Disney anuncia demissão de 32 mil funcionários no primeiro semestre de 2021

A necessidade de mandar os trabalhadores embora veio devido a diminuição de venda dos ingressos pelo isolamento social proposto para evitar a proliferação do coronavírus

Resumo da Notícia

  • Disney anuncia demissão de 32 mil funcionários no primeiro semestre de 2021
  • O número apresenta um aumento em relação aos 28 mil que eles previram antes
  • As demissões acontecerão devido à covid

A Walt Disney Co anunciou, nesta quarta-feira, 25 de novembro, que vai demitir 32 mil trabalhadores, principalmente os dos principais parques temáticos. Esse número, como apontado pela CNN, reflete um aumento nas demissões, já que, em setembro deste ano, a empresa previu 28 mil demissões, todas relacionadas à diminuição de vendas de ingressos devido ao isolamento social proposto para e evitar a proliferação do novo coronavírus. Segundo a empresa, as demissões ocorrerão no primeiro semestre de 2021.

-Publicidade-
Eles previram 32mil demissões (Foto: reprodução Instagram / @disneyland)

No início deste mês, a Disney informou que estava liberando trabalhadores adicionais de seu parque temático no sul da Califórnia, já que não sabiam quando o estado permitirá novamente a abertura. Os parques temáticos da Disney na Flórida e fora dos Estados Unidos reabriram no início deste ano com distanciamento social estrito, testes e uso de máscara.

Esquenta Black Friday

A Black Friday da Amazon está chegando! Para conferir os produtos que já estão com descontos incríveis em todas as categorias do site, clique AQUI! Você ainda pode ter frete grátis e promoções exclusivas ao se tornar um membro Prime! A assinatura é de apenas R$ 9,90 por mês e também garante entrega mais rápida, acesso a filmes, séries e desenhos animados. Inscreva-se e ganhe 30 dias grátis CLICANDO AQUI.

-Publicidade-

Já em Paris, o parque, que foram fechados no início da pandemia, precisaram fechar novamente  no mês passado, quando a França impôs um novo bloqueio para combater uma segunda onda de casos do novo coronavírus. Os parques de Xangai, Hong Kong e Tóquio permanecem abertos.

Como explicar a demissão pro seu filho

É importante falar sobre isso com seu filho (Foto: Getty Images)

A pandemia do coronavírus não teve impacto apenas na área da saúde. Com a crise mundial, é esperado que o número de desempregados no Brasil também aumente. Isso é praticamente um fato, a dúvida é quão grande será esse crescimento. De acordo com o último boletim do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de janeiro, o Brasil tinha 11,9 milhões de desempregados, representando 11,8%. O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV), prevê que o desemprego chegue a 17,8% neste ano. 

Por isso, o assunto pode surgir dentro de casa e é importante estar preparado. Mas antes de qualquer coisa, lembre-se que essa é uma preocupação que a criança não tem que ter, então a notícia deve ser dada da forma mais tranquila possível e adequada à idade da criança. Conversamos com Vanessa Abdo, doutora em psicologia e CEO do Mamis na Madrugada, mãe de Laura e Rafael, para dar dicas sobre como explicar para seu filho sobre a demissão e a melhor forma de abordar a situação em família. “A primeira coisa que você precisa fazer antes de dar qualquer notícia complicada para a criança é ter elaborado o seu luto”, alerta. A especialista enfatiza a importância de não falar no calor do momento e sugere respirar fundo, tomar um banho ou até dormir uma noite para iniciar a conversa

Essa dica garante que você esteja mais tranquilo na hora de soltar a informação, não fazendo de forma agressiva ou violenta e expondo de forma clara a realidade, mas como positividade. Nesse diálogo, vale: “usar palavras simples. Por exemplo, substituir ‘demissão’ por ‘sair do emprego’, contar que aconteceu algo ruim, mas vai ficar tudo bem”. Reforce que vocês precisam estar unidos e talvez rever alguns hábitos, mas que a criança não precisa se preocupar, porque vocês já estão cuidando disso. 

Parceria faz a diferença 

A parceria faz diferença (Foto: Getty Images)

Então, antes de chamar a criança, alinhe o discurso com o seu parceiro, ok? Também vale dar essa notícia juntos, para reforçar a ideia de união. “Essa é uma situação que ela não pode resolver, então é importante não sobrecarregá-la”, explica. Terminar com essa mensagem otimista significa dar espaço para seu filho falar sobre os medos e para que você possa acolher. “Nós precisamos falar sobre medo, a criança precisa elaborar essa questão”, defende. Nesse sentido, é bom que você também mostre que está com medo, mas “sem estar muito emocionado”. 

Se a emoção surgir ao longo da conversa, não tem problema, mas contorne e termine sempre com uma mensagem positiva. A psicóloga diz que em assuntos polêmicos uma boa saída quando seu filho fizer uma pergunta complicada é retornar a questão e perguntar: “O que você acha disso?”. Dessa forma, você consegue saber o que ele está sentindo e evita dar informações muito maiores do que a criança é capaz de entender ou superficiais demais. No fim, também é interessante perguntar se o seu filho tem alguma dúvida ou quer falar. 

Depois desse momento, se a criança voltar no assunto, retome e volte a acolher os sentimentos. Caso ela não comente mais, a especialista sugere que eventualmente os pais deem algumas informações, como “Estamos procurando emprego”, “Você ficou com alguma dúvida?”, mas sem sobrecarregá-la. Faça isso apenas para manter o canal de conversa aberto e mostrar que você está seguro com o momento. “É uma situação bem ruim, não existe um manual pronto. O que dá mais aflição no processo de demissão é a instabilidade, isso é angustiante tanto para os adultos quanto crianças. Por isso, quanto mais transparência melhor”, finaliza.    

Seminário Internacional Pais&Filhos

O 10º Seminário Internacional Pais&Filhos – Quem Ama Cria está chegando! Ele vai acontecer no dia 1 de dezembro, com oito horas seguidas de live, em formato completamente online e grátis. E tem mais: você pode participar do sorteio e ganhar prêmios incríveis. Para se inscrever para os sorteios, ver a programação completa e assistir ao Seminário no dia, clique aqui!