Publicado em 04/11/2020, às 10h03 - Atualizado às 11h29 por Helena Leite, filha de Luciana e Paulo
Quer seu filho goste do berço ou esteja se coçando para sair dele, ele acabará passando por algumas dificuldades na hora de começar a dormir na cama. Afinal, quando é o momento correto para fazer essa transição? Como fazê-la de forma segura? Aqui estão algumas sugestões de especialistas, confira:
Ao contrário de alguns marcos de desenvolvimento da primeira infância – como o treinamento do penico ou o início de sólidos – a mudança do berço para a cama nem sempre é natural. Como regra geral, porém, os pais devem fazer a mudança antes que o filho possa escalar sozinho as grades do berço e possivelmente se machucar, diz Mark Widome, M.D., professor de pediatria do Penn State Children’s Hospital em Hershey, Pensilvânia.
A maioria das crianças pequenas conseguem pular sobre a grade do berço quando têm cerca de 85 centímetros de altura e têm entre 18 e 24 meses de idade. Claro, alguns bebês são particularmente ágeis e tentarão escalar mais cedo (nesse ponto eles devem ser movidos para uma cama), enquanto tipos menos aventureiros não tentarão escalar.
Se seu filho se sente confortável em seu berço e não é um escalador, não há problema em deixá-lo dormir lá depois dos 2 anos – contanto que você se preocupe com a segurança dele, diz Jack Walsh, diretor executivo da Fundação Danny, organização dedicada à segurança de berços e produtos infantis. Porém, quanto mais tempo um bebê fica em no berço, acrescenta Walsh, mais apegado emocionalmente ele pode se tornar e mais difícil pode ser a transição para uma cama.
Outro fator que pode determinar a idade do seu filho para ir para a cama é a chegada de um novo irmão. Tome cuidado extra se esse for o motivo da transição: ganhar um novo irmão é uma grande mudança, e você não quer que seu filho se sinta como se estivesse sendo deslocado, diz Pamela High, MD, diretora médica do Centro de Desenvolvimento Infantil do Hospital Feminino e Infantil em Providence, Rhode Island .
Comece a transição um a dois meses antes da chegada do novo bebê, supondo que seu filho tenha pelo menos 18 meses, diz o Dr. Widome. Ao colocar seu filho mais velho confortavelmente situado em sua nova cama, ele pensará no berço como um território neutro – e não como seu local de dormir – quando o bebê chegar. Se possível, desmonte o berço ou guarde-o em um cômodo onde não possa ser visto, sugere o Dr. Widome. Ou tente tornar o berço “impossível de dormir” enchendo-o de bichinhos de pelúcia, brinquedos e cobertores.
Independentemente do motivo da mudança, o ideal é que você faça isso em um momento em que não haja outras mudanças importantes acontecendo na vida de seu filho, diz o Dr. Widome. Por exemplo, evite fazer o movimento se ele estiver passando por um treinamento para usar o banheiro, abandonando a chupeta ou se acostumando com um novo sistema de creche.
Antes de mudar para uma cama de criança grande, você terá que planejar a logística. Siga estas dicas e truques para manter seu filho feliz.
Alguns pais simplesmente colocam os colchões do berço de seus filhos no chão para facilitar a transição, diz o Dr. High. Outros fazem a troca para uma cama de criança pequena, que geralmente é baixa no chão e pode acomodar um colchão de berço existente. Eles geralmente vêm na forma de carros, castelos ou outras formas atraentes. Camas de criança são boas, diz o Dr. Widome, mas não são necessidades de segurança. Você sempre pode instalar uma grade de proteção removível em uma cama de solteiro para evitar que seu filho caia dela.
Seja qual for a cama que você escolher, deixe seu filho ajudar a escolher lençóis, fronhas, edredons e bichinhos de pelúcia adequados para crianças. Isso pode fazer com que a cama grande pareça mais atraente para ele.
Como em qualquer momento de transição, estabelecer uma rotina previsível na hora de dormir ajuda muito, aponta o Dr. High. Essa rotina – que pode envolver ler uma história, falar sobre o dia de seu filho ou orar – deve deixá-lo ansioso para ir para a cama.
Um ritual consistente na hora de dormir também deve ajudar a criança a se sentir sossegada. As crianças costumam ter dúvidas quanto a deixar a infância para trás e, por esse motivo, a mudança pode ser difícil para eles, diz o Dr. Widome. Mas, depois de dominar uma nova habilidade, seja desistir de fraldas ou mamadeiras, ou passar do berço para a cama, eles têm um verdadeiro sentimento de orgulho e realização.
Faça uma varredura de segurança em todos os cômodos que seu filho pode acessar. Proteja as escadas com portões nas partes superior e inferior, prenda as estantes de livros e televisões na parede e coloque travas de segurança nas gavetas da cômoda para que ele não possa puxá-las e usá-las para subir. Alguns especialistas sugerem colocar um portão na porta do seu filho ou trancá-la, mas você deve pensar na segurança contra incêndio. Como alternativa, você pode usar um monitor ou colocar sinos na porta para alertá-lo quando ele estiver saindo do local.
Seu filho pode chorar e insistir que quer o berço de volta. Mantenha-se positivo e espere que demore um ou dois meses para que ele se ajuste totalmente às novas condições. Sua recém-descoberta liberdade também pode levá-lo a fazer muitas excursões ( como você colocar seu filho na cama e ele sair. Você o coloca de volta na cama, e ele sai). Com calma, coloque-o de volta na cama e saia do quarto o mais rápido possível. Como há uma chance de que ele ainda não consiga lidar com uma cama grande, é uma boa ideia guardar o berço. Um retorno temporário, se necessário, não é grande coisa: os bebês amadurecem rapidamente e seu filho pode estar pronto em mais um mês ou dois. Seja paciente e não apresse essa importante transição.
Tem novidade na área: o novo aplicativo Pais&Filhos Interativo! Agora você pode ler conteúdos exclusivos, feitos com muito carinho pela equipe da redação da Pais&Filhos com toda a credibilidade, comprometimento e bom humor de sempre, e ainda testar seus conhecimentos sobre os principais assuntos do universo da parentalidade.
Já que ninguém cria filho sozinho, a Pais&Filhos se enxerga como parte da sua rede de apoio e para isso, disponibilizamos no aplicativo informações de qualidade sobre todas as fases da vida da criança, seja você pai ou mãe, grávida, ou até mesmo se você ainda for tentante.
Além disso, a plataforma ainda oferece quizz de perguntas e respostas para você testar seus conhecimentos sobre os mais diversos assuntos deste universo. Ao fazer o teste, você acumula pontos, e de quebra pode trocar por prêmios.
O Pais&Filhos interativo está disponível para iOS e Android, basta acessar a PlayStore ou a Apple Store direto do seu celular, baixar e fazer seu cadastro.
Família
“Meu pai tinha vergonha, mas eu amo ser brasileiro”, disse filho de viúva do Elvis Presley
Bebês
Fernanda Vasconcellos posta foto linda amamentando o filho e olho do bebê chama a atenção
Família
Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação.”
Criança
Giovanna Ewbank coloca filho de castigo após ele fazer uma compra online inusitada : “Tá nervoso”
Família
Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família
Família
Filha de Ana Maria Braga tem vida simples no interior de São Paulo longe da fama: veja foto inédita
Bebês
Mãe batiza gêmeos com nomes peculiares inspirados em programa de TV infantil
Família
Barbara Evans mostra encontro da filha com gêmeos recém-nascidos: "Coração completo"