda estão dentro da sua barriga) vai muito além de ajudar no desenvolvimento deles ou torná-los mais familiarizados às letras. Dedicar parte do seu tempo a escolher um livro e lê-lo em voz alta – com todas aquelas entonações que as crianças adoram – é um gesto de amor e carinho, que fica para sempre na memória das crianças. E não importa o gênero. Vale livro de contos de fadas, de aventura, de fantasia… O importante é ler!

-Publicidade-

Em tempos de quarentena, por exemplo, é muito importante refletir sobre o tipo de educação e quais reflexões estão sendo passadas às crianças. O Dia Nacional do Livro Infantil é uma ótima oportunidade para incluir e incentivar o hábito da leitura em casa, com a família toda, das crianças aos adultos. Reunimos algumas sugestões da nossa colunista Luciana Loew, mãe de Teresa e Alice, escritora e produtora de conteúdo digital, e separamos aqui 18 livros com assuntos e propósitos variados, para o seu filho ler sozinho ou com você! Olha só:

A Reforma da Natureza | Monteiro Lobato

Clássico e publicado pela primeira vez em 1941, o livro traz uma reflexão sobre “e se você tivesse a oportunidade de reformar o mundo para deixá-lo do jeito que você quer? O que faria primeiro?”. Protagonizada pelos famosos personagens do “Sítio do Pica-Pau Amarelo, “A Reforma da Natureza” é uma leitura que garante aventuras, muita magia e uso da imaginação com as mudanças propostas por Emília, Dona Benta, Visconde de Sabugosa e Tia Anastácia.

As Cores de Corina | Carmen Lucia Campos, Editora Panda Books

O livro conta a história de uma menina criativa que gostava muito de desenhar. Os adultos não entendiam como ela podia imaginar um menino laranja ou que um peixe podia andar na rua com seu guarda-chuva da cor do mar… Mas ela sabe que inventar é muito mais gostoso que copiar e descobre um dia que não está sozinha nesse mundo maravilhoso da imaginação.

Turma da Mônica – Fábulas Inesquecíveis | Mauricio de Sousa, Editora Girassol

Para ensinar ao seu filho por que as fábulas têm lições tão importantes sobre superação, generosidade, bondade e amizade, nada melhor do que a turma mais famosa do Brasil. Com a participação de Mônica, Cebolinha, Magali, Chico Bento, Cascão e outros personagens do Bairro do Limoeiro, esse livro tem histórias curtas e super divertidas.

Fábulas de Esopo – Descubra o Fantástico Mundo dos Animais, Editora Girassol

Mais um livro para seu filho se encantar com as fábulas, dessa vez aprendendo sobre comportamento e sobre como agir em algumas situações difíceis. Com uma linguagem lúdica e ilustrações bem coloridas, ele traz 14 fábulas clássicas, representadas pelos divertidos personagens da Turma da Mônica. Temas como amizade, generosidade, honestidade e superação ganham um toque especial com a participação de Cebolinha, Magali, Cascão e Mônica. 

Amoras | Emicida, Cia das Letrinhas

Escrito pelo cantor Emicida, o livro é cheio de poesias infantis que mostram como é importante reconhecer os pequenos detalhes da vida. Inspirado em sua música “Amoras”, Emicida escreveu seu primeiro livro infantil ressaltando a importância da criança se orgulhar de quem ela é desde cedo.

(Foto: Reprodução | Companhia das Letrinhas)

Vovô Mandela | Zazi, Ziwelene e Zindzi Mandela, Editora V&R

O livro foi escrito por bisnetos e uma filha de ninguém mais, ninguém menos do que Nelson Mandela. Escrito a partir das perguntas genuínas dos bisnetos – logo após encontrarem uma foto antiga do avô –, a obra conta passagens da história de Mandela abordando, com linguagem simples e ilustrações lindas (assinadas por Sean Qualls), questões como racismo e apartheid na África. 

Não Me Toca, Seu Boboca | Andrea Viviana Taubman, Editora Aletria

O livro trata de um assunto delicado de falar, mas do qual não podemos fugir: o assédio infantil. Esta fábula toca no tema de forma lúdica e delicada e mostra para a criança como ela deve agir se perceber alguém agindo de forma inadequada Ninguém pode tocá-la, levá-la aonde não quer ir, mesmo sendo gente conhecida. Temos que proteger nossas crianças.

Coleção Meu Ambiente | Fundação Grupo Boticário

Esta coleção de 18 livros paradidáticos trazem atividades, dicas e atividades que auxiliam crianças do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental a estarem mais próximas da natureza, mesmo dentro de casa. Desenvolvida com a coordenação pedagógica do Sistema Educacional Família e Escola (Sefe), a coleção contribui para o desenvolvimento de competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como o exercício da curiosidade intelectual e abordagem própria das ciências. A coleção completa está disponível para download gratuito no site.

Mulheres incríveis que mudaram o mundo | Alice Ramos, Ciranda Cultural

Como o próprio nome sugere, a obra conta a história de diversas mulheres que fi zeram diferença no mundo. Com pequenas biografias, o livro explica os detalhes da vida de cada uma delas, como: onde nasceram, o que fi zeram e como contribuíram para um Planeta melhor. E tem mais! No final, depois de os leitores aprenderem sobre as personagens, eles ainda realizam uma atividade sobre as mulheres! De forma leve e objetiva, as crianças aprendem a importância da mulher na sociedade.

