Dia Nacional da Escola: entenda por que ela é tão importante para o desenvolvimento do seu filho

No dia 15 de março, é comemorado o Dia Nacional da Escola, data essencial e que precisa ser lembrada sempre. Mesmo com todas as mudanças durante a pandemia, é preciso valorizar (e muito!) o trabalho em equipe das famílias e professores em busca da melhor educação possível

Resumo da Notícia

  • 15 de março é o Dia Nacional da Escola
  • O ambiente escolar é fundamental para o desenvolvimento das crianças, que é refletido na fase adulta
  • A data é superimportante para valorizar o trabalho em equipe das famílias, escolas e alunos

Mesmo com as aulas acontecendo de maneira diferente durante a pandemia, a educação não pode ser deixada de lado. Em meio a tantas incertezas, surgem questionamentos sobre como viver esse “novo normal” que, de fato, mudou muita coisa. Nesta segunda-feira, 15 de março, é o Dia Nacional da Escola, data superimportante para conscientizar e valorizar (ainda mais!) o trabalho de professores, coordenadores, diretores e, claro, da família, que tem vivido cada momento das aulas com as crianças.

-Publicidade-
Na escola, as crianças desenvolvem diversos estímulos que são fundamentais para o futuro (Foto: Shutterstock)

Para Ricardo Almeida, professor de História, e pai de Alexandre e Maria Clara, é na escola que as crianças vivem diversos estímulos do desenvolvimento, sendo eles: cognitivo, social, intelectual e afetivo. “A escola tem um papel fundamental, ela educa, estimula a interação social, trabalha com a cultura acumulada e absorvida pelos indivíduos, estabelece as normas sociais, além dos valores éticos e morais”.

Além disso, o professor comenta também que a escola possui uma grande responsabilidade social. “Do ponto de vista pedagógico, independente da escola ser conteudista, sócio construtivista, progressista ou tradicional, todas terão a responsabilidade de entregar à sociedade um indivíduo íntegro, colaborativo, consciente de seu papel na sociedade, solidário e sobretudo, alguém que saiba como poderá ou irá contribuir para a construção de um mundo melhor”.

Já para a professora Cristiane Finetti, o ambiente escolar também é o local onde passamos a maior parte de nossas vidas. “Acredito que, além de conteúdos didáticos, a escola tem o objetivo de ‘desafiar’ o aluno a extrair o melhor de si, em diferentes contextos”. Além disso, Roberta Bento, colunista da Pais&Filhos, fundadora do SOS Educação e mãe de Tais, reforça que “a escola é um direito de todas as crianças e adolescentes e o Brasil tem que garantir isso para todos os alunos”.

Os aprendizados da escola ficam para sempre

Roberta comenta ainda que “a escola é a rede de apoio mais confiável da família. É no ambiente escolar que as crianças fazem descobertas sobre si mesmas e ganham oportunidades inigualáveis no desenvolvimento de habilidades que serão essenciais para a vida”.

Durante uma das fases mais importantes da vida, a escola, a família tem um papel fundamental na educação dos filhos (Foto: iStock)

A partir das próprias experiências, a fundadora do SOS Educação diz que o ambiente escolar também reflete em muitos aprendizados e na pessoa que ela é hoje. “No meu caso, a escola faz parte da pessoa que sou, da profissional que me tornei, da maternidade que exerço. Ao me aceitar, mesmo quando não existia nenhuma legislação que garantisse a inclusão de alunos com deficiência, a escola me ajudou a acreditar na minha capacidade de superação. Em parceria com minha família, a escola é responsável pelo ser humano em que me tornei!”.

A família deve sempre apoiar a educação das crianças junto com os professores

Apesar de todos os desafios vividos durante a pandemia, um dos maiores sonhos das famílias é poder proporcionar o melhor ensino possível para os filhos. Por isso, vale participar de cada momento! “Durante a pandemia, todos precisam se adaptar, fazendo o melhor que puderem. Esse deve ser o objetivo compartilhado entre família e escola. É o melhor que pais e professores podem fazer juntos”, concluem Roberta e Tais Bento.