Publicado em 25/05/2019, às 16h42 por Isabella Zacharias, Filha de Aldenisa e Carlos
No dia 25 de maio é comemorado o Dia Nacional da Adoção. De acordo com uma pesquisa feita pela Autoridade Central Administrativa Federal (ACAF), o Brasil alcançou o maior índice de adoções em 2018, com 2.184 processos efetivados. A esperança é que esse número cresça depois de 2019 com o início do novo cadastro de pais interessados em adoção.
Quando o processo de adoção é concluído, é muito comum que os pais tenham algumas dúvidas. Muitos se perguntam, por exemplo, se devem ou não contar aos filhos que eles são adotados.
“A comunicação é a base para a identificação, com crianças e adolescentes isso não deve ser diferente. É muito importante que no caso da adoção de bebês o tema seja tratado com naturalidade”, diz a especialista em comportamento infantil e assessora familiar, Mariana Zanotto.
Outra dúvida comum é se os pais devem falar sobre a família biológica. Mariana diz que é normal que as crianças tenham essa curiosidade quando forem mais velhas. “Esse é o momento em que os pais precisam ser mais compreensivos. O fato da criança saber que seus pais adotivos estão abertos para esse diálogo é o mais importante”, explica.
Algumas famílias que já tem filhos biológicos escolhem adotar crianças. Aí surge mais uma pergunta: como adaptar ambos para esse momento? “É muito interessante que o filho biológico esteja envolvido no processo da adoção do futuro irmão”, diz Mariana. “Dar espaço para que ele dê opiniões sobre o assunto é um passo importante na adaptação com a nova realidade”.
Aos casais homossexuais que desejam adotar uma criança e, por consequência, acabam sofrendo muito preconceito, Mariana diz que o mais recomendado é procurar suporte profissional. “Uma das coisas que mais chama a atenção sobre trabalhar com essas famílias é a dedicação em ensinar o verdadeiro significado do amor”, Mariana explica. “Sabe aquele amor sem rótulos e padrões e que supera todos os desafios? Esse mesmo”.
A amamentação também chega a ser um desafio para algumas mães que querem adotar. “A amamentação não é exclusiva para mães que gestaram seus bebês. Existem diversas formas de possibilitar essas experiências para mães adotivas que gostariam de amamentar”, ela explica. “Consultar uma especialista em lactação é uma ótima ideia. O amor da maternidade e da paternidade não tem limites. Nós é que o limitamos”.
Leia também:
Mãe de 5 filhos conta como adoção ajudou a realizar sonho da maternidade: “Amor incondicional”
“Nós não escolhemos, fomos escolhidos”, diz casal sobre a adoção do filho
Família
Bruna Biancardi mostra a filha, Mavie, e detalhe na bebê gera repercussão: "Incomoda muito"
Família
Junior diz que marca hora para ter relações sexuais e explica o motivo
Ele cresceu! 🥰
Filho de Giovanna Antonelli e Murilo Benício se torna modelo e prova que a beleza é de família
Criança
Giovanna Ewbank coloca filho de castigo após ele fazer uma compra online inusitada : “Tá nervoso”
Família
Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação.”
Família
Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli
Criança
Dia do cabelo maluco: mãe viraliza ao fazer penteado inspirado em um desenho infantil
Criança
Sandra Annenberg faz linda homenagem e posta foto rara ao lado da neta