Escola de princesas recatadas | Eliandro Rocha, Editora Callis

O livro conta a história da princesa Sofia, uma menina livre que gosta de brincar descalça e sonha em poder voar. Mas a mãe dela começa a achar o jeito da fi lha muito solto e pouco recatada para ser uma princesa. Pensando nisso, Sofia foi para a Escola de Princesas Recatadas aprender como se comportar. A obra com imagens (bem!) coloridas e expressivas, ensina as crianças a agirem com amor próprio, aprenderem alguma coisa nova em qualquer situação e sempre buscarem por amizades.

Eliandro Rocha | Editora Callis

As maravilhas que você vai ser | Emily Winfield Martin, VR Editora

Ninguém nasce com um destino ou com a vida toda estabelecida. Há muitos caminhos para seguir e escolhas para fazer, e é nisso que a obra se baseia. As ilustrações, coloridas e envolventes, mostram o início da infância com tons e traços delicados. Os dilemas envolvendo o futuro e o clássico questionamento “o que você vai ser quando crescer?”, são retratados com as rimas poéticas da autora, que expressam todo o sentimento entre pais e filhos.

Famílias | Ilan Brenman, Editora Moderna

Ilustrado com cores vivas e desenhos que lembram pinturas feitas com giz de cera, o autor leva as crianças para um mundo repleto de imaginação. O livro conta as histórias de diversas famílias diferentes entre si, nos hábitos, jeitos e aparências. De forma simples e divertida, as crianças podem se identificar com cada pedaço do livro.

O Leão da Neve | Jim Helmore e Richard Jones, Carochinha

O livro conta a história de Carol, uma menina que se muda com a mãe para uma nova casa e passa a se sentir sozinha. Com cores claras e calmas, as ilustrações mostram que a menina se sente assim até conhecer o Leão, que consegue ajudá-la nessa jornada. O texto aborda sentimentos importantes como insegurança e medo, além de retratar a amizade e a construção da autoconfiança com simplicidade e sensibilidade. A obra pode ser um bom aliado na hora de ajudar as crianças a trabalharem com o emocional em momentos de conflitos.

Téo & O Mini Mundo | Caetano Cury, Editora RPHQ

Téo é um menino questionador e através de um microscópio desvenda alguns mistérios do mundo. A ideia da metáfora de Caetano Cury é mostrar o quão pequenos somos perante o universo e como ainda desconhecemos muitas coisas. Por meio das ilustrações e diálogos, o autor traz reflexões importantíssimas para pais e filhos. A obra nasceu no digital e depois do grande sucesso virou este livro compilado de 100 páginas.

Tão, tão grande | Catarina Sobral, Editora Carochinha

Ilustrado de cabo a rabo somente com cinco cores – branco, preto, vermelho, azul e amarelo – e desenhos que parecem ter sido feitos e pintados com giz de cera, marca registrada da autora e ilustradora portuguesa, o livro foi inspirado na obra de Franz Kafka, A Metamorfose. O livro aborda, de uma maneira leve e divertida, o crescimento, as mudanças físicas e os sentimentos de confusão e desconforto com a novidade.

(Foto: Acervo Pais&Filhos)

Como ser babá da vovó | Jean Reagan e Lee Wildish, Companhia das Letrinhas

Quem foi que disse que passar um fim de semana na casa da avó não é divertido? Este livro inverte os papéis de propósito e é a neta quem vai cuidar da avó, com atividades pensadas especialmente para o momento das duas. A obra é um verdadeiro manual de como retribuir toda a atenção, carinho e amor que as avós dão às crianças. As ilustrações despertam aquela vontade incontrolável de correr para os braços das nossas avós e nunca mais sair!

Rapunzefa | Luciano Dami e Marcos Garuti, Editora Hashtag

Em uma junção de conto de fadas e folclore brasileiro, o livro é uma representação abrasileirada deliciosa de ler do clássico Rapunzel. Ele mostra a história já conhecida de uma menina que vive isolada em uma torre – mas, dessa vez, com dreads na cabeça e um vaqueiro viajante que muda sua vida completamente. Com ilustrações em tons terrosos que remetem ao sertão nordestino, o texto mescla a linguagem de cordel e de teatro e criam uma leitura irresistível.

Os vizinhos | Einat Tsarfati, Editora Pequena Zahar

É o tipo de livro que ganha a gente pela capa. De cara, os desenhos de traço firme e muito coloridos chamam atenção logo na prateleira e despertam a vontade de ler o que tem por entre as páginas. Escrito e ilustrado pela autora israelense, ele trata de um tema que com certeza é tópico de curiosidade para muita gente: o que faz e como vive cada morador de um prédio. A arquitetura pode ser a mesma, mas cada apartamento é ocupado por pessoas únicas – o que torna cada história muito interessante. Descontraído e de leitura rápida, a narrativa mostra uma menina, seu edifício de sete andares e quantas aventuras podem existir por trás de cada porta.

Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!

-Publicidade-