Família

Dona ensina sua cachorra a falar e ela já aprendeu 29 palavras

A mulher é fonoaudióloga

Maria Luiza Cardone

Maria Luiza Cardone ,Filha de Carla e Luiz

Foto: reprodução Instagram

(Foto: Reprodução)

Uma fonoaudióloga está ensinando sua cachorrinha, de nome Stella, a ‘falar’ com ajuda de placas de som. Stella, de 18 meses, é uma mistura das raças Catahoula e Blue Heeler e já conhece 29 palavras diferentes. Com isso, começou a formar frases completas.

A notável capacidade da cachorra é resultado de muito treinamento da sua dona, Christina Hunger, que mora em San Diego, Califórnia e usa a terapia da fala, Comunicação Aumentativa e Alternativa (AAC) aliada a psicologia animal. Ela desenvolveu um sistema de botões para permitir que Stella “converse” e se comunique. Os botões do tamanho de uma pata, emitem uma voz humana quando são pressionados.

O condicionamento permite que Stella pise na “palavra” que ela quer dizer ao seu dono e que forme pensamentos completos. “Estou em constante espanto e choque”, disse Christina à Revista People. “Todo dia ela diz algo mais legal do que disse no dia anterior.”

Stella usa palavras como “andar”, “venha” e “feliz” para dizer ao dono o que ela quer. A fono conta que a cachorrinha fica animada quando consegue expressar uma nova palavra. “Ela adora dizer ‘praia’”.

Um episódio curioso foi quando Stella percebeu que um dos botões das placas estava quebrado. “Imediatamente depois, Stella disse, ‘olha’, então caminhou até o botão quebrado e … mantinha o botão apertado e nos olhava, como se disse, olha…está quebrado, descreve Hunger no Instagram.

Esse incidente ocorreu em agosto e agora, meses depois, a cadelinha já é capaz de comunicar frases totalmente formadas. Hunger disse que Stella pode combinar até cinco palavras ao mesmo tempo. “A maneira como ela usa as palavras para se comunicar e as palavras que combina é semelhante a uma criança de 2 anos”, explica.

Christina diz que agora quer mostrar mais sobre os animais. Ela continua ensinando novas palavras a Stella e aprendendo mais sobre o que os animais querem e precisam. “Penso em como os cães são importantes para os seres humanos”, revela.

Leia também: 

Pai autista chora no casamento da filha e fotos viralizam na internet

Bebê com Síndrome de Down sorri para a mãe enquanto conversam e o vídeo conquistou a internet

José Loreto compartilha momento íntimo ao lado da filha e derrete a Internet