Família

É possível, sim! Mãe solo viajou para 14 países com o filho de 9 anos fazendo mochilões

arquivo pessoal

Publicado em 22/07/2018, às 15h11 por Jennifer Detlinger, Editora-chefe | Filha de Lucila e Paulo

Quem disse que a vida e os sonhos precisam parar após a chegada dos filhos? A Carol Toral já viajou para 14 países ao lado do Dimitri, seu filho de 9 anos. Ela participou do projeto Lá em Casa é Assim, parceria da Pais&Filhos com a Natura Mamãe e Bebê, e contou sua experiência de conciliar as viagens com a maternidade da melhor forma. Vem conhecer essa família:

“Tenho 38 anos e crio sozinha o Dimitri, meu filho de 9 anos. Sempre gostei muito de viajar, mas comecei a fazer viagens de mochilão e principalmente pelo exterior logo quando ele nasceu. Ele tinha só 9 meses quando fizemos nossa primeira viagem e 3 anos no primeiro mochilão, onde fomos para o Uruguai e pegamos o barco até Buenos Aires. Detalhe que fomos com uma passagem só de ida.

Como sou assalariada, faço bastante planejamento para dar tudo certo. Nossa rotina de viagem começa 6 meses antes, quando escolho o destino principal e começo a verificar quais países fazem fronteiras e quanto tempo vamos passar nos lugares — normalmente, ficamos de 20 a 25 dias. Tudo é sempre somente eu e ele.

Com o tempo, fomos pegando gosto e até hoje já fizemos quatro mochilões e conhecemos mais de quarenta cidades e catorze países, entre eles França, Inglaterra, Alemanha, Grécia, Portugal, Holanda, Itália, Turquia, Argentina, Uruguai, Chile, Suíça e Vaticano. Chegando ao destino, às vezes andamos de 8 a 10 horas por dia. Eu sempre deixo um dia para o Dimitri escolher o que ele quer fazer, que costuma ser um parque, um zoológico ou apenas ficar no hotel descansando.

O maior presente de viajar com criança é que conseguimos enxergar o mundo com outros olhos. Nós adultos ficamos preocupados em cumprir um roteiro fixo, mas as crianças são mais livres e não se prendem apenas aos pontos turísticos de um lugar. Claro que passamos por dificuldades, como o cansaço, ter que se virar com outros idiomas e estar em um lugar desconhecido a ser explorado somente com o filho. Mas, com certeza, é o maior presente que podemos nos dar e, para a criança, é um aprendizado para a vida toda!
Sei que estou criando um cidadão do mundo. Dimitri adquiriu um amor por viagem, onde ele faz questão de se comunicar independente do idioma, já se tornou uma criança extremamente adaptável a climas diferentes, fuso horário, a dormir em qualquer lugar, a andar com qualquer meio de transporte e a respeitar outras culturas.

Com relação ao dinheiro, sei que muita gente pode colocá-lo como obstáculo. Mas sou mãe solo e assalariada e me organizo muito assim que volto de viagem para repor as finanças, o que geralmente leva cerca de um ano. Mas não tem roupa, sapato ou jantar que pague essa experiência incrível. Minha prioridade sempre vai ser viajar e com ele, pois não tem hipótese alguma de fazer uma viagem sem meu filho. É ele quem me dá um olhar diferente para todas as coisas”.

Leia também:

Boa notícia: viajar em família é tão importante quanto cuidar da saúde!

Dá para viajar em família sem stress, sim! 4 dicas para você não ter problema

Viajar em família traz mais felicidade para seu filho do que brinquedos

Leia também

Anna Jatobá retira sobrenome do ex-marido depois do fim do relacionamento - (Foto: Divulgação)

Anna Jatobá e filhos excluem sobrenome de Alexandre Nardoni após separação

Jogador do Corinthians - (Foto: Reprodução/Instagram)

Causa da morte de jovem após encontro com jogador do Corinthians vem à tona 2 meses depois

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Ricardo está sendo procurado - (Foto: Reprodução/PCDF)

Família

Professor estupra criança por 4 anos e foge ao ser descoberto pela mãe do menino

O corpo começa a dar sinais de que vem bebê aí bem antes da menstruação atrasar - Getty Images

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Foto: Reprodução/ Instagram

Bebês

Fernanda Paes Leme recusa visitas após o nascimento da filha: "Não consigo e não quero"