Dia Mundial do Meio Ambiente: dicas de livros infantis para a família toda aprender sobre o cuidado ao planeta

Por aqui você vai encontrar uma seleção de livros para pais e filhos feita a dedo, com muito carinho e cuidado

Resumo da Notícia

  • Para comemorar o Dia Mundial do Ambiente, fizemos uma lista de livros sobre o assunto
  • São abordagens diversas sobre natureza, animais e muita diversão para a família toda
  • A dica final é feita por nossa colunista, Luciana Loew, que comanda essa seção no Instagram

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, preparamos uma lista de livros sobre o tema para pais e filhos aproveitarem a leitura juntos. Para completar, sempre tem uma indicação da nossa colunista que é fera no assunto e comanda a seção no nosso Instagram. Olha só!

 

Bichos de cá

Xavier Bartaburu e Edson Penha | Bamboozinho

A fauna brasileira é apresentada de um jeito muito especial neste livro: com música, informação e ilustrações. As canções embalam informações e curiosidades sobre os bichos; os desenhos e o aplicativo mostram o colorido dos animais e dos ambientes onde vivem. Acompanha CD com canções do grupo musical Nhambuzim e aplicativo gratuito.

Um dia, um Rio

André Neves e Leo Cunha | Pulo do Gato

Abordando o crime ambiental de Mariana, que ocorreu em 2015, o livro retrata a história de um menino que descobre que o Rio Doce se transformou em lama. Por meio de lamentação e um grito de socorro, a criança aprende que é preciso preservar a natureza e questionar a intervenção humana.

A árvore generosa

Shel Silverstein e Fernando Sabino | Companhia das Letrinhas

Essa é a uma história de amor entre uma árvore e um menino – ela dá a ele tudo o que tem: suas folhas, seus frutos, sua sombra. Eles brincam juntos todos os dias, mas com o passar do tempo, o comportamento dele muda: agora ele precisa dos frutos para vender, os galhos para construir a casa, e assim por diante.

Crianças da Amazônia

Mauricio Venezas | Mundo Mirim

O livro nos leva à realidade de crianças e famílias que vivem na Amazônia, mostrando aos nossos filhos, por meio de ilustrações e narrativas de cada personagem, como são as brincadeiras, os costumes e as culturas da região Norte do país.

O Bicho-preguiça que desapareceu junto com a árvore

Katja Gehrmann | Saber e Ler

O personagem principal, o bichopreguiça, cai num sono profundo e tão gostoso, que nem percebeu o que estava acontecendo a sua volta. Sem se separar da sua árvore, ele acaba viajando por dias e noites, sem nem saber!

A perigosa vida dos passarinhos pequenos

Míriam Leitão | Rocco Pequenos Leitores

Escrito pela jornalista Míriam Leitão, o livro retrata a paixão dela por pássaros. Na história, pássaros pequenos se reúnem e armam uma rebelião por conta da falta de árvores na região em que viviam.

Bichos do mar

Estéfane Cardinot Reis | Editora Gaia

Esse é um convite para uma aventura daquelas – e debaixo d’água! O livro conta às crianças sobre a imensidão do oceano e as apresenta aos mais diferentes tipos de animais marinhos, sempre com muita informação e ilustrações.

Faço a minha parte

Álvaro Modernell | Mais Amigos

Esse livro nem precisou de muitas palavras para passar a mensagem que gostaria – apenas com imagens reforça a importância da sustentabilidade. E o mais legal: que cada um deve fazer a sua parte por um mundo melhor.

 

Direto do IGTV (@paisefilhosoficial), por Luciana Loew, mãe de Teresa e Alice

 

Estranhas criaturas

Cristóbal León | WMF

Eu queria falar deste livro há um tempo e acho que este é um momento oportuno. Ele tem ilustrações lindas e a história é divertida, e uma mensagem importante. Os bichos que moravam na floresta estavam vivendo um verão tedioso, até que um dia encontraram um aviso dizendo: festa. Todos ficaram superanimados e toparam ir para o evento. Mas quando voltaram, não puderam acreditar: alguém levou todas as árvores embora! Eles tentaram se virar com outros objetos e até conversar com os humanos que roubaram as árvores, mas sem acordo.

Entre várias tentativas, ao final, eles conseguem provar aos humanos que as árvores são importantes para os bichos, eles entendem as necessidades uns dos outros e percebem que um não vive sem o outro!

 

Novo aplicativo Pais&Filhos Interativo: teste seus conhecimentos, acumule pontos para trocar por prêmios e leia conteúdos exclusivos! Para baixar, CLIQUE AQUI.