Publicado em 15/03/2021, às 05h00 por Cinthia Jardim, filha de Luzinete e Marco
Mesmo com as aulas acontecendo de maneira diferente durante a pandemia, a educaçãonão pode ser deixada de lado. Em meio a tantas incertezas, surgem questionamentos sobre como viver esse “novo normal” que, de fato, mudou muita coisa. Nesta segunda-feira, 15 de março, é o Dia Nacional da Escola, data superimportante para conscientizar e valorizar (ainda mais!) o trabalho de professores, coordenadores, diretores e, claro, da família, que tem vivido cada momento das aulas com as crianças.
Para Ricardo Almeida, professor de História, e pai de Alexandre e Maria Clara, é na escola que as crianças vivem diversos estímulos do desenvolvimento, sendo eles: cognitivo, social, intelectual e afetivo. “A escola tem um papel fundamental, ela educa, estimula a interação social, trabalha com a cultura acumulada e absorvida pelos indivíduos, estabelece as normas sociais, além dos valores éticos e morais”.
Além disso, o professor comenta também que a escola possui uma grande responsabilidade social. “Do ponto de vista pedagógico, independente da escola ser conteudista, sócio construtivista, progressista ou tradicional, todas terão a responsabilidade de entregar à sociedade um indivíduo íntegro, colaborativo, consciente de seu papel na sociedade, solidárioe sobretudo, alguém que saiba como poderá ou irá contribuir para a construção de um mundo melhor”.
Já para a professora Cristiane Finetti, o ambiente escolar também é o local onde passamos a maior parte de nossas vidas. “Acredito que, além de conteúdos didáticos, a escola tem o objetivo de ‘desafiar’ o aluno a extrair o melhor de si, em diferentes contextos”. Além disso, Roberta Bento, colunista da Pais&Filhos, fundadora do SOS Educação e mãe de Tais, reforça que “a escola é um direito de todas as crianças e adolescentes e o Brasil tem que garantir isso para todos os alunos”.
Roberta comenta ainda que “a escola é a rede de apoio mais confiável da família. É no ambiente escolar que as crianças fazem descobertas sobre si mesmas e ganham oportunidades inigualáveis no desenvolvimento de habilidades que serão essenciais para a vida”.
A partir das próprias experiências, a fundadora do SOS Educação diz que o ambiente escolar também reflete em muitos aprendizados e na pessoa que ela é hoje. “No meu caso, a escola faz parte da pessoa que sou, da profissional que me tornei, da maternidade que exerço. Ao me aceitar, mesmo quando não existia nenhuma legislação que garantisse a inclusão de alunos com deficiência, a escola me ajudou a acreditar na minha capacidade de superação. Em parceria com minha família, a escola é responsável pelo ser humano em que me tornei!”.
Apesar de todos os desafios vividos durante a pandemia, um dos maiores sonhos das famílias é poder proporcionar o melhor ensino possível para os filhos. Por isso, vale participar de cada momento! “Durante a pandemia, todos precisam se adaptar, fazendo o melhor que puderem. Esse deve ser o objetivo compartilhado entre família e escola. É o melhor que pais e professores podem fazer juntos”, concluem Roberta e Tais Bento.
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