Dor de garganta: causas, sintomas, o que tomar para aliviar o problema e tratamentos caseiros

Causada geralmente por quadros de faringite, a dor de garganta é um sintoma que pode estar acompanhado de febre, tosse e dor de cabeça. Saiba como identificar os sinais desse problema e como tratar

Resumo da Notícia

  • A dor de garganta é um sintoma que acompanha vários tipos de problema de saúde
  • Ela tem diversas causas, sendo as mais comuns quadros de faringite, laringite e amigdalite
  • É possível aliviar o desconforto com tratamentos caseiros e simples, mas é sempre importante consultar um médico para realizar o diagnóstico correto e cuidar do problema da melhor maneira

Com muitas causas que podem alavancar as dores de garganta, esse incômodo é, na verdade, um sintoma originado de outro problema de saúde. A inflamação costuma surgir a partir de um quadro de faringite, mas também é comum em casos de laringite ou amigdalite.

-Publicidade-

Por ser uma das principais entradas de vírus e bactérias, a boca pode trazer infecções de diferentes intensidades. Felizmente, a garganta está ali para se fazer de “barreira”, além de ter estruturas poderosíssimas nas células de defesa, como as amígdalas – ao mesmo tempo, essa parte do corpo também fica mais suscetível a inflamações e surgem as famosas dores de garganta.

Principais causas da dor de garganta

Apesar de geralmente acontecer nas amígdalas, a inflamação pode se estender até a adenóide, uma estrutura do sistema imunológico que fica atrás das cavidades nasais. Além disso, a saliva ou secreções de pessoas contaminadas contribuem com o problema, como é o caso da infecção viral.

Geralmente, os vírus são os principais responsáveis pela dor. No caso de uma faringite viral, placas de pus nas amígdalas podem aparecer e o uso de antibióticos ou anti-inflamatórios pode ser necessário. Já as bactérias fazem parte dos 30% dos quadros de faringite, podendo levar a um incômodo severo e até mesmo à febre.

A dor de garganta possui diversas causas. Quando desencadeada por um quadro bacteriano, é possível que o paciente tenha até febre
A dor de garganta possui diversas causas. Quando desencadeada por um quadro bacteriano, é possível que o paciente tenha até febre (Foto: iStock)

Quando ela é alérgica, ocorrendo geralmente no inverno, a principal causa pode ser a umidade menor do ar e uma maior concentração de pólen. Vale lembrar ainda que os fungos e ácaros também podem desencadear a reação em qualquer estação do ano. Já a pós-traumática é quando se passa por um processo cirúrgico na região do pescoço, como a retirada das amígdalas, adenoide ou conchas nasais. Outras causas mais comuns de dor de garganta são:

  • Infecções virais (resfriados, gripes ou quadros de mononucleose)
  • Doenças da infância (catapora, sarampo, coqueluche)
  • Alergias
  • Esforço vocal em excesso
  • Infecções bacterianas
  • Refluxo
  • Garganta seca (pode ser causada tanto por respiração bucal quanto por tempo seco)

Quanto ao tempo seco, atenção: mudanças bruscas de temperatura ou baixa umidade do ar podem, sim, agravar a sensação de dor ou desconforto, mas não são causadoras únicas da dor de garganta. Além disso, durante a temporada de frio pode ocorrer uma queda da imunidade, o que deixa o corpo mais suscetível às infecções e, consequentemente, aos sintomas que as acompanham.

Um dos sintomas da dor de garganta é a sensação de que há algo arranhando essa parte do corpo durante a inflamação, além da dificuldade para engolir
Um dos sintomas da dor de garganta é a sensação de que há algo arranhando essa parte do corpo durante a inflamação, além da dificuldade para engolir (Foto: Shutterstock)

Sintomas de dor de garganta

  • Dificuldade para engolir
  • Sensação de ter a garganta arranhando
  • Voz rouca
  • Inflamação no local
  • Pus nas amígdalas

Além desses sintomas, a dor de garganta pode estar acompanhada de outros problemas de saúde, como a dor de cabeça, febre, dor no corpo e tosse. Saiba quantos graus é considerado febre e como tratar em casa.

A febre é outro sintoma que pode acompanhar a dor de garganta dependendo da causa do problema
A febre é outro sintoma que pode acompanhar a dor de garganta dependendo da causa do problema (Foto: iStock)

O que fazer para aliviar a dor?

Nas infecções virais, o problema pode desaparecer sozinho em cerca de três dias, sendo mais comum em crianças de até dois anos. Ou seja, o que os médicos podem prescrever são analgésicos, antitérmicos ou anti-inflamatórios, quando necessários, para aliviar sintomas como dor e febre. Quando as infecções bacterianas aparecem, o uso do antibiótico pode ser sugerido e deve ser seguido à risca! Para evitar que bactérias mais resistentes voltem a atacar durante o tratamento, é muito importante a criança estar hidratada e bem alimentada.

Por que a dor de garganta também causa dor de cabeça?

Os germes produzem toxinas que agem em diversos locais do organismo, incluindo o cérebro, causando a dor. Além disso, o corpo humano produz substâncias que coordenam a defesa, chamadas citocinas. Elas agem nos centros de dor do cérebro e desencadeiam a febre e outros incômodos. Analgésicos e anti-inflamatórios conseguem aliviar os sintomas que causam desconforto – veja mais causas de dor de cabeça e como tratar esse desconforto.

Quando há um problema de saúde que desencadeia a dor de garganta, existem outras toxinas agindo em todo o organismo - o que também causa a dor de cabeça
Quando há um problema de saúde que desencadeia a dor de garganta, existem outras toxinas agindo em todo o organismo – o que também causa a dor de cabeça (Foto: iStock)

Tratamento caseiro para dor de garganta

Além dos remédios (que devem sempre ser passados pelo seu médico), existem alguns tratamentos simples que você pode fazer em casa para ajudar a aliviar as dores de garganta e amenizar o problema. O gargarejo de água morna com uma pitada de sal e limão duas vezes ao dia é uma receita caseira fácil e uma mão na roda. Outra opção é consumir sucos de frutas ricas em vitamina C, como a laranja e a acerola, que é uma grande aliada no tratamento da dor de garganta porque ajuda a aumentar a imunidade.

Outro salva vidas quando o assunto é tratamento simples e caseiro para a dor de garganta é o uso de própolis e mel, que pode ser encontrado inclusive na forma de spray em farmácias e pode ser espirrado diretamente no local em que há a inflamação. Outra forma de consumir o própolis é em gotas com uma colher de mel.

Por ser rico em vitamina C, o suco de laranja é um grande aliado no tratamento da dor de garganta
Por ser rico em vitamina C, o suco de laranja é um grande aliado no tratamento da dor de garganta (Foto: Freepik)

CONSULTORIA: Dr. Claudio Len, Médico do Departamento Materno-Infantil do Hospital Israelita Albert Einstein, pediatra, colunista da Pais&Filhos e pai de Silvia, Beatriz e Fernando; Dra. Talita Poli Biason, pediatra; Dr. Ricardo Dolci, otorrinolaringologista e filho de José Eduardo e Maria Inês.

Para continuar lendo a matéria

Coloque seu e-mail aqui. Boa leitura!