Disney TinkerLab: iniciativa estimula aprendizado das crianças através da tecnologia

Dividido em quatro etapas, foi pensado para desenvolver as habilidades necessárias para as futuras gerações. Conversamos com uma representante para explicar como funciona

Resumo da Notícia

  • Saiba tudo sobre o Disney TinkerLab
  • Uma iniciativa para estimular a aprendizagem
  • Pode ser usada por educadores e pais

A pandemia provou que os momentos de aprendizagem não estão restritos a uma sala de aula. As crianças estão o tempo todo recebendo estímulos que levam a novas descobertas. Pensando nisso, a iniciativa Disney TinkerLab busca introduzir novas formas de aprendizagem através de atividades e storytelling.

-Publicidade-
Confira essa iniciativa da Disney para incentivar a aprendizagem (Foto: Divulgação)

Belén Urbaneja, diretora da Disney Latin America, mãe de Teo e Juan Cruz, em entrevista exclusiva para a Pais&Filhos afirma: “O nosso objetivo é usar a tecnologia não somente como um usuário, mas produtor. Para produzir ideias e agregar no aprendizado. Queremos contribuir com a educação das crianças e também com os educadores, aproveitando a força que tem nossos conteúdos e personagens”.

O DisneyTinkerLab traz um guia de atividades, focando em competências e habilidades indispensáveis para a futura geração, assim os professores podem incorporar, combinar e usufruir para enriquecer as aulas. Mas nesse momento de pandemia, não são apenas os educadores que se beneficiaram dessa ferramenta.

-Publicidade-

“Esse foi um programa pensado para os docentes, mas agora são ferramentas críticas e muito importantes para os pais oferecerem aos filhos. Já que não podemos ir ao cinema e parques, precisamos de ideias para fazer com as crianças e tudo está muito conectado com as telas hoje em dia”, defende Belén.

É possível usar a tecnologia ao nosso favor (Foto: Shutterstock)

Ela explica que eixo central é o storytelling em cima de “bases do aprendizado”: Alfabetização Digital, Colaboração, Criatividade, Pensamento Crítico e Comunicação, para ajudar meninos e meninas a desenvolverem seu potencial. “É um compromisso da Disney trabalhar para que todos tenham acesso a ferramentas e conteúdos”, completa.

O guia é dividido em quatro tópicos: 

Pensar: apresenta conceitos teóricos para incentivar a reflexão sobre os novos desafios da área da educação 

Fazer: hora da prática, com detalhes e passo a passo para aplicar questões cognitivas

Acompanhar: oferece recursos para aplicar os temas nas salas de aula, através de jogos

Registrar: o momento de documentar os resultados ao aplicar essa iniciativa, para compartilhar e trocar experiências 

“Pensamos que as futuras profissões estão ainda por ser definidas, então nós trabalhamos para contribuir com competências e habilidades necessárias para enfrentar esse futuro, que hoje é pouco conhecido”, afirma. Na era digital, é fundamental usar a tecnologia ao nosso favor para desenvolver esse “pensamento computacional”. E quanto antes, melhor! Saiba tudo sobre o Disney TinkerLab aqui!

Não para por aí

Na mesma linha, neste momento, a Disney também lança gratuitamente o Imagineering in a Box em português e espanhol, para inspirar as próximas gerações. O programa online reúne diversos especialistas ao redor do mundo, para fornecer uma experiência de aprendizagem interativa e original! A experiência superdivertida permite assistir vídeos educacionais e fazer atividades interativas para testar o conhecimento geral.

As aulas darão aos usuários a oportunidade de criar sua própria experiência de parque temático e o curso tem como objetivo gerar curiosidade, inspirar criatividade e incentivar a inovação. Essas iniciativas conversam com o que Belén já havia enfatizado, sobre o compromisso da Disney em usar a tecnologia para enriquecer o conhecimento.

-Publicidade-