Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos: relembre 4 aventuras que marcaram gerações

Para comemorar a data para lá de especial, separamos histórias cheias de nostalgia e que, de alguma forma, fizeram parte da infância de muita gente

Resumo da Notícia

  • O Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos é comemorado em 30 de janeiro
  • Confira 4 histórias que marcaram gerações
  • Hoje, faz 172 anos da primeira história em quadrinhos no mundo

Você sabia que neste sábado, 30 de janeiro, é comemorado o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos? Hoje, faz 172 que a primeira história em quadrinhos, com desenhos de Angelo Agostini, foi publicada em 1869 e desde então, elas vieram para fazer parte da vida de muitas famílias.

-Publicidade-
As histórias em quadrinhos são, muitas vezes, o primeiro contato com a leitura (Foto: Shutterstock)

Com muito carinho (e nostalgia), nós relembramos algumas publicações nacionais para você comemorar junto. A gente tem certeza que muitas delas marcaram a sua infância de alguma forma. Confira abaixo:

Sítio do Picapau Amarelo

Sítio do Picapau Amarelo(Foto: reprodução / Estadão)

Um clássico! Adaptado a partir dos contos de Monteiro Lobato, a franquia também virou desenho, filme e programa de televisão. Mas, os quadrinhos ganharam o coração de várias crianças desde 1979, quando Emília, Narizinho, Visconde, Pedrinho, e Rabicó embarcaram em diversas aventuras. A gente ama!

Turma da Mônica

Turma da Mônica (Foto: reprodução / Instagram @turmadamonica)

A série de histórias em quadrinhos brasileira, criada pelo cartunista Maurício de Sousa, foi originada em 1959 e até hoje tem os nossos corações. Para muita gente, foi a partir dali que surgiu o primeiro contato com a leitura e o amor por toda essa experiência. Quem não ama acompanhar as aventuras de Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão?

A Turma do Pererê

Turma do Pererê (Foto: reprodução)

Criada pelo autor e cartunista Ziraldo em 1959, a Turma do Pererê foi a primeira revista brasileira em quadrinhos colorida. A história, que se passava na floresta brasileira, teve apenas 10 edições publicadas, mas fez parte da infância e marcou a história de muita gente.

O Menino Maluquinho

O Menino Maluquinho (Foto: reprodução)

Também de Ziraldo, a história em quadrinhos brasileira foi publicada de 1989 até 2007, vendendo milhões de exemplares. Conhecido por inúmeras crianças, o Menino Maluquinho serviu de inspiração para peças e teatro, filmes e até séries de TV. Trazendo a nostalgia da infância, a trama traz as aventuras, histórias e invenções de uma criança alegre e sapeca.